Casa em Cala / StudiodelRio

Casa em Cala / StudiodelRio - Fotografia de ExteriorCasa em Cala / StudiodelRio - Fotografia de ExteriorCasa em Cala / StudiodelRio - Fotografia de Exterior, EscadaCasa em Cala / StudiodelRio - Fotografia de Exterior, CadeiraCasa em Cala / StudiodelRio - Mais Imagens+ 22

San Ramón, Costa Rica
  • Arquitetos: StudioDelRio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  113
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jeffrey Zamora
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Blue Marble Geograpihics, Cemento Fortaleza, Extralum, METALCO, Tecnigypsum, Trimble
  • Projeto De Arquitetura: Anyelo Quirós, Alonso Hidalgo
  • Engenharia: StudioDelRio
  • Gerenciamento: StudioDelRio
  • Paisagismo: StudioDelRio
  • Design De Interiores: StudioDelRio
  • Construção: Juan Campos C.
  • Cidade: San Ramón
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Cala / StudiodelRio - Fotografia de Exterior
© Jeffrey Zamora

Descrição enviada pela equipe de projeto. Afirmação inicial: "Um volume compacto, vazado e amplo, são alguns conceitos interessantes quando há uma relação tão direta com o exterior, uma percepção clara da amplitude espacial dá origem à proposta, que com espaços multifuncionais se organiza em um interior que homenageia a paisagem natural do entorno''.

Casa em Cala / StudiodelRio - Fotografia de Exterior
© Jeffrey Zamora
Casa em Cala / StudiodelRio - Imagem 22 de 27
Planta - pavimento 1
Casa em Cala / StudiodelRio - Fotografia de Exterior
© Jeffrey Zamora
Casa em Cala / StudiodelRio - Imagem 25 de 27
Corte A
Casa em Cala / StudiodelRio - Fotografia de Interiores, Viga
© Jeffrey Zamora

Casas em Cala é um projeto de residência que responde a demandas de um estilo de vida ativo durante a manhã. Por conta disso, a área social se abre para leste proporcionando luz natural e conforto térmico às primeiras atividades do dia. Este projeto foi feito para uma família de três pessoas composta por uma professora, um engenheiro de sistemas e um adolescente.

Casa em Cala / StudiodelRio - Fotografia de Exterior
© Jeffrey Zamora

O projeto está localizado em uma região montanhosa, com seis meses de chuvas fortes durante o inverno, característicos das regiões tropicais. Essas condições direcionaram o processo de projeto de forma que a proposta correspondesse a esse contexto. Beirais e elementos de proteção nas fachadas com maior incidência de luz solar foram algumas soluções projetuais adotadas como resposta às condições climáticas, preenchendo o interior da casa com sombras e evocando aconchego em sua materialidade.

Casa em Cala / StudiodelRio - Fotografia de Exterior, Escada
© Jeffrey Zamora

O projeto aproveita a topografia irregular do terreno ao considerar os taludes nas decisões de projeto. Um deles funciona como uma barreira visual que traz privacidade a uma área de descanso. Outro, por sua vez, é incorporado ao projeto através de um terraço elevado que amplia o espaço vazio. A permeabilidade visual das aberturas permite a intimidade familiar no interior da casa.

Casa em Cala / StudiodelRio - Fotografia de Exterior
© Jeffrey Zamora

O design de interiores é materializado através do uso de chapas de compensado que definem o pé direito duplo, dando a cada área um caráter próprio. Também criamos uma paleta de cores neutras com o amarelo como protagonista. O exterior é feito de chapas onduladas de ferro galvanizado pintadas de preto. As mudanças de textura na cobertura geram um limiar de transição e enquadram os elementos naturais do entorno para proporcionar a cada atividade um contato visual contínuo com o ambiente natural.

Casa em Cala / StudiodelRio - Fotografia de Exterior
© Jeffrey Zamora

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Cala / StudiodelRio" [Casa in Cala / StudiodelRio] 09 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978066/casa-em-cala-studiodelrio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.