Casa Colorada / Once Once Arquitectura

Casa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Camila Cossio

Casa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de Exterior, CadeiraCasa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de InterioresCasa Colorada / Once Once Arquitectura - Mais Imagens+ 20

Valle de Bravo, México
  • Arquitetura: Diego Yturbe Verea
  • Colaboradores: Gilberto Aldana de la Torre, Juan Acevedo
  • Paisagismo: Diego Yturbe, Angeles Alonso
  • Decoração: Diego Yturbe, Angeles Alonso
  • Construção: Diego Yturbe, Juan Acevedo, Silvia Espinos
  • Cidade: Valle de Bravo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Camila Cossio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Valle de Bravo é um lugar de descanso de fim de semana com lago, florestas de carvalhos e pinheiros, e rios, um ótimo lugar para todos os tipos de atividades ao ar livre, como caminhadas, mountain bike, parapente e asa delta. A localização da Casa Colorada dentro deste ambiente privilegiado, em uma encosta que margeia a Reserva de Monte Alto, aproveita o benefício de uma vista total do lago e da cidade.

Casa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Camila Cossio

O terreno apresentava algumas exigências especiais por ser longo, com declives íngremes e muitos pinheiros e carvalhos. O programa arquitetônico foi projetado para conservar todas as árvores e apenas transplantar as menores, brincando com a geometria da casa, que foi construída sobre pilares que permitem que as árvores permaneçam livres sob as mesmas. No grande terraço frontal, várias passagens foram projetadas para troncos e galhos de árvores, que não apenas salvaram as espécies, mas também fornecem sombra e verde para a casa.

Casa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Camila Cossio

O acesso à casa se dá pela parte superior do terreno e é feito através de uma estreita e sinuosa estrada de veículos para chegar a uma mini rotatória e área de estacionamento. Desse ponto pode-se ver a fachada posterior da casa, muito sóbria e minimalista, com volumes desencontrados uns dos outros com poucas janelas pequenas e tudo em uma cor vermelha argilosa atrás de uma vegetação densa. É um convite para descobrir a casa, que daqui pouco revela do que ela tem.

Casa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Camila Cossio
Casa Colorada / Once Once Arquitectura - Imagem 24 de 25
Casa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Camila Cossio
Casa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Camila Cossio

Ao entrar na CC no térreo, um corredor dá as boas-vindas e distribui para a cozinha, banheiro, salas de estar e jantar, assim como escadas que se conectam ao pavimento superior. Este hall tem uma janela frontal que revela um pedaço do lago e as montanhas ao longe como se fosse um aperitivo da vista por vir. Passando este foyer está a sala de estar e jantar em um grande espaço aberto que se conecta a um quintal íntimo a leste, assim como um grande terraço aberto com piscina e jacuzzi a oeste com vista para o lago, a cidade e as montanhas. No final deste, fica um outro terraço coberto em forma de cunha com lareira, o lugar ideal para apreciar a vista e o ambiente natural, mas protegido do sol e da chuva. A sala de jantar abre-se no terraço e no pátio interno e é sempre ventilada e bem iluminada. O pátio interno é o lugar onde o sol brilha pela manhã e se pode sair para tomar café e se aquecer, ou para se abrigar do sol do oeste à tarde. É um lugar monástico, sem vista, mas rodeado de verde onde se pode ter paz e sossego e descansar em uma rede. Finalmente, a sala de estar e de jantar se abrem por janelas de correr para o terraço, assim como para o quintal.

Casa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada
© Camila Cossio

A cozinha tem uma bancada que se conecta ao seu próprio terraço, que é totalmente sombreado por várias árvores que o atravessam e criam uma cobertura verde. Esta bancada é usada para passar os alimentos para o terraço ou simplesmente para manter companhia a quem cozinha. O próprio terraço tem uma grande bancada com churrasqueira e pia para cozinhar ao ar livre.

Casa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Camila Cossio

Da entrada, as escadas levam ao pavimento superior, onde ficam os quatro dormitórios. O quarto principal tem uma vista desobstruída de toda a paisagem com um grande banheiro com banheira e chuveiro e uma grande janela para um terraço próprio. Os demais quartos tem suas próprias vistas e toques especiais, sendo cada um deles uma experiência diferente ao dormir e na situação de estar.

Casa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Camila Cossio

Os materiais foram cuidadosamente escolhidos para ter uma gama entre tradicional e industrial. No estilo tradicional, as paredes são feitas de tijolo vermelho recozido, revestido com cimento e areia, os telhados são feitos de vigas e tábuas de madeira de oyamel local (certificado FSC), os pisos são feitos de tijolo de barro e o interior é feito de pedra vulcânica, assim como o telhado também tem telhas de barro. Na referência industrial, foi utilizada uma divisória mecanizada muito resistente para maior durabilidade e menor manutenção, janelas com ponte térmica e vidros duplos para reduzir a necessidade de utilizar uma lareira no interior, iluminação LED, torneiras de banheiro e móveis à base de ferragens com carpintaria de chapa de madeira.

Casa Colorada / Once Once Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Camila Cossio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Colorada / Once Once Arquitectura" [Casa Colorada / Once Once Arquitectura] 07 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977955/casa-colorada-once-once-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.