Casa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture

Casa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Fotografia de Interiores, Porta, CadeiraCasa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraCasa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Mais Imagens+ 23

  • Arquiteto Responsável: Aristeidis Misiaris, Ira Desypri
  • Projeto De Interiores: Interior Design Laboratorium
  • Lighting Design:  L+DG Ligjting Architects
  • Engenheiro Estrutural: Detale architecture & engineering
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Fotografia de Exterior
© Giorgos Sfakianakis

Descrição enviada pela equipe de projeto. A TERRA. "Pedra em todos os lugares". Pedra nas ruas de paralelepípedos, nas casas da torre e nas igrejas. A cidade de Mani é inteira feita de pedras, e você precisa de três vidas para ver todas. Uma para as montanhas, uma para o mar e outra para as pessoas”.

A ARQUITETURA — DUAS TORRES SOLITÁRIAS NA PAISAGEM. O principal conceito do projeto era reconhecer e se inspirar em uma característica especial das construções residenciais da cidade — a 'Ksemonia' (que significa 'aquele que foi deixado sozinho'), composto por torres solitárias ou pequenos complexos residenciais isolados na paisagem acidentada, utilizados como abrigos ou pontos de observação. De longe, estas torres em pedra surgem como apenas mais um elemento da terra, como explosões monolíticas do solo, mas sua própria existência registra a marca da vida turbulenta da cidade tradicional nesta paisagem notável.

Casa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Giorgos Sfakianakis
Casa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Imagem 24 de 28
Planta
Casa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Fotografia de Interiores, Bancada
© Giorgos Sfakianakis
Casa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Giorgos Sfakianakis

O complexo residencial, composto por duas casas de pedra, está organizado em torno de duas torres, inseridas no terreno de modo a permitir também uma disposição dinâmica dos espaços externos e das entradas das casas, bem como dos espaços externos adicionais. As modernas casas-torre são projetadas em estreita conexão com a paisagem natural — como é o caso da tradicional arquitetura do Mani, que se tornou parte integrante do lugar que deu origem a ela. Embora a composição principal seja expressa na forma das torres, suas extensões que compõem o restante do complexo não existem independentemente no terreno, mas são reunidas em um todo — ecoando as formas arquitetônicas estabelecidas da região, mas também proporcionando uma interpretação moderna dessas mesmas tipologias. As casas são projetadas para que se possa viver "dentro" e "fora", com espaços igualmente dinâmicos. Assim, torna-se possível transferir a vida externa da casa, neste caso, para um pátio dividido por um conjunto de espaços com diferentes qualidades e molduras visuais.

Pérgolas, cantos isolados para o silêncio e meditação, espaços sociais, piscinas infinitas que ofuscam os limites do horizonte e do céu — tudo em composição para criar o cenário externo das próprias casas. Ao longo de toda a construção, foram definidos materiais de construção completamente naturais que levam os sinais do tempo, e mostram as marcas de sua origem e seu processamento. Os materiais funcionam como uma tela em branco sobre a qual a interação de luz e sombra se desdobra suavemente ao longo do dia. A pedra caracteriza o lugar — como é expressa tanto no próprio solo quanto em suas construções tradicionais — Mani evoca um vocabulário arquitetônico de monólitos, de austeridade, de linhas rígidas e volumes geométricos. O concreto complementa os materiais naturais, criando pedras artificiais menores em tons terrosos com texturas brutas. A madeira cria superfícies macias e quentes, oferecendo também brises treliçados para completar os volumes. Estes materiais são alternados dentro e fora, intensificando a experiência visual das casas, constituindo uma afirmação natural, mas estritamente concebida na paisagem Messiniana.

Casa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Giorgos Sfakianakis
Casa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Fotografia de Interiores, Porta, Cadeira
© Giorgos Sfakianakis

O DESENHO INTERIOR - INTEGRADO NO AMBIENTE O projeto de interiores da casa segue a linha arquitetônica dos dois edifícios, inspirado na tradição da paisagem imponente de Mani, assim como nos materiais encontrados no terreno. O objetivo foi criar, nos volumes de pedra, espaços com um caráter aconchegante com uma sensação positiva de hospitalidade, que remete a identidade do local. Sentir-se parte de uma vida dórica diferente. A maior parte dos móveis foi projetada exclusivamente pelo Interior Design Laboratorium, enfatizando a sensação de singularidade e uma linha de design atemporal que visa trazer a paisagem para o diálogo com a arquitetura. As formas foram mantidas simples e todos os móveis projetados sob medida trazem referências a um classicismo simplificado. Os materiais enfatizaram o uso de madeira de carvalho em dois tons, combinada com pedras em cores próximas. Os tecidos e tapetes utilizados seguem tons naturais, terrosos, suavizando as texturas selvagens da pedra e da madeira de Mani, equilibrando o interior com a paisagem única envolvente.

Casa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Giorgos Sfakianakis
Casa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Imagem 25 de 28
Corte
Casa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture - Fotografia de Exterior
© Giorgos Sfakianakis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Monólito / Desypri&Misiaris Architecture" [Monolith House / Desypri&Misiaris Architecture] 04 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977845/casa-monolito-desypri-and-misiaris-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.