Casa H / Sonne Müller Arquitetos

Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Imagem 2 de 26Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Imagem 3 de 26Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Imagem 4 de 26Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Fotografia de ExteriorCasa H / Sonne Müller Arquitetos - Mais Imagens+ 21

São José dos Campos, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  365
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artzzi, AutoDesk, COSTA FLORES, Dominus, HSTEEL, Portinari, Portobello, Studio Tri Design, TEMPERVALE, Trimble Navigation, Usina
Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno em declive teve o programa organizado em três níveis: lazer, social e íntimo. No nível mais baixo estão a piscina, quintal e área de churrasqueira. À nível da rua, onde consta o acesso principal da casa, estão as áreas com o maior fluxo e que precisam de fácil acesso: garagem, área de serviço, sala de estar, cozinha e escritório. Já no pavimento superior estão as três suites e uma sala intima reservada a família. A ligação desses pavimentos acontece por uma única escada central e os ambientes foram dispostos com aberturas para frente e fundos do lote, formando um H.

Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Imagem 4 de 26
© Maíra Acayaba
Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Imagem 21 de 26
Planta - Térreo
Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Maíra Acayaba
Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Imagem 7 de 26
© Maíra Acayaba
Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Imagem 2 de 26
© Maíra Acayaba

O terreno está em uma área elevada do seu entorno e possui uma vista das montanhas da Serra da Mantiqueira. A sala de estar e cozinha foram posicionadas para garantir essa vista. Os vazios internos também foram pensados para criar visuais, explorando as suas transparências que permitem perspectivas mais longas entre os diferentes espaços da casa. Esse vazio é dividido em dois jardins que exercem função prática, como melhorar o conforto ambiental da casa, e também a de criar transparências e propiciar visuais interessantes aos espaços. As aberturas permitem que toda o ambiente tenha uma ventilação cruzada.

Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada
© Maíra Acayaba
Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Imagem 23 de 26
Planta - Pavimento superior
Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Maíra Acayaba
Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Maíra Acayaba
Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Imagem 24 de 26
Corte - A
Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Maíra Acayaba

A casa possui elementos de sombreamento tendo a pérgola na fachada dos fundos, onde a incidência do sol à tarde é maior, e nos quartos com um ripado junto às janelas, que funciona como um brise - ele cria um filtro para a luz solar sem bloqueá-la totalmente e também tem a abertura separada dos vidros permitindo a circulação de ar mesmo com o brise fechado. Além disso, foi utilizado o bloco cerâmico para vedação com dupla furação, que cria uma camada a mais de ar dentro das paredes e aumenta a inércia térmica.

Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Imagem 3 de 26
© Maíra Acayaba
Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Imagem 25 de 26
Corte - B
Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Imagem 16 de 26
© Maíra Acayaba

O sistema construtivo da casa é em estrutura metálica com lajes Steeeldeck, gerando menos resíduos do que construção tradicional de concreto, já que não se utiliza das formas de madeira. Também possui sistema de reutilização de águas pluviais interligado com a irrigação do jardim e sistema de energia solar fotovoltaica, para produzir energia limpa para o uso da família.

Casa H / Sonne Müller Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa H / Sonne Müller Arquitetos" 27 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977835/casa-h-sonnemuller-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.