Transformação de uma estufa / FORME ARCHITECTURE + URBANISME

Transformação de uma estufa  / FORME ARCHITECTURE + URBANISME - Imagem 2 de 17Transformação de uma estufa  / FORME ARCHITECTURE + URBANISME - Fotografia de InterioresTransformação de uma estufa  / FORME ARCHITECTURE + URBANISME - Imagem 4 de 17Transformação de uma estufa  / FORME ARCHITECTURE + URBANISME - Imagem 5 de 17Transformação de uma estufa  / FORME ARCHITECTURE + URBANISME - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Giaime Meloni
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ESAT de la Bievre, GREPPI, Stores de Tournus, Terrazzo Roma
  • Arquitetos Líderes: Clément Maitre, Robinson Neuville, Emma Costantini
  • Carpintaria: Aubert Labansat
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Transformação de uma estufa  / FORME ARCHITECTURE + URBANISME - Imagem 2 de 17
© Giaime Meloni
Transformação de uma estufa  / FORME ARCHITECTURE + URBANISME - Imagem 16 de 17
Corte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Forme Architecture + Urbanisme entregou recentemente um projeto peculiar - a transformação de uma estufa de horticultura em uma recepção - localizada no jardim privado da Clinique Saint Jean de Dieu, dentro da área de conservação. Dentro da área de conservação do 7º arrondissement de Paris, o projeto é a reabilitação patrimonial de uma antiga estufa tombada e a conversão de seu uso em uma sala de espera e recepção.

Transformação de uma estufa  / FORME ARCHITECTURE + URBANISME - Fotografia de Exterior, Escada
© Giaime Meloni
Transformação de uma estufa  / FORME ARCHITECTURE + URBANISME - Imagem 10 de 17
© Giaime Meloni
Transformação de uma estufa  / FORME ARCHITECTURE + URBANISME - Imagem 11 de 17
© Giaime Meloni

Localizada no jardim particular da Clinique Saint Jean de Dieu, a estufa é beneficiada por um ambiente paisagístico privilegiado e muito apreciado pelos seus usuários. Construída no século XVIII para o cultivo de plantas medicinais, a estufa permaneceu em uso até o final do século XX, antes de ser gradualmente abandonada. Tanto a falta de espaço dentro da clínica quanto o desejo de fazer bom uso do edifício incentivaram a Fundação Saint Jean de Dieu a realizar o projeto. Protegido pelo Plan de Sauvegarde et de Mise en Valeur (PSMV), entidade que controla o desenvolvimento urbano local, este edifício existente e sem uso foi visto como uma oportunidade. Neste contexto, a fundação decidiu converter a estufa em uma sala para acomodar diferentes atividades para o pessoal da clínica e seus pacientes.

Transformação de uma estufa  / FORME ARCHITECTURE + URBANISME - Imagem 4 de 17
© Giaime Meloni

O desafio era converter o edifício para novos usos durante todo o ano, respeitando as regras impostas pelo PSMV para proteger e valorizar edifícios tombados. Enquanto o envelope foi discretamente restaurado no exterior, a reforma é mais evidente no interior, onde foi ajustado e o piso rebaixado. Inspirado no layout existente, o interior gira em torno de uma bancada periférica que acomoda os serviços técnicos e abre o espaço central para usos múltiplos. Uma reabilitação patrimonial que modifica intrinsecamente o edifício preservando e valorizando a sua história e arquitetura.

Transformação de uma estufa  / FORME ARCHITECTURE + URBANISME - Imagem 9 de 17
© Giaime Meloni

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Transformação de uma estufa / FORME ARCHITECTURE + URBANISME" [Horticultural Greenhouse Conversion / FORME ARCHITECTURE + URBANISME] 06 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977822/transformacao-de-uma-estufa-forme-architecture-plus-urbanisme> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.