Protótipo de estufa / IAAC

Protótipo de estufa / IAAC - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrià Goula

Protótipo de estufa / IAAC - Fotografia de ExteriorProtótipo de estufa / IAAC - Fotografia de ExteriorProtótipo de estufa / IAAC - Fotografia de Interiores, VigaProtótipo de estufa / IAAC - Fotografia de ExteriorProtótipo de estufa / IAAC - Mais Imagens+ 35

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: IAAC
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluminios Ada, Cricursa, Luz Negra, Onyx Solar, Tallfusta
  • Patrocinadores: Cricursa, Luz Negra, Tallfusta
  • Consultoria: Miguel Urrestarazu, Oscar Rodriguez, Daniel Podmirseg, Oscar Aceves, Javier García-German, Miquel Rodriguez, Jochen Scheerer, Elena Orte, Guillermo Sevillano, Ignasi Caus
  • Assistentes: Bruno Ganem, Marc Garcia, Gustavo Escudero
  • Voluntário: Diego Díaz
  • Direção De Projeto: Vicente Guallart, Daniel Ibañez
  • Desenvolvido Por Estudantes De Maebb 2020/21: Bartłomiej Najman, Dafni Vakalopoulou, Rebecca Baierwick, Ignacio Reyes Solis, Paulina Sevilla, Yangchuan Tian, Fatemeh Nejatii, Marilia Sofia Fernández Lockwood, Amrithavarshini Prabhuram, Kevin Xi Lim, Akshay Sunil Mhamunkar, Mona El batrik, Engjëll Rodiqi, Philipp Wienkämper, Christa Hörburger
  • Gerenciamento De Projeto: Ignacio Reyes Solis
  • Local Do Experimento: Laboratorios Valldaura - IAAC
  • Gestão De Valladura: Laia Pifarré
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Protótipo de estufa / IAAC - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque de Collserola, na região de Barcelona, ​​é o cenário do projeto Estufa Solar, realizado por uma equipe de estudantes, profissionais e especialistas do programa de Mestrado em Edificações Ecológicas Avançadas e Biocidades (MAEBB) do Instituto de Arquitetura da Catalunha (IAAC) Valldaura Labs. Trata-se de uma estufa projetada gerar energia e promover o cultivo autossuficiente de alimentos. Este protótipo representa o próximo passo para uma transformação agrícola mais ecológica e um progresso na luta contra a fome e falta de acesso à energia elétrica. O objetivo era projetar e construir um sistema que pudesse ser replicado tanto em áreas rurais como em áreas urbanas.

Protótipo de estufa / IAAC - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula
Protótipo de estufa / IAAC - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

A Estufa Solar é o resultado da pesquisa e da busca por novas formas de se adaptar à vida moderna e enfrentar futuras crises alimentares e energéticas, reinterpretando de forma mais ecológica a forma como sanamos nossas necessidades mais básicas. O projeto propõe um espaço de cultivo autossuficiente como solução para a produção de alimentos e energia nas cidades e avança em direção ao modelo de cidade de emissão zero proposto pela União Europeia para 2050. O resultado é uma estufa sofisticada que utiliza energia solar, materiais sustentáveis e tecnologia avançada de cultivo que pode ser implantada no campo ou em telhados urbanos, contribuindo efetivamente para a autossuficiência alimentar.

Protótipo de estufa / IAAC - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula
Protótipo de estufa / IAAC - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
© Adrià Goula

O impacto da produção, processamento e distribuição de alimentos no meio ambiente pode ser minimizado através do uso de novas soluções que almejam a chamada agricultura 'zero quilômetro' e técnicas agrícolas avançadas. Nesse sentido, a Estufa Solar pode ser vista como um avanço em direção à transformação dessa condição global e na proposta de um novo formato agrícola mais eficiente, que poderá ser aplicado tanto em áreas rurais como nas cidades de qualquer parte do mundo.

Protótipo de estufa / IAAC - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Adrià Goula

O protótipo foi projetado e construído durante o Master MAEBB 2020-2021, com a assessoria de um grupo de especialistas, formado pelos arquitetos e diretores do programa de mestrado, Daniel Ibáñez e Vicente Guallart, o especialista em sistemas de cultivo, Miguel Urrestarazu, o especialista em energia, Oscar Aceves, o especialista em água, Jochen Scheerer e os arquitetos Elena Orte e Guillermo Sevillanos, entre outros. Foi construído em um curto período de tempo, transformando a densa floresta de Collserola ​​no berço de um projeto ambicioso no campo da arquitetura e da agricultura orgânica.

Protótipo de estufa / IAAC - Fotografia de Interiores, Viga
© Adrià Goula
Protótipo de estufa / IAAC - Imagem 34 de 40
Axonométrica
Protótipo de estufa / IAAC - Imagem 32 de 40
Corte
Protótipo de estufa / IAAC - Imagem 31 de 40
Plantas
Protótipo de estufa / IAAC - Fotografia de Interiores, Viga
© Adrià Goula

Desde a sua construção até o seu uso final, o projeto Estufa Solar faz parte da filosofia 'zero quilômetro' de produção. Água, substrato e materiais de construção são provenientes do meio ambiente, permitindo que os alimentos cultivados saltem diretamente da produção para o consumo, sem a necessidade de uma cadeia de suprimentos e transportes.

Protótipo de estufa / IAAC - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Adrià Goula

A estrutura da estufa foi construída com madeira que foi extraída, coletada e tratada de forma sustentável na área de Valldaura. A estufa também possui um sistema de abastecimento de nutrientes que é distribuído a partir de tanques de armazenamento e entradas de nutrientes por meio de tubulações que alimentam as plantas. Além disso, uma série de tiras de luz LED colabora com os ciclos de crescimento das plantas, auxiliados pela Black Light. A cobertura da estufa foi criada com vidro e disposta em forma de "diamante" para permitir a captação máxima da luz solar, que entra diretamente nos painéis solares e permite que as plantas no interior recebam luz direta.

A distribuição é composta por dois planos. A área de germinação no piso térreo, enquanto o cultivo fica no piso superior. O resultado é uma parte considerável da colheita alcançada, entre outras coisas, graças às técnicas hidropônicas avançadas, que permitem que as plantas cresçam sem uso de solo. Neste caso, o substrato dos canteiros contém serragem reciclada, um resíduo do Green Fab Lab, outro laboratório do IAAC localizado em Valldaura. O objetivo final é que o conhecimento e os sistemas alcançados localmente sejam replicados em escala global e, nesse sentido, a Estufa Solar representa um grande passo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque Natural de la Sierra de Collserola, Ctra. de l'Església, 92, 08017 Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Protótipo de estufa / IAAC" [Prototipo de invernadero solar / IAAC] 04 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977813/prototipo-de-estufa-iaac> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.