Reabilitação la Centinela / FORarquitectura

Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de InterioresReabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Interiores, BancadaReabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Interiores, DormitórioReabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraReabilitação la Centinela / FORarquitectura - Mais Imagens+ 22

Vélez-Málaga, Espanha
  • Arquitetos: FORarquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  92
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Juanca Lagares
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Cerámicas San Gil, Grupo Puma, Savage Interactive
  • Arquitetos Responsáveis: Francisco Ortega Ruiz
  • Equipe De Design: Francisco Ortega Ruiz
  • Colaboradores: María Estrada Rojo
  • Cidade: Vélez-Málaga
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Juanca Lagares

Descrição enviada pela equipe de projeto. Onde os sulcos da terra fértil revelam as pedras do subsolo, ergue-se uma habitação simples e humilde do final do século XIX. A imponente modéstia do seu olhar vigia a paisagem agrícola e relaciona-se com ela, se abrindo ao território.

Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Imagem 17 de 27
Esboço - Corredor

Uma habitação centenária com falta de recursos sanitários, espaços internos pouco saudáveis devido à falta de ventilação, má qualidade do ar devido à presença de umidade capilar, a ausência de ferramentas de apoio térmico para combater a época mais fria do ano e condições de segurança duvidosas, tornavam essa construção longeva imprópria para habitação.

Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Juanca Lagares
Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Imagem 20 de 27
Planta - Térreo
Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Bancada
© Juanca Lagares
Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Imagem 22 de 27
Seções
Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Interiores, Bancada
© Juanca Lagares

Mas a forte relação da arquitetura e do programa do edifício com o contexto rural, o aparecimento de um tipo de bloco de pedra popularmente conhecido como Arenito entre as suas paredes estruturais (utilizado na construção das naves da Catedral em Málaga durante o século XVIII) e o silenciamento da memória histórica e paisagística, todos estes fatores estão impulsionando e alimentando a preocupação pela preservação da memória. Isto é o que impulsiona e alimenta a preocupação do arquiteto em não deixar morrer um edifício, um edifício que tão humildemente é a biografia de uma sociedade firme que tem enriquecido furtivamente a economia da região de Axarquia.

Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Interiores
© Juanca Lagares
Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Juanca Lagares
Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Juanca Lagares

A intervenção interior consiste na consolidação estrutural de um telhado que estava à beira do colapso devido ao encurvamento das vigas de madeira que o suportavam, que tinham sido enfraquecidos pelo cupim. Uma subestrutura de ferro foi concebida para os suportar.

Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Juanca Lagares

O interior da casa respeita a disposição, optando apenas pela remodelação dos espaços através da aplicação de materiais que se escondem numa atmosfera atemporal e coexistem com os que foram recuperados. Na casa de banho, no corredor e nos quartos, as paredes são cobertas até uma altura de 2,10 m (altura das portas) com azulejos catalães de 14x28 cm, criando uma tapeçaria vertical que abriga o utilizador numa atmosfera quente. O ritmo destes azulejos é alterado ao chegar à casa de banho, onde suas dimensões passam a ser de 5x25 cm na unidade de lavatório e parede, de modo a realçar a sua função. Os azulejos de cerâmica esmaltados e pretos indicam as zonas úmidas, como a banheira ou a bancada da cozinha. Pavimentos de telha de barro são raspados e lixados para limpeza e depois protegidos com uma película resinosa. Argamassas naturais de cal branca sobem as paredes, criando um ambiente saudável que permite que as paredes respirem e evita a condensação. Estes materiais cerâmicos favorecem o isolamento térmico interno ao proporcionar frio quando à sombra, na estação quente, ou ao reter o calor acumulado nas paredes na estação fria.

Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Juanca Lagares
Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Imagem 25 de 27
Esboço - Subestrutura
Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Exterior
© Juanca Lagares

A área localizada no lado leste da casa contém o programa noturno e íntimo (casa de banho, corredor e quarto), enquanto que o edifício virado para oeste contém a área mais pública (sala de estar e cozinha). Esta diferenciação entre espaços, utilização e programa é ainda realçada por um design interior baseado na criação de atmosferas onde a materialidade, a luz e o conforto térmico abrigam o utilizador e o levam numa viagem introspetiva rítmica a um plano sensorial onde a sobriedade, a calma e o aconchego convidam o utilizador a refletir e a contemplar o espaço-tempo.

Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Imagem 27 de 27
Esboço - Construção de gaveta

Um lugar atemporal protegido contra a invasão urbana. Encoraja a reflexão sobre a vida de uma obra, a sua história e a sua relação com o lugar para nos motivar a pensar em novas formas de vida e no modelo da arquitetura sustentável futura. Quais são as necessidades básicas do ser humano para habitar um espaço?

Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Exterior, Porta
© Juanca Lagares

[1] Pezzi Cristóbal, P. (2005). Canteras y cantería- Almayate (Málaga)-Historia; Catedral de Málaga-Diseño y Construcción. Repositorio Institucional de la Universidad de Málaga. Universidad de Málaga 2005

Reabilitação la Centinela / FORarquitectura - Fotografia de Exterior
© Juanca Lagares

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação la Centinela / FORarquitectura" [Rehabilitación la Centinela / FORarquitectura] 02 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977505/reabilitacao-la-centinela-forarquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.