Instituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes

Instituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes - Imagem 2 de 22Instituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes - Fotografia de ExteriorInstituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes - Fotografia de ExteriorInstituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes - Imagem 5 de 22Instituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes - Mais Imagens+ 17

Cesson-Sévigné, França
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  740
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luc Boegly
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arcelor Mittal, GRAPHISOFT, Siepel
  • Pesquisa E Desenvolvimento: Thomas Collet
  • Supervisão De Construção: Thomas Laboirie
  • Cidade: Cesson-Sévigné
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Instituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes - Fotografia de Exterior
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Instituto Mines & Telecom of Loire Atlantique está construindo um novo edifício nomeado "Cencyble" no coração de seu campus de engenharia, dedicado ao ensino, pesquisa e segurança cibernética. O local do ITM, composto por vários edifícios de diferentes épocas de construção, insere-se numa paisagem forte, com topografia acidentada e árvores notáveis.

Instituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes - Fotografia de Exterior
© Luc Boegly

O novo edifício situa-se na intersecção desta paisagem com o pátio interior. Essa postura garante uma forte identidade e visibilidade em relação ao ambiente urbano. A praça interna recém-criada torna-se a articulação entre os diferentes edifícios do campus. Ele desempenha um papel unificador como espaço de intercâmbio na encruzilhada entre formação, pesquisa e empreendedorismo.

Instituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luc Boegly
Instituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luc Boegly

O programa estende-se por três níveis: No térreo, o acesso faz-se por baixo de um generoso pátio, um prolongamento coberto do terreno. Do hall de entrada principal, podemos ver o núcleo central do projeto, que inclui todas as funções comuns. Ao redor, estão distribuídos o LabFab e as salas práticas, a grande sala de reuniões e os escritórios executivos. A Cátedra “Cyber CNI” e a “HQ” isoladas, atendem a um requisito de confidencialidade e as rigorosas medidas de controle de acesso impostas por tal edifício de pesquisa.

Instituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes - Imagem 17 de 22
© Luc Boegly
Instituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes - Imagem 21 de 22
Planta
Instituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes - Imagem 18 de 22
© Luc Boegly

Como um novo marco identificável à primeira vista, o "Cencyble" revela uma volumetria sóbria, escura e esbelta. As fachadas são revestidas de metal corrugado, alternando superfícies sólidas e perfuradas. Traduzindo essas noções de proteção, o volume oferece uma porosidade que contrasta com o rigor da forma quadrada. Amplas aberturas e galerias externas oferecem espaços ao ar livre e vistas distantes sem impactar no volume original.

Instituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes - Imagem 16 de 22
© Luc Boegly

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:35510 Cesson-Sévigné, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto Cencyble Mines-Telecom / Studio 02 Architectes" [Cencyble Mines-Telecom Institute / Studio 02 Architectes] 01 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977498/instituto-cencyble-mines-telecom-studio-02-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.