Sede do Banco BTG / Perkins&Will

Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, CozinhaSede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, EscadaSede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de InterioresSede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraSede do Banco BTG / Perkins&Will - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Perkins&Will
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Romulo Fialdini
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dresswall, Fernando Jaeger, Fort Corporativo, Innovare Work, Insight, Interface, Lumini, Líder, Marcetex, Novo ambiente, OWA, Remaster, Securit, Sulmetais, TECHNOGRAN, Vescom
  • Equipe De Projeto: Fernando Vidal, Paula Caçador, Carla Chalu, Cesar Tadao, Carlos Andrigo, Leandro Gushiken, Guilherme Meneses, Vinicius Vitoriano, Fernando Holanda, Luiz Zilberknop, Renan Bussi, Karina Kavamura, Silvia Ferreira
  • Projetos Complementares: DEA, Foco, Akkerman, LZA Engenharia, Epteng, MB Flores, Athie
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Exterior
© Romulo Fialdini

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nove anos após projetar o escritório do BTG Pactual, em São Paulo, no icônico Pátio Victor Malzoni, o estúdio global de arquitetura e design Perkins&Will, assina o projeto da primeira sede do BTG Pactual Advisors, novo segmento do banco de investimentos. Com pouco mais de 4 mil m², o escritório simboliza a chegada da marca ao mercado financeiro com conceito ainda maior de aproximação com o cliente.

Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Exterior
© Romulo Fialdini

A nova sede fica na Avenida Europa, nos Jardins, próxima a dois dos mais importantes museus da cidade: o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e o Museu da Imagem e do Som (MIS). Projetado pelo arquiteto Arthur Casas para abrigar conjuntos comerciais, o espaço precisou ser adaptado para receber apenas um único imóvel. “É uma construção de baixa escala, localizada em uma área bastante acolhedora e agradável, com muita luz natural e uma vista espetacular do verde que contorna todo o terreno. O grande desafio foi retrofitar o espaço para atender a demanda do BTG”, explica Fernando Vidal, Diretor do estúdio da Perkins&Will em São Paulo e líder do projeto.

Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Romulo Fialdini
Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Romulo Fialdini

O projeto parte do reconhecimento das estruturas pré-existentes que poderiam ser incorporadas e propõe, por meio da inserção de dois mezaninos, uma nova organização dos espaços. Essa estrutura se configura entre térreo e primeiro pavimento, intercalados pelos dois andares intermediários, e o rooftop. No térreo, fica a recepção e as áreas sociais, com diversas tipologias de salas de reunião, auditório, café e restaurante para os colaboradores. No segundo pavimento salas de reunião e escritórios. 

Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Romulo Fialdini
Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Romulo Fialdini

 “Nos preocupamos em ocupar esses andares intermediários com banheiros e cafés para incentivar a circulação das pessoas dentro do escritório”, conta Paula Caçador, Project Manager responsável pelo projeto. No topo do prédio, o rooftop traz a opção mais reservada para eventos, happy hours ou até mesmo reuniões informais, além de ser um ponto privilegiado da vista para o Jardins.   

Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Romulo Fialdini

A criação dos mezaninos exigiu dos arquitetos a adição de outros dois elementos: duas escadas internas e as passarelas, responsáveis pelas conexões horizontais e transposição de um conjunto para outro. “Por ser um prédio baixo e com várias divisões, mantivemos os corredores que separavam os antigos conjuntos comerciais, e, por meio dos mezaninos, localizados na região central, criamos as passarelas que fazem a conexão entre eles. Uma solução muito interessante, diferente e que foge um pouco do conceito corporativo habitual”, explica Paula. 

Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Escada
© Romulo Fialdini

Além da criação de novos elementos, o jogo de volumes foi uma das diretrizes do projeto. “Ao olhar a circulação entre os ambientes, é possível ter algumas leituras, como o volume de madeira com a composição de esquadrias e o emoldurado metálico com o vidro polarizado que cria esse jogo ora branco, ora madeirado, ora ripado, ora caixa fechada toda em madeira. Tudo isso traz um pouco mais de dinâmica para o espaço e quebra essa ideia muito vertical”, detalha Leandro Gushiken, Project Architect da Perkins&Will em São Paulo. 

Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Escada
© Romulo Fialdini

O jardim, que recebe e circunda toda a extensão do terreno é o grande destaque do espaço, fazendo um contraponto com outros imóveis do entorno. O projeto é da MB Flores. Outro diferencial é a estrutura externa do imóvel, formada por uma pele de vidro com esquadrias revestidas de madeira, responsável por levar luz e transparência para os ambientes internos. “Houve uma preocupação muito grande em trazer essa linguagem ao redor do prédio para o interior, seja no paisagismo como no piso, criando essa relação forte com o externo”, explica Leandro. 

Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Interiores
© Romulo Fialdini

O conceito de acolhimento, inovação e confiança foram os parâmetros para a criação da nova sede. Bastante atreladada ao momento vivido pelo banco, essa concepção trouxe salas de reunião mais parecidas com ambientes residenciais, com diferentes tipologias que passeiam entre o formal e o informal e criam uma sensação de proximidade e conforto para o cliente. “Esses espaços oferecem uma visão privilegiada das áreas verdes do prédio. Algo que não é tão comum de encontrar em um banco na Faria Lima, por exemplo”, salienta Leandro. No auditório, com capacidade para até 100 pessoas, o mobiliário flexível garante a configuração necessária. “Fora isso, temos uma composição muito rica de materiais naturais em todos os ambientes”, complementa. 

Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Romulo Fialdini

Ao trazer elementos de natureza para dentro do escritório, os arquitetos posicionaram floreiras entre as estações de trabalho, ampliando a sensação de bem-estar entre os colaboradores. “No térreo há uma proximidade maior com as áreas de jardins, mas quando você está no primeiro pavimento, por exemplo, a relação não é tanta. Uma das soluções foi colocar a vegetação e o paisagismo entre as estações, que acaba quebrando um pouco essa ideia do operacional”, destaca o arquiteto. O resultado é um conjunto único, com muita luz natural e verde. 

Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Interiores
© Romulo Fialdini

"Estamos muitos satisfeitos com o projeto, um ambiente moderno e ao mesmo tempo acolhedor, que transmite exatamente o conceito do BTG Pactual Advisors, que é estar cada vez mais próximo de nossos clientes, entender seus desafios e objetivos de longo prazo e prestar o melhor atendimento, que só maior banco de investimentos da América Latina pode oferecer", diz Guilherme Pini, head do BTG Pactual Advisors. 

Sede do Banco BTG / Perkins&Will - Fotografia de Exterior
© Romulo Fialdini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Europa - Pinheiros, São Paulo - SP, 01449-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede do Banco BTG / Perkins&Will" 28 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977483/sede-do-banco-btg-perkins-plus-will> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.