Centro Comunitário e Escola Espace 126 / Studio 02 Architectes

Centro Comunitário e Escola Espace 126  / Studio 02 Architectes - Fotografia de ExteriorCentro Comunitário e Escola Espace 126  / Studio 02 Architectes - Fotografia de ExteriorCentro Comunitário e Escola Espace 126  / Studio 02 Architectes - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, PrateleiraCentro Comunitário e Escola Espace 126  / Studio 02 Architectes - Imagem 5 de 18Centro Comunitário e Escola Espace 126  / Studio 02 Architectes - Mais Imagens+ 13

Saint-Herblain, França
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luc Boegly
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GRAPHISOFT
  • Arquiteto Responsável: Thomas Collet
  • Cidade: Saint-Herblain
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário e Escola Espace 126  / Studio 02 Architectes - Fotografia de Exterior
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro comunitário e a escola de Jacqueline Auriol estão localizados no coração de Saint Herblain; a ideia do município de reformá-los demonstra o forte desejo de aperfeiçoar a imagem do coração da cidade, por meio de uma resposta arquitetônica e paisagística real para suas instalações públicas. A diversidade dos edifícios que compõem o projeto e seu período de construção revelam uma falta de coerência total. Portanto, focamos em trazer um novo impulso ao conjunto para que o equipamento se beneficie com uma nova dinâmica.

Centro Comunitário e Escola Espace 126  / Studio 02 Architectes - Fotografia de Exterior
© Luc Boegly

A aposta é alta: trata-se de recriar a ligação, por um lado, entre às duas instalações, e por outro, entre o projeto e a rua, com a cidade. A primeira resposta a esta reconexão resulta em um tratamento paisagístico rico e detalhado do todo.

Centro Comunitário e Escola Espace 126  / Studio 02 Architectes - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Luc Boegly
Centro Comunitário e Escola Espace 126  / Studio 02 Architectes - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Luc Boegly

O projeto tem um forte compromisso que responde perfeitamente às questões levantadas, em termos de acessibilidade, desempenho energético, legibilidade, mas também, estética. A escola, isolada, foi revestida com ripas de madeira, conferindo uma imagem mais qualitativa. Quatro toldos demarcam as diferentes entradas do berçário e da escola primária.

Centro Comunitário e Escola Espace 126  / Studio 02 Architectes - Imagem 17 de 18
Planta

O trabalho realizado na mediateca localizada ao longo da avenida François Mitterrand, cumpre simultaneamente dois objetivos: a ampliação e valorização do centro sócio-cultural com a criação de uma nova mediateca, assim como o projeto de uma praça pública.

Centro Comunitário e Escola Espace 126  / Studio 02 Architectes - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Prateleira
© Luc Boegly

As estruturas da fachada da rua e do pátio. Sobreposta por um toldo, a estrutura metálica com vazios alternados e sólidos, configura o padrão da rua; além de também uma sutil interação na parte inferior, proporcionando luz e proteção contra o sol ou o mau tempo.

Centro Comunitário e Escola Espace 126  / Studio 02 Architectes - Imagem 5 de 18
© Luc Boegly

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:44800 Saint-Herblain, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário e Escola Espace 126 / Studio 02 Architectes" [Espace 126 Community Center and School / Studio 02 Architectes] 26 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977424/centro-comunitario-e-escola-espace-126-studio-02-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.