Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio

Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Fotografia de Exterior, FachadaRenovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Imagem 3 de 24Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Imagem 4 de 24Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Fotografia de InterioresRenovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Mais Imagens+ 19

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Namikase Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografías:Camila Cossio, Ricardo Vainer
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Muroblanco, Saint-Gobain
  • Arquiteto Responsável: Ricardo Vainer
  • Construção E Supervisão Do Local: Abigail Gonzalez
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Imagem 6 de 24
© Camila Cossio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de renovação deste edifício de 1950 está localizado no Bairro Condesa, no centro da Cidade do México, um bairro conhecido por sua mistura de estilos arquitetônicos como Colonial, Art Deco e Bauhaus. O projeto original do edifício seguiu principalmente os princípios do estilo Bauhaus. A ideia principal da renovação foi respeitar o traçado original e os seus elementos primários, mantendo a essência deste edifício clássico. O projeto se concentrou nos materiais originais, que eram vidro, tijolos cerâmicos e aço.

Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Imagem 4 de 24
© Camila Cossio
Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Camila Cossio

O projeto original do edifício era composto por 5 pisos com 2 apartamentos por andar e um terraço destinado a zonas de serviço. A principal intervenção da renovação foi feita em 3 áreas: fachadas, circulação/lobbies e cobertura.

Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Camila Cossio
Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Imagem 3 de 24
© Camila Cossio
Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Camila Cossio

Fachada. Para a fachada, a ideia era respeitar ao máximo os princípios do projeto original do edifício. Reinterpretamos a fachada original de tijolos cerâmicos com uma fachada de tijolos de concreto feito sob medida para criar uma aparência limpa e simples seguindo as linhas retas do projeto das janelas. As varandas foram modificadas para dividir a área de plantação de cada apartamento e criar uma sensação de leveza. Reaproveitamos as janelas originais e os corrimãos das varandas para manter o visual clássico do edifício.

Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Fotografia de Interiores
© Camila Cossio
Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Fotografia de Interiores, Escada
© Camila Cossio
Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Imagem 11 de 24
© Camila Cossio

Para o interior dos vestíbulos e áreas de circulação, o projeto original tinha um terrazzo amarelado nos pisos e paredes, aço vermelho nos corrimãos e janelas e um vidro opaco muito antigo em toda a janela principal. A proposta do projeto era manter os mesmos materiais, mas criando um espaço mais claro, trocando o tijolinho por um tom mais branco nas escadas, os vidros opacos por um vidro mais claro e trocando os aço vermelhos pelos pretos, além de redesenhar a janela panorâmica com um design reticular clássico. A ideia era criar um espaço mais vívido, por isso adicionamos jardineiras no exterior da janela panorâmica e criamos algumas janelas de abrir para obter vistas mais verdes tanto do interior da escada quanto do pátio principal.

Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Fotografia de Interiores, Escada
© Camila Cossio
Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Fotografia de Interiores, Escada
© Camila Cossio

Para os diferentes lobbies a decisão foi cobrir as paredes e portas com madeira de nogueira para compensar e combinar com os materiais frios como aço e vidro., alcançando assim uma atmosfera mais aconchegante.

Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Fotografia de Exterior
© Camila Cossio
Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Imagem 20 de 24
Plantas
Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Imagem 18 de 24
Plantas
Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Fotografia de Exterior
© Camila Cossio

O telhado teve uma grande intervenção. Originalmente, a cobertura estava praticamente abandonada, em péssimo estado, tinha pias e áreas destinadas a serviços. Decidimos dividir a cobertura em duas áreas principais: áreas de serviço e de estar. Criamos uma divisão física com parede e transferimos todas as instalações para a parte de trás da cobertura, mantendo a área comum voltada para o pátio principal do edifício , também colocamos vegetação suspensa em todo o pátio principal e transferimos a área de lavagem a seco para a zona de serviço da cobertura. No lugar, colocamos redes e uma escada em espiral para acessar essa área.

Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio - Imagem 16 de 24
© Ricardo Vainer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Renovação do Edifício Pachuca 81 / Namikase Studio" [Reforma Pachuca 81 / Namikase Studio] 27 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977418/renovacao-do-edificio-pachuca-81-namikase-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.