Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey

Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Fotografia de Exterior
© Héctor Santos-Díez

Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Fotografia de ExteriorCasa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Fotografia de InterioresCasa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Fotografia de InterioresCasa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraCasa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Mais Imagens+ 26

Villalba, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  202
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Baxi, Grohe, Ideal Standard
Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Fotografia de Exterior
© Héctor Santos-Díez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando o arquiteto baseado em Berlim, Javier Sanjurjo estava à procura de um terreno na sua cidade natal espanhola para construir uma casa para a família, rapidamente percebeu que o lote com maior potencial era ignorado. O terreno desce acentuadamente da estrada de acesso, tornando uma construção convencional pouco atrativa. 

Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Fotografia de Exterior
© Héctor Santos-Díez
Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Fotografia de Interiores
© Héctor Santos-Díez

A vista espetacular escondida atrás de um velho muro entre o terreno e a via pública passava despercebida. A rua situa-se 3 metros acima do ponto mais alto do terreno, e 10 metros acima do ponto mais baixo; um miradouro perfeito sobre a floresta e o rio. Juntamente com o estúdio local Ameneiros Rey, o desafio era criar um desenho com grande acessibilidade, bem como funcionalidade, onde a família pudesse experimentar uma ligação direta com a natureza ao redor.

Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Fotografia de Interiores
© Héctor Santos-Díez
Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Fotografia de Interiores
© Héctor Santos-Díez

A casa é inspirada pelo design de um Hórreo - um celeiro, típico da região, construído sobre pilares que o elevam acima do solo para proteger o milho dos animais. Esta forma serviu uma exigência prática: Uma das questões mais importantes para a família era a acessibilidade para cadeiras de rodas, exigindo que a área de convívio comum e dos quartos fossem no mesmo nível da rua, sem um único degrau.

Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Imagem 30 de 31
Planta - Primeiro pavimento
Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Imagem 31 de 31
Corte

O andar inferior com função de armazenamento e o jardim são facilmente acessíveis através de uma rampa que rodeia a casa. Ao nível da rua, a casa tem a forma de "L" com duas asas diferentes (área diurna e noturna), abrindo-se para sudoeste. A sala de estar, a sala de jantar e os 3 quartos são orientados para a paisagem. O terraço tem vista para a floresta, o rio e as estrelas, enfatizando a conexão entre arquitetura e natureza. O desenho da casa gera inovadoras áreas externas no nível do jardim; um lugar para ficar protegido da chuva no inverno e que proporciona sombra no verão.

Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Cadeira
© Héctor Santos-Díez

A casa é um exercício de suficiência sobre o excesso. Valores arquitetônicos funcionais, econômicos e ecologicamente corretos se unem, com o uso de materiais locais cuidadosamente selecionados. Os materiais são utilizados de uma forma que se relacionam com o caráter de cada lado da casa. As pedras robustas e duráveis conformam a fachada leste, que isola a casa da estrada. O tijolo pintado de branco foi a escolha para as fachadas que se encontram com vista para a floresta, com grandes janelas projetadas em torno de uma série de vistas curadas.

Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
© Héctor Santos-Díez

Para o andar inferior, onde a família estaciona os carros, foi escolhido o concreto bruto combinado com pedras de paralelepípedos da região. O interior também se destaca por sua simplicidade no uso de materiais: pisos de concreto polido, paredes brancas sem revestimentos mostrando os materiais de construção e detalhes finos feitos de madeira local. Uma viga de madeira centenária coroa a chaminé ao lado de um banco de janelas que emoldura a paisagem até o pôr-do-sol e serve como um canto de leitura. A casa é o ponto de encontro da família, onde os pais do arquiteto aproveitam sua vida diária.

Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey - Fotografia de Exterior
© Héctor Santos-Díez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Hórreo / Javier Sanjurio + Ameneiros Rey" [Hórreo House / Javier Sanjurjo + Ameneiros Rey] 26 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977357/casa-horreo-javier-sanjurio-plus-ameneiros-rey> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.