Centro de Artes TIC / DOMANI

Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de ExteriorCentro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCentro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Interiores, FachadaCentro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Interiores, FachadaCentro de Artes TIC / DOMANI - Mais Imagens+ 46

  • Arquitetos: DOMANI
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  18000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Vincent Wu
  • Arquiteto Principal: Ann Yu
  • Equipe De Projeto: Ruiquan Ye, Xiaojun Wang, Yinyi Huang, Zhiquan Tang, Wenxi Tang, Qiannan Ye
  • Gerenciamento De Mídias: Karo Hong / DOMANI
  • Equipe De Design: Chenghan Xu, Buhuan Lin, Huadong Lin, Mingyu Lian, Qinghong Li, Shiming Huang, Yuncong Shao
  • Equipe Fachada: Yun Liu, Baibo Pi, Baoqian Huang, Wanghui Yang
  • Paisagismo: Fengtao Ji, Junjian Lin, Kun Tian, Yu Luo
  • Iluminação: Xinxing Wu, Xianping Zeng, Yangsen Chen, Jingsong Yu
  • Cliente: Times China
  • Cidade: Foshan
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Vincent Wu

Descrição enviada pela equipe de projeto. O TIC, como símbolo icônico que representa a imagem da cidade de Guangdong, recebeu um investimento total de cerca de 180 milhões de yuans. A DOMANI foi convidada a realizar a concepção geral do projeto, com o escopo abrangendo paisagem, arquitetura, interiores, produtos e muito mais. Enquanto isso, recursos de primeira linha do setor se unem para criar um trabalho com alta integridade, alto padrão, alto valor acadêmico e comercial e alta urbanidade, o que raramente é visto no setor imobiliário nos últimos anos. O projeto se torna um sucesso, indicando que a China está embarcando em uma nova jornada de desenvolvimento a longo prazo orientado a produtos refinados.

Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Exterior
© Vincent Wu
Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Interiores
© Vincent Wu

O paisagismo, prelúdio da edificação, emite uma atmosfera magnífica. A equipe de projeto dividiu a rota de circulação do paisagismo em níveis superior e inferior. Tijolos de cerâmica vermelha foram utilizados para criar uma sensação cerimonial e fornecer um guia claro para as pessoas que entram no espaço desde diferentes direções. Enquanto isso, o jardim pavimentado com cascalho preto proporciona uma área mais aberta e livre para parar e descansar, dando aos visitantes mais uma opção para diversas experiências. Os níveis superior e inferior estão entrelaçados para criar uma rota experiencial rica, multidirecional e intuitiva. Por outro lado, a icônica piscina redonda, que é uma das maiores paisagens aquáticas artificiais de Guangzhou e Foshan, tornou-se o destino de inúmeros visitantes.

Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Interiores
© Vincent Wu
Centro de Artes TIC / DOMANI - Tijolo
© Vincent Wu

A plataforma de observação que se estende até o meio da piscina oferece um panorama da fachada principal do volume. O sistema de parede cortina de camada dupla em malha é o destaque visual e o foco técnico do projeto. Um efeito de alvenaria com padrão exclusivo é obtido pela combinação de "tijolos cerâmicos" tradicionais com o design estrutural moderno da parede cortina. Módulos triangulares equiláteros são montados para formar um tramado especifico na fachada. Graças à fixação oculta da parede cortina, a estética única da alvenaria é garantida e, ao mesmo tempo, são evitados danos e queda dos painéis cerâmicos. Através da produção industrializada, a precisão da unidade oculta de liga de alumínio utilizada na parede cerâmica é efetivamente assegurada, melhorando significativamente a eficiência de sua instalação.

Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Interiores, Fachada
© Vincent Wu

A parede cortina ne camada interna adota vidro ultra claro em seu tamanho econômico convencional. Peças únicas de vidro com comprimento de 2.200 mm ampliam a visão do interior e garantem uma instalação rápida. As nervuras do vidro espesso e laminado evitam esquadrias expostas, e a largura reduzida dessas nervuras aumenta a utilização do espaço interno. Essa estrutura enfatiza a transparência e a invisibilidade da cortina de vidro, criando um fundo mais claro para a tela externa formada por tijolos cerâmicos triangulares.

Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Interiores, Arco
© Vincent Wu
Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Exterior
© Vincent Wu

O "design passivo" geral do edifício minimiza o consumo de energia através do sistema de parede cortina com camada dupla (grade de tijolos de barro + cavidade + vidro temperado Low-E isolado) nas fachadas leste, sul e oeste. Comparado com as paredes cortina convencionais, o sistema reduz a condução de calor do edifício em cerca de 30% e estima o consumo de energia de refrigeração em 30%, melhorando efetivamente seu desempenho de isolamento. Ao mesmo tempo, o sistema da parede de tijolos com 240 mm de espessura forma um filtro de luz solar, evitando ofuscamento causados pela luz solar direta e aumentando a refração.

Um arco com um vão máximo de 29 metros é criado na parede da fachada. O topo do arco é composto por vigas em balanço e lajes voltadas para cima, de modo que estejam mais altas do que as vigas entre os pavimentos. O meio do arco apresenta vigas em balanço e colunas suspensas para obter uma escala ampla com paredes de tijolos.

Centro de Artes TIC / DOMANI - Imagem 48 de 51
Elevação Oeste
Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
GIF. Imagem © Vincent Wu

O Big Dream é um conjunto de grandes instalações externas independentes projetadas pela A&V. Seu design é inspirado na Earth Art e na fantasia BDO, contando a metáfora de um grande gigante invisível ou seus vastos sonhos. As instalações, que são especialmente apreciadas pelas crianças, contrastam com a enorme praça circular para destacar o conflito entre a racionalidade e a pura sensibilidade artística. O projeto reforçou intencionalmente sua estrutura e material, além do controle formal, a fim de fornecer uma estrutura em miniatura escalável e segura para as crianças.

Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Vincent Wu
Centro de Artes TIC / DOMANI - Imagem 13 de 51
© Vincent Wu

O planejamento funcional do interior se concentra na organização vertical dos espaços no volume principal, e a integração da engenharia oculta na estrutura arquitetônica oferece mais possibilidades de uso misto flexível durante a operação futura. A área de recepção no primeiro nível enfatiza uma fronteira transparente entre arquitetura e o paisagismo. O design de interiores é baseado na ideia de "desinteriorização". Em primeiro lugar, em contraste com as soluções tradicionais de iluminação interna, um grande teto pré-definido inteligente é adotado para obter um equilíbrio entre a iluminação interna e a luz solar. Essa estratégia é semelhante ao controle da iluminação na fotografia, ajudando a criar uma forte sensação de vastidão no espaço. Em segundo lugar, a ênfase na estrutura arquitetônica. Os sistemas eletromecânicos e de incêndio seguem rigorosamente a extensão das vigas e pilares. Em terceiro lugar, os materiais interiores derivam diretamente dos elementos arquitetônicos, conectando o interior e o exterior ao mesmo tempo em que reduzem significativamente os custos e riscos de construção.

Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Exterior, Fachada
© Vincent Wu
Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Interiores, Viga
© Vincent Wu

Após a integração harmoniosa do espaço interno e da arquitetura externa, o foco visual é criar ricas experiências espaciais e sensoriais para os visitantes. Assim, as séries de produtos de iluminação originais inspirados em varais, comumente encontrados em residências tradicionais, funcionam como instalações de arte no interior, fornecendo iluminação complementar para diferentes áreas. As curvas visualmente entrelaçadas suavizam o espaço e respondem aos círculos e arcos do edifício e da paisagem. O mobiliário no hall explora o meio termo entre a "mesa" tradicional e a "mesa lateral". As plataformas de diferentes alturas com faixas pré-embutidas atendem a várias cenas de diálogo. O acabamento refinado da pedra se manifesta nos detalhes.

Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Vincent Wu
Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
© Vincent Wu

O grande balcão do bar rompe a fronteira entre funcionários e clientes, criando uma área de trabalho aberta através da integração de funções. O design dos móveis mostra sutilmente uma sensação de flexibilidade e ordem no espaço que desfruta da diversidade de usuários.

Com base no planejamento técnico de incêndio que separou parte frontal e posterior, uma passagem em "vale" é construída no meio do volume. Ela cria uma cavidade altamente completa e interativa dentro do edifício. Ao separar o volume principal de exibição do anexo operacional, ela libera uma experiência de percurso ininterrupta dentro do edifício principal. Portanto, múltiplas funções e alterações flexíveis seriam possíveis ao longo de seu ciclo de vida. Os volumes do edifício principal e anexo são conectados horizontalmente por pontes de vigas, proporcionando aos visitantes uma vista inesperada entre a interação de espaço, luz e sombras.

Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Interiores, Madeira, Tijolo
© Vincent Wu
Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Interiores, Viga
© Vincent Wu

De norte a sul da China, a cor dos tijolos de barro usados ​​nas casas populares geralmente muda do escuro para o claro. Desde o uso tradicional de húmus para fazer tijolos de barro, que resultou em grandes perdas de terras aráveis, até a produção industrializada em larga escala de tijolos de barro e terracota, os genes do "tijolo" e da "alvenaria" na arquitetura popular chinesa continuam sendo repassados. Destes, os tijolos vermelhos são amplamente utilizados em edificações populares pelo seu baixo custo. Com o desenvolvimento dos critérios de construção urbana, no entanto, as técnicas tradicionais de tijolos e alvenaria deixaram de atender aos requisitos dos edifícios públicos de grande porte. Para conter o desaparecimento do artesanato tradicional, precisamos analisá-lo mais profundamente e redesenhar um método adaptável. Os tijolos vermelhos usados ​​no TIC foram criados por 25 conjuntos de moldes, resultando em ricas especificações e sistemas de corte. A escala e a proporção dos tijolos foram modernizadas em relação às especificações dos "tijolos portáteis", por meio de pesquisas iterativas sobre os indicadores, ou seja, condição controlável do forno, desempenho do material, estrutura aplicável, estabilidade do processo e custo de produção. Assim, os tijolos acabaram sendo refinados.

Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Interiores, Fachada
© Vincent Wu
Centro de Artes TIC / DOMANI - Fotografia de Exterior
© Vincent Wu

Todo o mobiliário interior e as instalações artísticas são obras originais, cujos direitos autorais pertencem à A&V. Caso o plágio seja descoberto, a A&V reserva-se o direito de tomar medidas legais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:c, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Artes TIC / DOMANI" [TIC Art Center / DOMANI] 22 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977261/centro-de-artes-tic-domani> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.