Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom

Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Fotografia de ExteriorCasa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Mais Imagens+ 17

Santo Antônio da Patrulha, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: Gabriel Pozzobom, Vitória Fank
  • Engenharia Estrutural: Lorenci Oliveira Engenharia
  • Empreiteiro Geral : Paulo Alves dos Santos
  • Cidade: Santo Antônio da Patrulha
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Imagem 6 de 22
© Alexandre Raupp

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Boa Vista é um refúgio no interior feito de materiais brutos: pedra, madeira, barro e concreto aparente. Situada em um declive voltado para o norte, a casa foi projetada de acordo com os desejos do cliente: uma casa de campo inteiramente conectada à paisagem, permeada pela brisa fresca da natureza, bem iluminada e ao mesmo tempo protegida do calor e da luz excessivos.

Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alexandre Raupp
Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Imagem 7 de 22
© Alexandre Raupp

Sua volumetria distingue-se por uma grande laje de concreto que parece flutuar sobre o corpo da casa. A fim de prover todos os ambientes de vistas para a paisagem ao redor, sua planta é composta por dois volumes perpendiculares que servem respectivamente a funções privadas e sociais.

Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Fotografia de Exterior
© Alexandre Raupp
Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Imagem 16 de 22
Planta Baixa
Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Imagem 17 de 22
Corte AA
Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Alexandre Raupp

Em função de os clientes desejarem uma casa na qual pudessem envelhecer, o projeto foi resolvido em um único pavimento. Em conjunto com o depósito de fundos e os muros de pedra à sua volta, a casa projeta um quadrado perfeito no solo; uma forma que é raramente encontrada na natureza e que contrasta com a paisagem ao redor. As longas linhas retas de suas formas também criam um jogo de luzes e contrastes que varia ao longo do dia sobre paredes e piso.

Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Alexandre Raupp

A área de estar da Casa da Boa Vista possui grandes janelas com vistas para os morros em frente e para o pequeno lago próximo à varanda. Essas janelas também capturam o vento que é distribuído pela casa, resultando em temperaturas confortáveis durante os períodos mais quentes. As janelas em fita ao longo da circulação não apenas permitem a ventilação cruzada pela casa inteira, mas também estreitam a relação entre o interior e o exterior, dando à natureza um papel importante na experiência dos interiores. O volume privado da casa também possui vista para o relevo do entorno, mas em uma posição mais privada, distante da rua de acesso e com uma vista desobstruída do lago e do pôr-do-sol nos morros ao redor.

Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Fotografia de Exterior
© Alexandre Raupp
Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Imagem 9 de 22
© Alexandre Raupp

Combinados, os dois volumes da casa formam um pátio interno protegido dos frequentes ventos. Essa área também serve como um espaço de estar exterior, onde os clientes podem receber visitas com privacidade.

Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom - Fotografia de Exterior, Porta
© Alexandre Raupp

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom" 25 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977242/casa-boa-vista-gabriel-pozzobom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.