Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten

Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de ExteriorCentro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de ExteriorCentro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Exterior, TijoloCentro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de InterioresCentro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Mais Imagens+ 36

Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Exterior
© Brigida Gonzalez

Descrição enviada pela equipe de projeto. KAAN Architecten tem o orgulho de apresentar o Centro Geo-ambiental (GUZ), seu primeiro projeto construído na Alemanha. Com a proposta vencedora de um concurso internacional, o edifício é uma instalação de última geração para pesquisas interdisciplinares em soluções para problemas ambientais, principalmente água, solo e atmosfera. Com uma localização de destaque, o edifício complementa o layout urbano do campus e reforça a importância científica do Centro.

Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Exterior
© Brigida Gonzalez
Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores, Fachada
© Brigida Gonzalez

O Campus Morgenstelle pertence à Universidade Eberhard Karls, localizada em uma colina com vista para o vale e para a cidade de Tubingen. Inicialmente projetado nos anos 60, o Campus será ampliado com a construção de quatro novos edifícios em torno de uma praça central, conforme o conceito urbano de Harris + Kurrle Architekten. O Centro Geo-ambiental é parte desta expansão planejada para o sul, reunindo os departamentos anteriormente dispersos da Faculdade de Ciências da Terra e do Instituto de Águas Subterrâneas. A instalação combinada visa estimular o intercâmbio entre departamentos individuais do edifício e outras faculdades de ciências naturais localizadas na área. 

Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Brigida Gonzalez

Parcialmente recuado na encosta do local, o edifício tem uma estrutura baixa e alongada com seis pavimentos. Com um volume de 100 por 50 m, o bloco fecha dois pátios dispostos em diferentes níveis para resolver a topografia do local. O lado sul do edifício se abre em direção à cidade de Tübingen, formando a face do Campus Morgenstelle, enquanto a fachada norte cria um limite espacial claro da praça do campus e marca a entrada principal do edifício.

Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Exterior
© Brigida Gonzalez
Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Imagem 11 de 41
Elevação Norte

O Centro Geológico e Ambiental combina áreas públicas de ensino e estudo com espaços de pesquisa e trabalho especializados. Instalações comunitárias convenientemente localizadas, como o auditório e salas de seminários no norte, são facilmente alcançadas da praça do campus. Enquanto isso, os laboratórios e oficinas estão voltados para o leste, com escritórios alinhados a oeste e ao sul. Linhas visuais diretas da praça através da fachada norte aberta direcionam os visitantes para um grande foyer com pé direito duplo. A sequência de materiais robustos reforça a conexão com o entorno, contrastada pelo calor dos detalhes escuros da nogueira. Como centro de encontro e interação do edifício, o salão de entrada possui diversos espaços de trabalho para estudantes, proporcionando vistas para as áreas de ensino através de paredes internas envidraçadas. Uma escada escultural conecta os níveis superior e inferior, onde galerias abertas oferecem caminhos mais profundos para o interior do edifício. 

Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores
© Brigida Gonzalez

Uma preciosidade do salão é o precário kunst am bau do artista local Martin Bruno Schmid que desafia a estática do edifício ao dividir longitudinalmente os pilares de sustentação. Uma fenda vertical através das colunas de sete metros e meio de altura revela seu interior, desafiando os limites da capacidade de carga estrutural.

Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Imagem 7 de 41
Planta Terceiro Pavimento

Guiados pelas exigências de eficiência do layout e flexibilidade futura, os laboratórios e oficinas são acomodados em dois blocos compactos na seção leste do edifício. Eles são distribuídos em todos os seis pavimentos com base no princípio "do bruto ao fino", começando com as oficinas de preparação de rochas no nível inferior e as salas limpas no superior.

Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores
© Brigida Gonzalez

De longe, o edifício é como um bloco de pedra com cristas profundas que expõem um volume envidraçado. Após uma inspeção mais detalhada, a fachada se revela envolta em anéis horizontais que combinam com o caráter dos edifícios existentes no campus. 

Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores
© Brigida Gonzalez
Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores
© Brigida Gonzalez

Com dois metros de altura e profundidade, as faixas aparentemente sólidas são, na verdade, estruturas ocas revestidas com elementos pré-fabricados de concreto e grades, permitindo o acesso à ventilação e manutenção. As faixas também fornecem sombra e controle de luz, tornando as persianas externas supérfluas. As atividades especializadas do Centro são, portanto, exibidas com mais clareza, deixando uma marca visível no Campus, especialmente quando o prédio se ilumina à noite. As longas vistas ininterruptas são possíveis porque as faixas da fachada são sustentadas por paredes de cisalhamento destacadas do vidro contínuo sem montantes. Essas aletas de concreto servem como suportes de carga externos, permitindo flexibilidade no layout interno.

Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Brigida Gonzalez

Os escritórios e salas de reunião são conectados por corredores internos, que delimitam as fachadas norte, oeste e sul, enclausurando dois pátios internos.Com fachadas revestidas de pedra esculpidas e janelas em fita, o caráter dos pátios evoca o centro histórico de Tübingen, onde os antigos escritórios estavam localizados. Desta forma, um ambiente doméstico familiar para os escritórios internos compensa a vista das paisagens nas fachadas externas.

Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores, Escada
© Brigida Gonzalez
Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores, Escada
© Brigida Gonzalez

Um eixo perpendicular entre os pátios conecta os blocos de laboratório aos escritórios e abriga todas as áreas funcionais necessárias para o funcionamento diário. Localizado no coração do edifício, ele forma um espaço para o pessoal do GUZ socializar e um ponto essencial de orientação espacial entre os pátios. Os declives dos taludes circundantes são visíveis através de um pátio isolado e íntimo ao sul, enquanto o norte tem vista para o hall de entrada em direção à praça do campus e se conecta aos espaços públicos abertos. "Embora dedicado à terra, é um edifício para pessoas com fácil acesso, visibilidade e comunicação", conclui o Prof. Dikkie Scipio, co-fundador do KAAN Architecten. 

Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores, Bancada
© Brigida Gonzalez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tübingen, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Geo-ambiental / KAAN Architecten" [Geo and Environmental Centre / KAAN Architecten] 21 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977117/centro-geo-ambiental-kaan-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.