Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio

Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, CadeiraApartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Fotografia de InterioresApartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Armário, PortaApartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, BancadaApartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Piano Piano Studio
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Milena Villalba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Pavimentos Villareal
  • Arquiteto Responsável: Maria Donnini, Maria Grifo
  • Colaboradora: Paula Cerverón
  • Cidade: Valencia
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência originalmente tinha pouca identidade tanto por sua aparência quanto por sua distribuição e aspectos materiais. Ao entrar no apartamento, um corredor escuro percorria todo o espaço, com os quartos dispostos em ambos os lados. 

Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba

No entanto, uma vez realizadas as demolições, vimos que o espaço tinha muitas possibilidades. Sua localização em uma esquina e a forma quase quadrada junto a uma parede divisória diagonal nos permitiu resolver o projeto a partir de uma abordagem geométrica, ferramenta que consideramos essencial para projetar de forma natural, mas disciplinada de um modelo para a realidade.

Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Milena Villalba
Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Imagem 11 de 15
Planta Original
Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Imagem 12 de 15
Planta Reforma
Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba

Os clientes buscavam uma casa simples e não tinham muitas necessidades concretas específicas, além do fato de que poderiam trabalhar em casa às vezes, que gostariam de um ambiente amplo para cozinhar e se adaptavam facilmente às mudanças. Isto nos permitiu canalizar parte de nossos constantes interesses em torno da casa, refletindo sobre a flexibilidade baseada no uso dos espaços e facilitando para torná-los menos hierárquicos de forma não premeditada. Os traços geométricos que delimitam o acesso foram o ponto de partida para inserir uma peça poligonal no centro da casa que, como uma rótula, nos permitiria articular diferentes espaços ao seu redor, ajudar os percursos perimetrais e enriquecer a união entre todos. 

Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Milena Villalba

Esta peça poligonal concretizada em um octógono torna-se, além de ser uma mera peça de distribuição ou passagem, um lugar de permanência ou encontro em que o imprevisto acontece. Junto a ela, foram dispostos dois cômodos fechados com acesso único, que abrigam um chuveiro e um vaso sanitário, para permitir usos simultâneos. No centro do octógono foram alojados armários suspensos para libertar as divisões que nele incidem e assim permitir que adquiram utilizações diferentes consoante as necessidades futuras. Outras unidades de armazenamento aparecem nestes espaços indeterminados, seja na forma de armários ou em mezaninos.

Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Armário, Porta
© Milena Villalba

A sucessão de peças em linha com vista para a fachada, alonga a perspectiva das salas e dá maior amplitude aos espaços, as janelas que se abrem sobre o octógono ou as várias portas que dão acesso às salas geram múltiplos eixos longitudinais, transversais e diagonais. A janela de serviço entre a cozinha e o octógono transforma este espaço ambíguo em uma extensão da cozinha, permitindo a passagem do café da manhã ou de um copo de vinho em ambos os lados da janela. Todas as peças estão conectadas umas às outras e giram em torno do octógono para poderem ser percorridas em seu perímetro, multiplicando as relações visuais e espaciais. Tal fato favorece a ventilação cruzada, tornando a casa fresca no verão e permitindo que todos os espaços sejam naturalmente iluminados.

Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Imagem 15 de 15
Axonométrica

Por fim, a proposta material visava favorecer a percepção da casa como unidade, de modo que a sobriedade e uniformidade na escolha dos materiais fosse o caminho a percorrer. As pinceladas sutis lembram a pré-existência: portas recuperadas com vidro fosco ou um pilar de concreto deixado exposto. Detalhes em madeira na forma de puxadores e guarnições com elementos verdes quebram conscientemente a homogeneidade para redirecionar o olhar.

Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Bancada
© Milena Villalba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Valencia, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio" [El octógono de Pelayo / Piano Piano Studio] 22 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977112/apartamento-octogono-de-pelayo-piano-piano-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.