Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera

Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Fotografia de ExteriorCasa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Fotografia de InterioresCasa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Fotografia de ExteriorCasa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Mais Imagens+ 28

Santes Creus, Espanha
  • Arquitetos: Guillem Carrera
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cortizo, Grohe, ISIST, Ikea, Ineslam, JUNG, Neolith, Roca, Santa & Cole, Schüco, Vondom
  • Arquiteto Responsável: Francisco Herrera
  • Estruturas: Jordi Masdeu
  • Elétrica E Hidraúlica: Zero Consulting (Ecotec Enginyers SLP)
  • Terraplanagem: Geotec SL
  • Colaboradores: Indibil Solans, Lara Arin, Meritxell Anglès
  • Construtora: Construcciones Tomás Gracia SA, Manumissió 2005 SL, JPCP El Fornàs SL
  • Outros Colaboradores: Aluminis Granollers SL, Nou Concepte Interiors SL, Pau Seguí Sunyol, SYG SA
  • Cidade: Santes Creus
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada em uma área urbana em Santes Creus que se expandiu entre o final do século XX e o início do século XXI. Esta expansão ocorreu por conta de duas áreas destinadas a estacionamento e hospedagem para visitantes do mosteiro, criando, consequentemente, uma nova área residencial caracterizada pelas casas geminadas unifamiliares e que vem se consolidando ao longo dos últimos vinte anos.

Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Adrià Goula
Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Imagem 27 de 33
Planta - Térreo
Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Imagem 28 de 33
Planta - Segundo Pavimento
Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Fotografia de Interiores, Escada
© Adrià Goula

Durante o levantamento feito para o projeto, notou-se que a casa localizada a sul aproveita ao máximo a área e o volume edificável permitidos, prejudicando a iluminação natural que chegaria pela face sul. A casa localizada ao norte, por sua vez, é construída em dois lotes e tem uma forma e volume mais típicos de uma residência unifamiliar. Devido a esses fatores, as vistas desobstruídas são a vista leste (o terreno está em uma área de declive acentuado devido ao entorno montanhoso), a vista a norte (porque o vizinho não construiu o máximo que pode dentro dos limites legais, possibilitando a vista do céu a partir do segundo pavimento) e a vista oeste, por onde o terreno se liga com a rua.

Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Em resposta a estes fatores limitantes, o projeto da Casa 22 segue três estratégias. A primeira consiste em criar um volume escalonado que leve em conta as alturas dos edifícios vizinhos. Em segundo lugar, este volume deve se relacionar com a paisagem através de aberturas para as vistas a leste e a oeste (no térreo e no primeiro andar) e para a vista norte (no segundo andar, já que ultrapassada a altura do edifício vizinho). Dessa forma, garante-se o melhor aproveitamento da luz natural e as melhores vistas. Por último, é necessário criar uma relação volumétrica com cheios e vazios entre os ambientes da casa. Neste caso, eles foram determinados por três grandes vazios (dois espaços com pé-direito duplo e um espaço com pé-direito triplo) dentro do volume construído da casa.

Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Fotografia de Interiores, Escada
© Adrià Goula

Seguindo essas estratégias, cria-se uma riqueza de relações espaciais e visuais, e colabora para que os diferentes espaços que compõem o projeto sejam amplos, iluminados e se conectados. Para complementar a captação de luz natural, uma claraboia é colocada na cobertura de um dos espaços de pé-direito duplo e conecta visualmente o espaço de pé-direito triplo onde está localizada a escada com o espaço multiuso no segundo andar. Assim, garante-se que a parte central da casa é naturalmente iluminada durante o dia.

Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Adrià Goula

A casa articula sua estrutura de circulação vertical através da escada, que é protagonista no interior da residência. Está localizada de forma que conecta os três andares da melhor maneira, tendo destaque nos diferentes espaços concebidos.

Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Imagem 31 de 33
Axonométrica explodida

O acesso à casa é feito pelo térreo, sendo possível perceber visualmente o jardim dos fundos a partir da entrada e o percurso linear para chegar até lá. No térreo, uma parede transversal separa os ambientes em dois grupos. O primeiro contém a garagem, um quarto e um banheiro e, o segundo, um espaço integrado com cozinha, sala de estar e sala de jantar. Sem mencionar a relação que se tem com o segundo e o terceiro pavimento através dos vazios que unem visual e funcionalmente os ambientes do térreo com a área de estudo e jogos no primeiro andar, e com o espaço multiuso no segundo andar. Dois quartos, uma varanda e um banheiro no primeiro piso e um mirante no segundo piso completam o programa deste projeto.

Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Adrià Goula

A eficiência energética foi uma premissa na concepção desta casa. Foi conquistada através de soluções de projeto que permitem captação indireta de luz solar. Estas soluções, juntamente com o sistema construtivo empregado, o estudo exaustivo dos materiais utilizados nas paredes e do seu comportamento térmico, fizeram com que esta moradia obtivesse certificação energética A .

Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera" [Casa 22 Avellaners / Guillem Carrera] 23 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977088/casa-22-avellaners-guillem-carrera> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.