Casa 05 / com/c arquitetura

Casa 05 / com/c arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa 05 / com/c arquitetura - Imagem 3 de 24Casa 05 / com/c arquitetura - Fotografia de Interiores, FachadaCasa 05 / com/c arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa 05 / com/c arquitetura - Mais Imagens+ 19

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: com/c arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  710
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bontempo, Claramar, Deca, Hijau Palimanan, São Geraldo, Talentus
  • Arquiteta Responsável: Caroline Resende
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa 05 / com/c arquitetura - Imagem 7 de 24
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma reforma residencial sempre vem com desafios, para o projeto Casa 05 não foi diferente. O jovem casal com dois filhos tinha a necessidade de transformar a casa para 04 suítes, sendo uma delas um escritório com entrada independente. 

Casa 05 / com/c arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Haruo Mikami
Casa 05 / com/c arquitetura - Fotografia de Interiores
© Haruo Mikami
Casa 05 / com/c arquitetura - Imagem 22 de 24
Construir / demolir
Casa 05 / com/c arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Haruo Mikami

Havia algumas características na casa existente que geravam certo incômodo para os futuros moradores: telhado colonial, iluminação natural reduzida e ventilação limitada. Por outro lado, eles gostariam que se mantivessem as áreas molhadas, churrasqueira, piscina, além das grandes árvores e palmeiras. 

Casa 05 / com/c arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Haruo Mikami
Casa 05 / com/c arquitetura - Imagem 23 de 24
Layout
Casa 05 / com/c arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Haruo Mikami

A solução que encontramos foi voltada para preservar as áreas existentes, criar uma nova cobertura para maior integração entre os ambientes e adaptar alguns pontos com as árvores que queríamos manter. Eliminamos o corredor que inicialmente dava acesso aos quartos e criamos um pátio interno com o intuito de abrigar as entradas das suítes e da nova suíte máster, trazendo também a ventilação e iluminação natural antes defasadas na residência.

Casa 05 / com/c arquitetura - Imagem 3 de 24
© Haruo Mikami

Buscando trazer elementos contemporâneos ao projeto, usamos cimento queimado nos pisos e texturas de concreto em algumas paredes. A intenção era obter um contraste com as madeiras inseridas nos muxarabis e painéis que, além de aquecer os ambientes, traziam privacidade sem prejudicar a iluminação e a ventilação naturais.

Casa 05 / com/c arquitetura - Imagem 24 de 24
Corte

Para trazer personalidade à decoração, a maioria do mobiliário foi garimpado em antiquários, criando uma composição charmosa e descontraída para os ambientes. Renomados artistas do design brasileiro da década de 60, como Joaquim Tenreiro, Oscar Niemeyer e Jorge Zalszupin enriqueceram o projeto da Casa 05.

Casa 05 / com/c arquitetura - Fotografia de Interiores
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 05 / com/c arquitetura" 16 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977086/casa-05-com-c-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.