Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM

Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, CadeiraCasa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Sofá, Prateleira, Escada, CorrimãoCasa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Sofá, Escada, JanelaCasa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de ExteriorCasa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Mais Imagens+ 24

Comporta, Portugal
  • Arquitetos: Estúdio AMATAM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Garcês
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aleluia Cerâmicas, BRUMA, CIN, CLIMAR, CORKART, Cerâmica Vale da Gândara, Creative cables, Exporlux, FARO Barcelona, Primus Vitória, Roca, Rubicer, Sanitana, Secil
  • Autores : João Amaral, Manuela Tamborino
  • Colaboradores : Ruy Cardoso, Vera Lúcia Ferreira
  • Cliente : Boa Hora, Société Civile Immobilière
  • Instalações Eléctricas E Ited : Watt Hora - Serviços de Engenharia
  • Estabilidade : Engenharia 3.4 - Consultoria e Projectos
  • águas E Esgotos : Maurício Dias, Engenharia
  • Empresa De Construção : Fernando Pedreiro, Construção Civil
  • Cidade: Comporta
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Exterior, Fachada
© Garcês

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolver um projecto para uma casa cujo fim é exclusivo para estadia em período de férias, desafiou-nos a procurar desenvolver um conceito espacial e programático que refletisse essa especificidade. Procurámos entender aquilo que poderiam ser as qualidades inerentes a uma casa de férias, com uma utilização temporária por diversas famílias… e focámo-nos em algumas características que nos pareceram essenciais - uma organização espacial interior que permitisse uma forte convivência entre os seus utilizadores, uma relação muito próxima com o exterior e uma atmosfera que revivesse a morfologia das casas de campo, tradicionais portuguesas. Assim, a nossa proposta resultou num diálogo inusitado entre o moderno e o tradicional.

Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Dormitório, Prateleira, Janela, Madeira, Mesa, Cama
© Garcês
Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Imagem 24 de 29
Planta - Térreo
Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Sofá, Escada, Janela
© Garcês
Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Imagem 25 de 29
Planta - Primeiro pavimento
Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Sofá, Prateleira, Escada, Corrimão
© Garcês

No exterior procurámos desenvolver uma linguagem que fosse marcadamente contemporânea, com formas puras e simples, explorando a relação entre dois volumes rectangulares com volumetrias distintas. Esses volumes ocultam, contudo, um interior que explora uma espacialidade que tira proveito dos telhados de duas águas, tão característicos das casas de campo tradicionais. Apesar da modernidade aparente da volumetria, dotámos o exterior de materialidades que também exploram características vernaculares, nomeadamente o uso de madeira nas portadas, assim como o uso do tijolo cerâmico na cor branca, que transmite uma ruralidade tectónica. Há, assim, uma relação de harmonia entre premissas que são heranças da arquitectura popular tradicional e princípios que reflectem o paradigma contemporâneo do habitar.

Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira
© Garcês
Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Pia, Bancada
© Garcês

A fachada frontal é a mais reservada, uma vez que a vivência da casa está orientada para o interior do logradouro, onde se situam os principais espaços exteriores de convívio. A própria entrada principal é protegida por uma parede que potencia a privacidade. Do mesmo modo, na área de estacionamento, localizada no lado direito da casa, foi colocado outro muro para dotar a área da piscina a tardoz, no logradouro, de maior privacidade. A tardoz estão localizados os principais espaços exteriores. Uma área de refeições ao ar livre complementada por uma churrasqueira estende a cozinha para o exterior, espaços esses sombreados por uma planta Jasmin que oferece aroma e sombra nos dias quentes de Verão. Janelas maiores na área da cozinha e da sala, reforçam a relação com a área exterior e a piscina.

Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Garcês
Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Garcês
Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Imagem 26 de 29
Corte AA
Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira, Prateleira, Cadeira
© Garcês

No interior, continuou-se a exploração do diálogo entre o vernacular e o tradicional. Através do repositório do nosso imaginário, exploraram-se características das casas rurais que nos acompanham, particularmente casas com pé direitos variáveis e com a presença das pendentes dos telhados no interior. Assim, nas duas zonas sociais da casa – a sala e a cozinha – procurou-se explorar a plasticidade volumétrica do telhado de duas águas, com diferentes alturas, criando hierarquias espaciais e uma dinâmica estimulante para quem vivencia a casa.

Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Exterior, Mesa, Fachada
© Garcês
Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Imagem 29 de 29
Axonometria
Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Garcês

Quem está de fora, não consegue idealizar a riqueza espacial do interior, nem quem está no interior entende como o exterior apresenta uma linguagem tão elegante e minimalista. Esta ambivalência traduz-se numa casa moderna para uma vivência de campo!

Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM - Fotografia de Exterior
© Garcês

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa dos Brejos da Carregueira / Estúdio AMATAM" 17 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976988/casa-dos-brejos-da-carregueira-estudio-amatam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.