Casa Ep 02 / Colectivo NDS

Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de Exterior, Fachada
© Oscar Hernández

Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de ExteriorCasa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de InterioresCasa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Ep 02 / Colectivo NDS - Mais Imagens+ 19

Tlajomulco de Zúñiga, México
  • Arquitetos: Colectivo NDS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Oscar Hernández
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arko, CASTEL, Cemex, Daltile, Interceramic, Porcelanite, Rotoplas, Tecnolite, Tishman
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de Exterior
© Oscar Hernández

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando um projeto começa a se desenvolver, muitas vezes as metáforas estão tão intimamente impregnadas na essência de sua materialização, que mesmo que os usuários não tenham certeza dos fios que foram movidos anteriormente para que possam vivenciá-lo, conseguem apreciar o resultado intuitivamente. Na casa EP 02 isso é tão sutil e penetrante, que mesmo sem saber, você pode estar assistindo aviões perfeitamente sincronizados pousando em linha reta da varanda, como estrelas alinhadas marcando o horizonte. É que o eixo principal de um dos 2 módulos superiores da casa foi traçado no mesmo ângulo da pista do aeroporto internacional de Guadalajara, a aproximadamente 10 km de distância.

Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de Interiores, Escada
© Oscar Hernández
Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de Exterior, Fachada
© Oscar Hernández
Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de Interiores
© Oscar Hernández

O projeto de 340 m2, localizado no loteamento El Palomar em Tlajomulco de Zuñiga, Jalisco, está dividido em 2 andares e 3 "caixas" com diferentes proporções, materiais e programa interno, sobrepostos e com localizações e orientações estratégicas para formar a totalidade do uma casa funcional, prática e atraente. O rés-do-chão, com um módulo de serviço rectangular, serve por sua vez de alicerce sobre o qual assenta o módulo privado superior, onde se situam os quartos.

Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de Exterior
© Oscar Hernández
Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Imagem 22 de 24
Plan - Térreo
Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Imagem 23 de 24
Seção 01
Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Oscar Hernández

Aproveitando a sua localização numa das colinas mais altas da cidade e as suas encostas naturais, o segundo módulo assenta organicamente no solo. Ambos os módulos superiores, divididos de acordo com seu uso, são conectados entre si por um espaço de conexão no terraço, que serve como um vão entre os blocos de diferentes ângulos. O segundo módulo, que contém as áreas de estar, cozinha, refeitório, espaços de uso público da família, tem como destaque visual a cidade de Guadalajara em todo o seu esplendor.

Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de Exterior, Fachada
© Oscar Hernández
Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Oscar Hernández

O projeto foi pensado para servir de lar permanente para um casal de idosos, que recebe constantemente sua família. Por isso, em uma de suas laterais, a rampa de acesso veicular chega ao fundo do terreno, acompanhada de uma rampa de pedestres, que permite fácil acesso e entrada pela área pública, sem ter que economizar a altura da entrada. metros acima do nível 0,0 da entrada. Uma escada de ferro, no entanto, liga todos os andares, emoldurando o pátio frontal. 

Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de Exterior
© Oscar Hernández

No pátio frontal, em que ainda persiste um fragmento da história vulcânica do local, embutido no muro de arrimo, uma bela rocha de obsidiana descortina-se para nos lembrar que não há melhor paisagismo do que aquele que respeita o meio ambiente e brinca com a natureza preexistente do terreno em que foi construído. A sustentabilidade está presente através do uso da água. Um sistema composto por biodigestor, filtros, sistema de irrigação, permite que não seja desperdiçado, sendo reaproveitado ou devolvido ao solo, sem a necessidade do uso de sistemas públicos de drenagem.

Casa Ep 02 / Colectivo NDS - Fotografia de Exterior
© Oscar Hernández

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ep 02 / Colectivo NDS" [Casa Ep 02 / Colectivo NDS] 17 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976939/casa-ep-02-colectivo-nds> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.