Casa La Toscalera / Alejandro Beautell

Casa La Toscalera / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores, Porta, Tijolo
© Flavio Dorta

Casa La Toscalera / Alejandro Beautell - Fotografia de Exterior, TijoloCasa La Toscalera / Alejandro Beautell - Fotografia de InterioresCasa La Toscalera / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores, Escada, TijoloCasa La Toscalera / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores, TijoloCasa La Toscalera / Alejandro Beautell - Mais Imagens+ 20

El Toscal, Espanha
  • Agrimensor: Eloy Fernández
  • Cidade: El Toscal
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa La Toscalera / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Flavio Dorta

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa fica localizada no Toscal de Santa Cruz de Tenerife, um bairro esquecido que foi declarado um conjunto histórico, mas que carece de um planejamento especial. O projeto consiste na reforma de uma casa de 1912 em estado de ruína.

Casa La Toscalera / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores, Porta
© Flavio Dorta
Casa La Toscalera / Alejandro Beautell - Imagem 17 de 25
Planta - Térreo
Casa La Toscalera / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Flavio Dorta
Casa La Toscalera / Alejandro Beautell - Imagem 18 de 25
Planta - Mezanino
Casa La Toscalera / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo
© Flavio Dorta

A reforma proposta não visa manter uma imagem imutável da cidade histórica, mas sim uma modificação controlada que permite a evolução sem apagar a essência do lugar. Considerando os valores ambientais do edifício, constituídos por sua volumetria, fachada e materialidade, e a partir da reinterpretação das arquiteturas tradicionais, a residência foi dotada de um layout de casa-pátio. O pequeno pátio de ventilação existente foi ampliado para ocupar toda a linha central transversal da construção - da empena a empena - constituindo o verdadeiro centro tipológico da casa. A elevação do edifício é recuada em relação à linha da fachada, diminuindo sua presença na rua e gerando um terraço que serve o dormitório principal.

Casa La Toscalera / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Flavio Dorta
Casa La Toscalera / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores, Viga
© Flavio Dorta

Como é recorrente na arquitetura tradicional canária, a escada está localizada no lado esquerdo da abertura da galeria para o pátio, e é um elemento que articula os diferentes ambientes. O primeiro degrau da escadaria é diferente dos outros, lembrando a peça basáltica tão comum em casas antigas. Em termos materiais, as paredes existentes que definem o fechamento da casa foram ora mantidas aparentes, ora acabadas com argamassa de cal, dependendo do caso. A nova construção é feita de concreto aparente, com diferentes acabamentos.

Casa La Toscalera / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores
© Flavio Dorta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa La Toscalera / Alejandro Beautell" [Casa la Toscalera / Alejandro Beautell] 21 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976908/casa-la-toscalera-alejandro-beautell> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.