Parque Oxygen / AECOM

Parque Oxygen / AECOM - Fotografia de ExteriorParque Oxygen / AECOM - Fotografia de InterioresParque Oxygen / AECOM - Fotografia de Exterior, CercaParque Oxygen / AECOM - Fotografia de InterioresParque Oxygen / AECOM - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: AECOM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Markus Elblaus
  • Arquiteto Responsável: Erik Behrens
  • Equipe Paisagismo: James Haig Streeter (chefe de paisagismo), Mark Blackwell, Warren Osborne, Kevin Underwood, Philip Dugdale, Alfredo Galindo, Eric Hallquist, Shafee Jones-Wilson, Wing Lai, James Manuel, John Neilson, Jonathon Reeves, Adam Rothwell, Jason Shinoda, Stephen Suen, Jack Wu
  • Cidade: Doha
  • País: Catar
Mais informaçõesMenos informações
Parque Oxygen / AECOM - Fotografia de Exterior
© Markus Elblaus

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este parque foi projetado para fornecer um “pulmão verde” para o Education City Campus em Doha, Catar. Inspirado nas formações terrestres e rochas erodidas pelo vento do ambiente natural do deserto, o terreno foi modificado para maximizar o resfriamento passivo por meio dos ventos predominantes e acomodar várias atividades esportivas.

Parque Oxygen / AECOM - Imagem 10 de 31
© Markus Elblaus

A paisagem marcante apresenta uma passarela subterrânea com túneis de resfriamento e uma série de pistas de corrida dinâmicas e circulares.

Parque Oxygen / AECOM - Imagem 23 de 31
Planta
Parque Oxygen / AECOM - Fotografia de Exterior, Cerca
© Markus Elblaus

O Oxygen é agora um destino vibrante para a comunidade local – e um antídoto perfeito para o calor do deserto. O parque oferece impressionantes 130.000 m2 de área verde, 7.000 m de caminhos, uma passarela coberta com sombra, uma pista de corrida de 1.600 m, uma pista equestre, quadras de esportes, quatro "follies" e jardins com mais de 100 espécies de plantas, maioria de plantios indígenas e adaptados ao deserto.

Parque Oxygen / AECOM - Fotografia de Interiores
© Markus Elblaus
Parque Oxygen / AECOM - Fotografia de Interiores
© Markus Elblaus
Parque Oxygen / AECOM - Fotografia de Interiores
© Markus Elblaus

Ele é acessado através do metrô de superfície e das ciclovias e rotas de caminhada em todo o campus. A paisagem marcante do parque foi criada levando em consideração o clima quente e seco do país e suas brisas refrescantes. Honrar a paisagem local é fundamental e evidente em todos os aspectos do desenho do parque.

Parque Oxygen / AECOM - Fotografia de Exterior
© Markus Elblaus

Por exemplo, a topografia do parque foi modelada por computador para maximizar o resfriamento passivo por meio dos ventos predominantes criando uma passarela sombreada com túneis para diminuição da temperatura. Tal como acontece com as tradicionais torres eólicas do Golfo Pérsico, a brisa disponível é canalizada através das passagens de vento esculpidas entre os jardins para fornecer ventilação natural. A topografia ondulada com suas colinas e valas cria uma forte estrutura espacial para várias atividades programáticas incorporadas em conjunto com pistas de corrida dinâmicas e circulares.

Parque Oxygen / AECOM - Imagem 29 de 31
Corte
Parque Oxygen / AECOM - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada
© Markus Elblaus

Os materiais de cor amarela foram escolhidos por serem simpáticos à paisagem nativa do país e minimizar o brilho e os efeitos da ilha de calor. As trilhas curvas são construídas em concreto para fornecer superfícies uniformes, robustas e contínuas para atividades esportivas.

Parque Oxygen / AECOM - Fotografia de Exterior
© Markus Elblaus

Uma passarela coberta é formada por grandes nervuras de concreto armado em forma de "C" que são posicionadas ao longo de um lado dos trilhos. Elas são estruturadas por uma fundação contínua que se apoia na formação de calcário do solo. Inspiradas na topografia do deserto, tanto a parte interna quanto as paredes externas, são revestidas com pedra natural para criar uma estrutura de aparência monolítica.

Parque Oxygen / AECOM - Fotografia de Interiores
© Markus Elblaus

As "follies" oferecem locais de descanso após treinos intensos e salas de aula ao ar livre para atividades de ensino. Elas são formadas a partir de uma estrutura de concreto armado embutido nas encostas dos morros e são cobertas com um telhado verde em balanço para maximizar a massa térmica e reduzir o ganho de calor solar.

Parque Oxygen / AECOM - Imagem 31 de 31
Corte

O projeto incorpora plantas nativas e adaptadas ao deserto. As águas pluviais das chuvas sazonais são armazenadas no local por meio de sumidouros embutidos na paisagem, que aumentam a capacidade natural do solo de drenar a água. As superfícies de grama para atividades esportivas são equipadas com sistemas de irrigação inteligentes e tecnologias de sensores para controlar e reduzir o consumo de água.

Parque Oxygen / AECOM - Fotografia de Exterior, Fachada
© Markus Elblaus

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Education City, Doha, Catar

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Parque Oxygen / AECOM" [Oxygen Park / AECOM] 15 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976726/parque-oxygen-aecom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.