Residência AD / Anastasia Arquitetos

Residência AD / Anastasia Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa, Janela, Viga, Terraço, PátioResidência AD / Anastasia Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Iluminação, DormitórioResidência AD / Anastasia Arquitetos - Fachada, Viga, PilarResidência AD / Anastasia Arquitetos - Fachada, Jardim, AidoResidência AD / Anastasia Arquitetos - Mais Imagens+ 8

Nova Lima, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  593
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jomar Bragança
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Allmad, Arkwood, Interpam
  • Arquitetura: Tomás Anastasia
  • Interiores: Johanna Anastasia
  • Construçao: Evandro Lara
  • Estrutura: Valerio Diniz Mourthé
  • Projetos Hidráulico E Elétrico: Valerio Diniz Mourthé
  • Paisagismo: Tirol
  • Cidade: Nova Lima
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência AD / Anastasia Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa, Janela, Viga, Terraço, Pátio
© Jomar Bragança

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está situada em terreno em declive em um condomínio em Nova Lima, em região montanhosa. Trata-se de uma residência de basicamente 1 pavimento principal, onde se concentram as áreas intimas, sociais e de serviço, e um subsolo onde estão situadas casa de máquinas e academia de ginástica.

Residência AD / Anastasia Arquitetos - Fachada
© Jomar Bragança
Residência AD / Anastasia Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Dormitório
© Jomar Bragança

Em sua distribuição, a área intima se estende ao longo da fachada lateral esquerda, com os quartos voltados para o norte, uma vez que é necessária uma insolação constante nos mesmos devido ao clima da região. Um jardim interno separa a área íntima da área social, que está voltada para os fundos do terreno, onde temos a melhor vista e a orientação leste. Devido a seu comprimento, a sala é iluminada pelo jardim interno e por aberturas superiores, o que garante iluminação e ventilação naturais durante todo o dia. A entrada, voltada para o oeste, não possui aberturas, apenas a porta principal. Assim, conseguimos privacidade em relação à rua e uma boa proteção ao sol oeste. A parte de serviços se estende ao longo da fachada lateral direita, com a garagem comunicando em nível com área de serviço, que por sua vez comunica com a cozinha. Assim, toda a casa é acessível, com circulações generosas e sem obstáculos.

Residência AD / Anastasia Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Iluminação, Dormitório
© Jomar Bragança
Residência AD / Anastasia Arquitetos - Mesa, Cadeira, Pátio
© Jomar Bragança

O projeto procurou interferir da menor forma possível no terreno natural, evitando assim contenções e muros de arrimo. Foram instalados em sua cobertura placas fotovoltaicas e solares, além de contar com um sistema de reaproveitamento da água pluvial, que contam com grandes caixas d´água para acúmulo das mesmas, uma vez que o regime pluviométrico da região indica grandes períodos sem chuva. Além disto, a atenção à disposição das aberturas em relação ao vento e ao sol possibilita a não necessidade de sistemas artificiais de climatização.

Residência AD / Anastasia Arquitetos - Fachada, Jardim, Aido
© Jomar Bragança

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência AD / Anastasia Arquitetos" 12 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976648/residencia-ad-anastasia-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.