Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso

Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de ExteriorCasa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraCasa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Exterior, PortaCasa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de ExteriorCasa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Mais Imagens+ 28

Caxias do Sul, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Broilo Aquecimento, Dimibu, Esquadrias Moschetta, Incepa, Isomaf, Lajeadense Vidros, Madereira Perimetral, Noppin do Brasil, Pezzi Produtos Elétricos, Polimix Concreto, Roca, Sika Brasil, Trevizzo Vidros
  • Arquiteto Responsável: Luciano Lerner Basso
  • Projeto De Instalações: Roberto Basso
  • Projeto Estrutural: André Granzotto
  • Cidade: Caxias do Sul
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

FORTUNATA, adj. fem. do idioma italiano: aquela que foi tocada pela sorte. Uma casa construída ao redor de uma árvore, onde a razão é o instrumento principal na busca pelo espírito de viver.

Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá
Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Localizada no extremo sul do Brasil, a casa Fortunata é um projeto que evidencia as atividades essenciais da Arquitetura: a leitura cuidadosa dos condicionantes ambientais; a determinação precisa dos processos de construção; a correta resolução do programa de necessidades; e a harmonia das formas construídas.

Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Construída em um bairro tradicional, aberto, a casa foi implantada ao redor de uma enorme Araucária angustifolia. O acesso desde a calçada até a entrada da casa se dá por um caminho sinuoso de terra batida e brita, a rua adentra o pátio e se estende até a porta de entrada. Não existem muros, apenas uma diáfana tela metálica. Há a intenção de que o chão da casa seja o mesmo da cidade; o desejo de criar espaços urbanos sem barreiras, de integrar visualmente o público ao privado.

Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Exterior
© Roberta Gewehr
Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Imagem 25 de 33
Planta Baixa Pavimento Inferior
Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

A sua inserção na paisagem é uma resposta direta às condicionantes do lugar. Objetivando uma mínima intervenção na topografia, o volume principal é sustentado por um pilotis que delicadamente toca o solo e adapta-se à conformação natural do terreno. Todo material resultante da escavação das fundações foi utilizado; a terra foi usada como aterro para área de manobra de veículos; as pedras foram usadas na construção das taipas de contenção e dos elementos de paisagismo. A vegetação nativa foi preservada praticamente em sua totalidade. Se fosse possível um enorme guindaste içar a casa e pousa-la em outro lugar o terreno original permaneceria praticamente intacto, sem rastros da obra.

Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Exterior, Porta
© Manuel Sá

Projetada para um jovem casal, a divisão programática da Fortunata é simples: no nível inferior, sob o pilotis, há um abrigo de automóveis; adentrando a casa encontra-se o vestíbulo e a lavanderia. No nível superior, a partir da união geométrica de quatro retângulos, foi projetada uma planta estruturalmente aberta, onde a separação entre as funções de estar, trabalhar e dormir se dá pela condição espacial gerada pelo núcleo servidor e pelo uso de elementos leves. Não existem corredores sem saída e nem espaços fechados de convívio. A circulação se dá em um movimento contínuo que permeia ambientes flexíveis e multifuncionais. Condição que permite que a casa assuma diferentes configurações e possa acompanhar as mudanças de vida dos proprietários.

Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Interiores, Viga
© Manuel Sá
Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Manuel Sá
Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Imagem 30 de 33
Corte DD
Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Imagem 29 de 33
Corte CC
Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

Completando o programa, três varandas construídas com o aproveitamento das madeiras utilizadas nas formas das concretagens conectam a casa com o pátio dos fundos; ampliam a sala de estar em direção à paisagem. Sem cortinas ou barreiras visuais entre dentro e fora, o morador tem contato permanente com a natureza. Ao mesmo tempo que habita a casa, também habita a mata.

Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Interiores
© Roberta Gewehr
Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Interiores
© Roberta Gewehr
Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Imagem 26 de 33
Planta Baixa Pavimento Superior
Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Interiores, Escada
© Manuel Sá

O concreto aparente moldado in loco é usado como matéria total. Está na estrutura, nos fechamentos, nos degraus da escada e até no mobiliário fixo. Um material que envelhece com a mesma beleza da natureza, resiste bem às intempéries e exige baixa manutenção mesmo em meio à umidade da mata. Além disso é um sistema bastante comum na região, com farta mão de obra capacitada e custo construtivo inferior ao de outros sistemas com as mesmas virtudes. Uma estrutura que se mostra crua e desnuda um processo construtivo que ao mesmo tempo que se mostra rigoroso e preciso, também evidencia as perfeitas-imperfeições de um trabalho artesanal. Uma obra onde matéria e técnica são indivisíveis.

Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá
Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Projetamos uma Arquitetura silenciosa que mantem franco diálogo com a natureza; seja através de suas paredes de opacas que no rigoroso inverno do sul se confunde com a neblina; seja pela forma como a mata é refletida em seus vidros nos dias de céu azul. Sua qualidade plástica está nas relações entre planos, vazios, luzes, paisagem e texturas. Um projeto que expande o campo da própria arquitetura e traz reflexões sobre as relações entre a casa e a cidade, entre o homem e a natureza.

Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Exterior, Viga
© Manuel Sá

Tratando dos aspectos sustentáveis, além da mínima intervenção na vegetação e na topografia existentes, sublinhamos: o usos de madeiras de reflorestamento nas fôrmas do concreto; re-uso desta madeira para construção das varandas; ventilação cruzada em todos os ambientes de uso contínuo; esquadrias de alto desempenho com corte térmico; vidros duplos; isolamento térmico com EPS nas lajes de piso e de cobertura; tratamento do concreto aparente com produtos livres de solventes; sistema de aquecimento alimentado por combustível ecológico; aproveitamento da água da chuva para irrigação; iluminação natural em todos os cômodos, inclusive com uso de clarabóias; iluminação artificial realizada totalmente com lâmpadas de baixo consumo, incluindo automação para o controle da iluminação externa.

Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Fortunata / Luciano Lerner Basso" 11 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976602/casa-fortunata-luciano-lerner-basso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.