Escola Infantil Dyrehaven / GinnerupArkitekter

Mais informaçõesMenos informações
Escola Infantil Dyrehaven / GinnerupArkitekter - Fotografia de Exterior
© Ulrik Tofte Olesen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nova escola infantil inspirada e construída na floresta. Mesmo ao lado de uma floresta protegida na Jutland, os arquitetos dinamarqueses GinnerupArkitekter projetaram um espaço inspirado na paisagem circundante. Uma inspiração que se manifestou tanto no design específico do volume e na utilização de materiais sustentáveis como na forma em que a arquitetura apoia o cotidiano das crianças, no interior e no exterior.

Escola Infantil Dyrehaven / GinnerupArkitekter - Fotografia de Exterior
© Ulrik Tofte Olesen
Escola Infantil Dyrehaven / GinnerupArkitekter - Imagem 12 de 13
Planta - Situação

Todos os dias os usuários, incluindo cinco grupos de jardim de infância, quatro grupos de creche e dois grupos de crianças com necessidades especiais, podem desfrutar das árvores altas e de um cenário com rica flora e fauna. Desde o início, a edificação foi projetada com o ambiente florestal em mente e com o desejo de integrar ao máximo a natureza no projeto. Assim, pequenos volumes arquitetônicos aparecem na fachada aproximando a natureza da arquitetura e, ao mesmo tempo, dividindo a edificação em unidades menores, estabelecendo entradas privativas para os vários grupos de crianças.

Escola Infantil Dyrehaven / GinnerupArkitekter - Fotografia de Exterior
© Ulrik Tofte Olesen
Escola Infantil Dyrehaven / GinnerupArkitekter - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ulrik Tofte Olesen

As diferentes alturas da construção enfatizam a divisão do projeto em volumes menores com telhados jardim e painéis solares integrados. Além disso, as fachadas também são inspiradas na floresta, cobertas com um revestimento de madeira Nordic Eco-lab, com certificação PEFC e com pequenas variações no detalhamento. Um interior inspirado na floresta. "No interior, a inspiração do contexto é óbvia", explica Trine Mouritsen, arquiteta e sócia do GinnerupArkitekter, e continua: "Assim como na floresta onde as árvores formam espaços com as copas como teto de proteção e o chão como uma superfície viva e suave, projetamos a edificação como uma interpretação da floresta com seus muitos espaços naturais, sua luz bruxuleante e suas clareiras características."

Escola Infantil Dyrehaven / GinnerupArkitekter - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Ulrik Tofte Olesen
Escola Infantil Dyrehaven / GinnerupArkitekter - Fotografia de Interiores
© Ulrik Tofte Olesen
Escola Infantil Dyrehaven / GinnerupArkitekter - Imagem 13 de 13
Planta

Através de grandes aberturas e janelas em arco, os usuários podem desfrutar da vegetação do lado de fora, enquanto as janelas altas garantem uma visão clara do céu. Além disso, as claraboias contribuem com uma luz que, como na floresta, lança os raios do sol diretamente para o interior. Até mesmo o piso foi cuidadosamente selecionado, inspirado na iluminação que é experimentada durante as caminhadas na floresta. Foi escolhida uma qualidade de linóleo macio com nichos amarelos e grandes manchas ensolaradas e circulares aparecendo em certos lugares. Todos os pisos, tetos e móveis especiais são feitos de materiais certificados de forma sustentável.

Escola Infantil Dyrehaven / GinnerupArkitekter - Fotografia de Interiores
© Ulrik Tofte Olesen

Projetando com a ludicidade como ponto focal. Os arquitetos posicionaram elementos específicos nos guarda-volumes, corredores e banheiros, já que são locais que muitas vezes se tornam caóticos. Aqui, o foco era substituir o caos por uma atmosfera calma, como, por exemplo, com o uso de uma cor verde que, além de remeter à floresta, ao mesmo tempo acalma os ambientes. Os corredores também podem se tornar áreas ativas como pequenas cavernas que convidam as crianças a brincar e explorar.

Escola Infantil Dyrehaven / GinnerupArkitekter - Fotografia de Interiores
© Ulrik Tofte Olesen

Ao mesmo tempo, a sala comum central oferece uma área onde as crianças podem experimentar a preparação dos alimentos, ou podem atuar em um pequeno palco ou até mesmo utilizar o espaço para conhecer os outros grupos. Também, ao ar livre, a brincadeira continua: em pequenos bolsões próximos ao volume ou no parque infantil montanhoso que se estende ao redor da edificação, ou dentro e fora das árvores existentes que foram preservadas sempre que possível. As árvores que foram cortadas foram recicladas como elementos de design ativos no playground.

Escola Infantil Dyrehaven / GinnerupArkitekter - Fotografia de Exterior
© Ulrik Tofte Olesen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dyrehaven, 8660 Skanderborg, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Infantil Dyrehaven / GinnerupArkitekter" [Children’s House Dyrehaven / GinnerupArkitekter] 11 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976562/escola-infantil-dyrehaven-ginneruparkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.