Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes

Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Fotografia de ExteriorCentro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Fotografia de InterioresCentro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Fotografia de ExteriorCentro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Mais Imagens+ 7

Riells i Viabrea, Espanha
  • Arquitetos: Comas-Pont Arquitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  566
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Arquitetos Responsáveis: Jordi Comas, Anna Pont
  • Direção De Obra: Comas-Pont Arquitectes
  • Calculista: Estudi103 - Jorge Blasco
  • Instalações: Font i Armengol - Joan Font i Armengol
  • Acústica : SiS Consultoria Francesc Sampedro
  • Técnicas Meio Ambientais: Societat Orgànica -Albert Sagrega
  • Cliente : Infraestructures.cat – Cat Salut
  • Promotor : Infraestructures.cat – Cat Salut
  • Empreiteiro: Micaló Raimó
  • Projeto Estrutural: Estructura de madera microlaminada (CLT)
  • Cidade: Riells i Viabrea
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção térrea e é formada por dois volumes horizontais que organizam o programa separados por um pátio linear ao sul que permite que a paisagem seja introduzida aos interiores do edifício. Tem um único acesso ligado a uma pequena praça de entrada que aparece como uma extensão dos pavimentos da Rua Baix. O volume das instalações aumenta em altura para escondê-las e, ao mesmo tempo, funciona como um marco do edifício. Uma varanda dá as boas-vindas ao usuário. Um segundo acesso, também conectado à sala principal, reconhece um caminho de vizinhança e se alinha ao trajeto que leva ao bar do campo de futebol e sua área de estacionamento do bairro.

Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrià Goula

A área pública ao sul é separada da área privada ao norte com o programa de uso mais interno (restrito aos profissionais). As áreas de consulta estão localizadas ao redor do pátio linear e contemplam, além dos consultórios, as salas de espera conectadas a cada um deles. Toda a área pública do centro é controlada visualmente a partir da entrada. O layout permite que a primeira ala seja setorizada para tratamentos ligados à COVID com acesso independente.

Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Devido à tipologia do edifício ser térrea, ao seu uso e sua localização, a estrutura e construção do CAP Riells i Viabrea foi construída utilizando madeira laminada do tipo CLT.  A adequação da CLT foi analisada do ponto de vista do conforto ambiental e da facilidade de construção.

Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Imagem 10 de 12
Planta Implantação

Madeira e saúde. O Centro de Atenção Primária é uma instalação ideal para considerar a saúde das pessoas a partir da própria construção, conseguindo criar um modelo e implementar uma certa pedagogia.

Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

A madeira é um material sem radioatividade ambiental e não produz alterações físicas ou psicológicas para os seres humanos. Tem uma composição porosa, com uma formação de tramas longitudinais nas fibras, que crescem em forma de anéis ao longo de seu crescimento vertical. Isto favorece a ventilação intersticial, pois sua porosidade evita aglomerações de gás rádon e COVs em edifícios, que são prejudiciais às pessoas. Além disso, a madeira funciona higroscópicamente atenuando a umidade do ambiente enquanto age como uma barreira às mudanças eletromagnéticas estáticas nos edifícios.

Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Imagem 11 de 12
Planta

Relação com o entorno e aspectos ambientais. O novo CAP Riells i Viabrea está localizado nos pés do Montseny, uma Reserva da Biosfera que é um mosaico de paisagens mediterrâneas e da Europa Central, localizado próximo a grandes áreas metropolitanas.

Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

O uso da madeira, além do diálogo conceitual estabelecido com as florestas que podem ser vistas a partir da construção, ajuda a montanha a ser rentável e reduz o risco de pragas e incêndios. Esta dinâmica de encontrar a rentabilidade das florestas é uma garantia de sua conservação. Ao mesmo tempo, as florestas atenuam a mudança climática, armazenando carbono e conservando a biodiversidade. Além disso, a madeira é um material biodegradável, renovável e reciclável.

Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Imagem 12 de 12
Cortes e Elevações

Facilidade de construção. A construção em madeira permite reduzir os tempos de execução e o desperdício, pois a maior parte do processo é realizada na indústria, onde o clima não influencia e os processos de fabricação podem ser melhor controlados, resultando em produtos de melhor qualidade técnica. O uso do sistema de madeira permite vencer vãos de 8 metros, o que garante mais liberdade para distribuições futuras.

Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula

A fachada ventilada com chapa ondulada lacada permite que os elementos de fechamento e proteção solar sejam feitos com um único material, obtendo diferentes tonalidades e percepções do material ao variar entre transparência e opacidade, preservando a privacidade quando necessário.

Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrià Goula

No interior, a estrutura de madeira aparente foi preservada na área da sala de espera comum. Nos consultórios, foi aplicado um acabamento mais asséptico com azulejos brancos com as juntas na cor da madeira, para dar-lhe mais calor. A maioria das árvores existentes foi preservada e o mesmo número de árvores que tiveram que ser removidas devido à sua incompatibilidade com o edifício foi plantado.

Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de Baix, 17404 Riells i Viabrea, Girona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Atenção Primária de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes" [CAP de Riells i Viabrea / Comas-Pont arquitectes] 13 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976528/centro-de-atencao-primaria-de-riells-i-viabrea-comas-pont-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.