Apartamento C/steel / Yutarou Ohta

Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de Interiores, PrateleiraApartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de Interiores, BancadaApartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaApartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de InterioresApartamento C/steel / Yutarou Ohta - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Yutarou Ohta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  48
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Masaki Hamada
Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de Interiores
© Masaki Hamada

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é a residência do próprio arquiteto, em um prédio de apartamentos de 30 anos próximo ao rio Sumida. Ele se apaixonou à primeira vista pelo rio, que serviu a Edo (atual Tóquio) como uma importante artéria de logística e conectou sua cultura. Ele sonhava em viver próximo ao rio um dia.

Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Masaki Hamada
Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Imagem 25 de 27
Planta
Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Masaki Hamada
Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Imagem 26 de 27
Corte 01
Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de Interiores, Bancada
© Masaki Hamada

A planta existente era típica de um apartamento com sala de estar, cozinha e quarto. Dividido por cômodos e conectados por corredores, ignorando os privilégios de se viver próximo ao rio. Criado em um apartamento, ele sentiu que estava no apartamento dos seus pais, privado da natureza, e isso não era satisfatório. Ao incorporar o Rio Sumida ao apartamento, buscou-se criar um estilo de vida orgânico que convive com a natureza.

Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de Interiores
© Masaki Hamada

Como ponto de partida para o projeto, estudou-se o layout do apartamento em relação ao core do edifício. Para fazer com que o banho fosse a parte mais importante da rotina, garantiu-se que a partir da banheira fosse possível ter uma vista do rio e, para tanto, ela foi situada no centro do apartamento. Os outros ambientes se distribuíram em L ao redor do centro. Uma pequena banheira e uma grande abertura de acrílico foram suficientes para que fosse possível desfrutar do banho com vista para o Rio Sumida.

Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de Interiores
© Masaki Hamada

O espaço aberto em forma de L conecta a sala de estar e jantar. O espaço de trabalho e o quarto são divididos com cortinas transparentes para controlar a relação entre os espaços e a distância do Rio Sumida de acordo com o uso.

Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Masaki Hamada
Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Masaki Hamada

O reflexo do rio Sumida se projeta na parede de aço que reveste o core, a luz natural preenche a sala e, revestindo o piso e as paredes com compensado, cria-se um gradiente natural, tornando o rio Sumida uma parte da vida.

Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de Interiores
© Masaki Hamada
Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Imagem 27 de 27
Corte 02

Ao incorporar os fenômenos que ocorrem no Rio Sumida na vida de um apartamento isolado da natureza, pudemos descobrir uma nova forma de nos relacionarmos com a natureza. O rio Sumida, que conectou a cultura do período Edo ao presente e nos deu direções para nossas vidas futuras.

Apartamento C/steel / Yutarou Ohta - Fotografia de Interiores
© Masaki Hamada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento C/steel / Yutarou Ohta" [C/steel Apartment / Yutarou Ohta] 15 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976468/apartamento-c-steel-yutarou-ohta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.