Villa U / Pool Leber Architekten

Villa U / Pool Leber Architekten - Fotografia de Exterior
© Brigida González

Villa U / Pool Leber Architekten - Fotografia de Exterior, FachadaVilla U / Pool Leber Architekten - Fotografia de InterioresVilla U / Pool Leber Architekten - Fotografia de ExteriorVilla U / Pool Leber Architekten - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraVilla U / Pool Leber Architekten - Mais Imagens+ 23

Gräfelfing, Alemanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  587
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Brigida González
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Petersen, Zementwerkstatt Ingo Weber
  • Engenheiro Estrutural: Christian Eisenhauer
  • Paisagismo: Klaus Schurr
  • Cálculo Estrutural: Hansen Ingenieure
  • Cidade: Gräfelfing
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Villa U / Pool Leber Architekten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Brigida González

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Villa U é uma residência unifamiliar localizada na área residencial de Gräfelfing, nos arredores de Munique. A casa tem uma planta triangular, com a fachada sul, a mais comprida, voltada para o jardim. Nesta face, a casa é aberta em direção ao espaçoso jardim com uma piscina. As duas outras testadas, incluindo o acesso, seguem a geometria do terreno. O edifício foi concebido como um bloco sólido, com três grandes aberturas e um espaço com pé direito duplo no interior voltado para o quintal.

Villa U / Pool Leber Architekten - Fotografia de Exterior
© Brigida González
Villa U / Pool Leber Architekten - Fotografia de Exterior
© Brigida González

No interior da casa, o triângulo torna-se um L com os quartos dispostos em dois pavimentos ao longo das fachadas mais reservadas do norte e das ruas em torno do pé direito duplo. A sala de estar ocupa a área central, rebaixada para configurar um vazio que se estende até um terraço inferior, unificando assim o interior com o espaço externo. Três aberturas de altura total são esculpidas fora da massa de tijolos sendo envidraçadas quase sem elementos de caixilho.

Villa U / Pool Leber Architekten - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Brigida González
Villa U / Pool Leber Architekten - Imagem 23 de 28
Planta

Em contraste com estes espaços sociais, a biblioteca é um ambiente íntimo que compartilha uma lareira com a sala adjacente. No pavimento superior, uma galeria permite não apenas a conexão com os quartos e o estúdio, mas também abraça o volume de pé direito duplo e leva a um terraço ao ar livre que fica exatamente entre o vazio central e o jardim, completando um percurso circular em torno do primeiro pavimento. Neste nível, os três vértices do triângulo são ocupados por quartos — um para cada criança e uma suíte principal — e delimitados por distintas e grandes janelas com caixilhos pretos: os "olhos" do edifício.

Villa U / Pool Leber Architekten - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Brigida González
Villa U / Pool Leber Architekten - Fotografia de Interiores
© Brigida González

O volume é revestido com tijolos de cor cinza no formato estreito "Flensburg". Faixas decorativas com tijolos recuados alternadamente percorrem a fachada, unindo o volume e ressaltando a natureza maciça, quase castelhana, do edifício. O tijolo perfurado cobre as janelas do lado da rua, dando privacidade a estes cômodos enquanto permite um revestimento mais fechado e uniforme nestas laterais.

Villa U / Pool Leber Architekten - Imagem 14 de 28
© Brigida González

Ao mesmo tempo, os vazios são usados para delimitar os acessos. O espaço de pé direito duplo é espelhado na adega: uma área central de lazer rebaixada delimitada por uma circulação triangular, o ambiente é pontuado com colunas maciças de concreto triangulares que conduzem aos espaços para hóspedes, esporte e depósito. Todo o volume tem um forte caráter escultural: galerias, terraços e átrios moldam o espaço, esculpindo elementos, abrindo passagens, funções de intertravamento, ofuscando os limites entre o interior e o exterior e mantendo a unidade da massa intocada.

Villa U / Pool Leber Architekten - Fotografia de Exterior
© Brigida González

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa U / Pool Leber Architekten" [Villa U / Pool Leber Architekten] 11 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976328/villa-u-pool-leber-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.