Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez

Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Fotografia de ExteriorHotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Fotografia de ExteriorHotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Fotografia de Interiores, CozinhaHotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Fotografia de InterioresHotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Mais Imagens+ 21

Todos Santos, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografías:Onnis Luque
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Jardinarte, Partr3s, Trimble, Vivero del pacífico
  • Paisajismo: POLEN Arquitectura de Paisaje
  • Arquitetura: Yektajo Valdez Arquitectos
  • Colaboradores: Par Tr3s
  • Cidade: Todos Santos
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Fotografia de Exterior, Orla
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso objetivo para este projeto foi o de enfatizar o dinamismo natural do deserto, explorando e destacando a topografia criada por seus ventos, os elementos que o tornam um presente para os sentidos, sua forma natural de criar caminhos e espaços que aparecem e desaparecem como se estivesse numa paisagem de surpresas e fizemos isso nos mantendo fiéis a sua natureza e seus ciclos. O deserto é uma zona de mudança constante. Os ventos e as estações do ano o modelam e remodelam, transformando suas ondulações, relevos, fissuras e toda sua aparência com um simples movimento feito pelo vento. Para conseguir enfatizar tal movimento, trabalhamos num desenho inspirado por estes ventos. Trabalhamos sem linhas rígidas, imaginando todo e cada contorno de sua topografia como se tivesse sido moldado por ventos fortes do deserto ao invés de ter sido feito com papel e caneta.

Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque
Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Imagem 19 de 26
Diagrama
Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque

Mas não é apenas o vento que esculpe a aparência do deserto. A água e a chuva, apesar de não serem frequentes, são os feitiços mágicos que podem modificar as cores, cheiro e textura da flora em um instante. Para estar seguros de que conseguiríamos destacar estes acontecimentos fantásticos, utilizamos somente plantas que são nativas dessa região, para que tais acontecimentos pudessem ocorrer naturalmente, sem a necessidade de se acrescentar mais água ou de intervenção humana. Desta forma, os hóspedes do hotel poderão experimentar a sensação de estar no deserto em sua forma mais real e, na prática, o projeto pode manter sua mágica com a menor manutenção possível. Fazendo referência a idéia das águas e sentidos, nós mantivemos e direcionamos um fluxo de água que percorre toda a propriedade para dar aos hóspedes um prazer auditivo e que culmina numa fantástica nascente, que nos transporta para um oásis natural, que remete ao que acontece no local naturalmente, este magnífico contraste de ambientes que atinge todos os sentidos. E para finalizar a experiencia completa, nós fizemos os caminhos com a areia mais suave da região para encorajar os visitantes a caminhar pelo hotel com os pés descalços.

Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque
Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque
Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Imagem 21 de 26
Plantación general
Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque
Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Onnis Luque
Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Fotografia de Interiores
© Onnis Luque

O deserto tem uma maneira especial de se revelar pouco a pouco para aqueles que o exploram. Apesar de ser vasto e extenso, é formado por espaços aparentemente infinitos e únicos, cada um com sua própria definição de cores, texturas e tamanhos, definidos por suas plantas e correspondentes idades. Para recriar isso nesta propriedade, nós traçamos seus caminhos de tal maneira que quando se caminhe por eles, os hóspedes possam sentir a abertura e fechamento de uma variedade de lugares ao invés de uma grandiosa revelação. Desta maneira, os visitantes tem a oportunidade de ter a experiência de explorar o deserto enquanto estão caminhando pelo hotel. Para alcançar este objetivo e conseguir manter o conforto que nem sempre se tem ao caminhar por um deserto, nós cultivamos espécies da região numa estufa especial por mais de um ano e plantamos estas novas plantas perto de diversas outras plantas antigas que já se encontravam na região. Isso nos deu a oportunidade de mesclar diferentes espécies de tamanhos diferentes para simular o crescimento natural no deserto, mas ao mesmo tempo deixando espaço suficiente para que os hóspedes possam circular livremente por todas essas áreas. A parte mais importante do processo de criação do Projeto Paradero veio da inspiração que cresceu dentro de nós pelas diversas viagens que fizemos ao deserto da Baja California. Através das caminhadas pelos caminhos antigos, sentindo suas texturas e saboreando cada uma de suas mágicas, nós utilizamos a infinidade de informação compartilhada por eles, para plantar em cada detalhe.

Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:23300 Todos Santos, B.C.S., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez" [Hotel Paradero / Yashar Yektajo + Rubén Valdez] 08 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976320/hotel-paradero-polen-arquitectura-de-paisaje-plus-yektajo-valdez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.