Gourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura

Gourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura - Fotografia de Exterior, PortaGourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraGourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura - Fotografia de Interiores, CadeiraGourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura - Fotografia de Interiores, CadeiraGourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura - Mais Imagens+ 12

Mangabeiras, Brasil
  • Arquiteto Líder: Sérgio Viana Ferreira
  • Equipe De Projeto: Leticia Andrade, Haldrey Mariane, Izabela Felisberto, Jéssica Andrade e Adane Soares
  • Clientes: CASACOR Minas 2021
  • Engenharia: Hausen Construtora
  • Colaboradores: Hausen Construtora, Deca Oficial, Elettromec, Ozonio Toldos, Construcare Brasil, MNFire Studio, ZW Design, Biomist BH, Tecai, Infinito Vidros, Lafaete Locação, A. de Arte, Patrik Cizilio Madeiras, Madeiraria BH, Marcenaria Monte Santo, Directa Piedras, Prime Pedra, Ma Perle, Studio 31, Micheliny Martins Móveis, Marcato Móveis, Portinari, Hogar BH, Tintas Coral, Divinal Vidros, Marcela Ferrari Botanique, Hanoi Filmes, Studio Linda Martins, Jair FourPlan Áudio e Vídeo, Flores Muito Mais, Duratex, Marcenaria Tomaz, Acabamentos Monte Santo, Adel Souki.
  • Cidade: Mangabeiras
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Gourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura - Fotografia de Exterior, Porta
© Jomar Bragança

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quatro módulos de contêiner formam o espaço. A Construção modular ganha sofisticação e conforto com os equipamentos, revestimentos e marcenaria. Envolvida por um deck de madeira natural, a construção se integra com a natureza ao seu redor apresentando uma dualidade de vivências que se amplia ao entardecer. Os cinco sentidos são trabalhados através de texturas, projeções visuais, cheiros, sons e o paladar. Todo o ambiente foi pensado para criar uma experiência imersiva e diferente aos visitantes!

Gourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Jomar Bragança

A fachada é o primeiro elemento que se destaca pelo volume moderno, que recebeu portas-camarão que funcionam como brises e também esquadrias de vidro que vedam praticamente todas as fachadas - permitindo maior ventilação/iluminação natural, além de permeabilidade visual. No Deck do Respiro o visitante é convidado a apreciar momentos ao ar livre. O espelho d’água amplia o brinde aos sentidos e é onde ocorre a primeira experiência visual com projeções que adentram a natureza com cachoeira, carpas e flores. O pano de fundo da paisagem se funde à vegetação natural do Palácio, que também é relembrada a partir do aroma de bambu internamente. Dispõe também de um novo conceito de lavabo, criando uma composição única com cubas que, além de funcional, ganha um novo significado como cachepô, quebrando o ritmo. A leveza é trabalhada também através do balanço pendente na árvore, que é somada ao ambiente e enriquece ainda mais o espaço. Além disso, a mesa de madeira pequiá natural é posta com cerâmicas artesanais exclusivas de forma elegante e descontruída.

Gourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Jomar Bragança
Gourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Jomar Bragança

Já no interior, um dos diferenciais do projeto é o piso trabalhado com porcelanato na paginação de escama de peixe e o forro é com chapa de MDF simulando o ripado, que, além de mais leve, possibilita um maior pé direito no contêiner. As ilhas são os pontos centrais do ambiente, conectados por uma mesa em balanço que recebe projeção lúdica que promove uma experiência sensorial. A receita projetada na ilha é uma realidade, mostrando a tecnologia como um facilitador no dia a dia! Na estante suspensa foi feita uma releitura de cobogós com cubas de apoio, realçadas por iluminação de LED em nichos que fazem composição com diversas obras de arte. Iluminação esta que além de cênica é dimerizável, com possibilidade de ser controlada pelo celular. E não para por aí, já que o celular consegue ainda controlar o que passa na TV, projetores e a música do ambiente - tanto internamente, quanto externamente.

Gourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura - Imagem 17 de 17
Planta Baixa
Gourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura - Imagem 14 de 17
Elevação

Totalmente funcional, possui ainda cooktop por indução, coifa embutida, duas chopp beer, duas geladeiras, forno e microondas, sendo os últimos três equipamentos embutidos no armário com detalhes minimalistas. E com esse projeto é fácil dizer: o design de experiência chegou para dentro de casa!

Gourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Jomar Bragança

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Prof. Djalma Guimarães, 157 - Mangabeiras, Belo Horizonte - MG, 30210-120, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Gourmet dos Sentidos Deca / Sérgio Viana Arquitetura" 09 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976305/gourmet-dos-sentidos-deca-sergio-viana-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.