Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte

Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Fotografia de Exterior, Vidro, FachadaRemodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Fotografia de Interiores, CozinhaRemodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Fotografia de Interiores, FachadaRemodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Fotografia de Interiores, CozinhaRemodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Avignon Architecte
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6115
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sylvain Bonniol
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALUMINUM JOINERY, CF TREATMENT, COVER - WATERPROOFING, Cladding, DECONSTRUCTION - ASBESTOS REMOVAL - LEAD REMOVAL, DRYWALLS – LINING – PLASTERBOARD CEILINGS, ELECTRICITY, FOUNDATIONS – MAJOR WORKS, Heating, ventilation, INTERIOR JOINERY, LIFT, LOCKSMITH, METAL FRAME, PAINTING, Plumbing, RESILIENT FLOORING
  • Arquitetos Responsáveis: Benjamin Avignon
  • Cidade: Nantes
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Fotografia de Interiores, Fachada
© Sylvain Bonniol

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pré-requisito para qualquer projeto é a questão do prazer. O prazer de reinventar um edifício de dimensões atípicas e de lhe conferir uma nova história. Este edifício totêmico nos faz passar da salvaguarda de uma memória coletiva de um passado industrial para outra forma de memória, agora digital.

Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Sylvain Bonniol
Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Fotografia de Interiores
© Sylvain Bonniol

Desejava-se um edifício que fosse educativo no sentido de que se oferecesse para ser lido e vivenciado em todas as suas dimensões, comprimento, largura, altura, e assim revelar as singularidades arquitetônicas e patrimoniais. Tentou-se evitar uma abordagem reflexiva com um grande átrio central repleto de escritórios, mas sim, investir no vazio como experiência do espaço e reconectar-se com a história industrial deste edifício construído em 1847.

Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Fotografia de Interiores, Escada
© Sylvain Bonniol

O nome das "máquinas" rapidamente se tornou o elemento fundador do projeto. Todo o resto é apenas declinação programática e materialidade. Depois vêm a rua, os átrios, os espaços compartilhados, as claraboias... Tudo é pensado em estreita relação com o contexto envolvente, o espaço público e os equipamentos. Tentou-se multiplicar os pontos de fuga e as perspectivas visuais.

Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Fotografia de Exterior, Vidro, Fachada
© Sylvain Bonniol
Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Imagem 23 de 31
Planta
Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Fotografia de Exterior
© Sylvain Bonniol
Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Imagem 29 de 31
Corte

Trata-se de um "distrito dentro do distrito da criação", uma entidade forte, captando a luz de todos os lados e propondo uma reescrita arquitetônica prospectiva e única nas condições de trabalho encenadas. As matérias-primas utilizadas no interior do hall (aço galvanizado, concreto, chapa perfurada) expressam a tecnicidade necessária ao funcionamento do local, mas numa implementação deslocada. A envolvente exterior do edifício da Tectiva, pelo seu jogo de maquinagem das placas, faz surgir no espectro os vestígios do passado e antecipa o risco sísmico do futuro.

Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada, Corrimão
© Sylvain Bonniol
Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Sylvain Bonniol

Para completar essa arquitetura narrativa, foi desenhado um móvel específico chamado "Les oubliés de la Halle 6", a partir de uma reinterpretação de um vocabulário chamado industrial. Por fim, o edifício é projetado como um todo. O design gráfico e o projeto são como uma entidade única, com a presença de seus cartões de “memória” integrados à arquitetura.

Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte - Fotografia de Interiores
© Sylvain Bonniol

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Isla de Nantes, 44200 Nantes, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Remodelação dos Escritórios Halle 6 EST / Avignon Architecte" [Halle 6 EST Reconversion / Avignon Architecte] 04 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976204/remodelacao-dos-escritorios-halle-6-est-avignon-architecte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.