Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten

Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Célia Uhalde

Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Exterior, FachadaAtelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Exterior, FachadaAtelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Interiores, VigaAtelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Interiores, MadeiraAtelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Mais Imagens+ 15

Mais informaçõesMenos informações
Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Célia Uhalde

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência estúdio foi feita para um escultor freelancer e sua família. Situa-se na parte oeste da formação montanhosa Wertachtal e expressa a transição topográfica entre a cidade, que fica no fundo do vale, e área militar de Fliegerhorst no platô mais elevado.

Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Interiores, Viga
© Célia Uhalde

Parte desta casa de dois andares fica incrustrada na encosta e se desenvolve perpendicularmente ao declive acentuado do terreno. A entrada é feita no nível da rua, no qual se encontra um amplo estúdio para o cliente. Materiais de grande dimensão como troncos de árvores e blocos de pedra podem ser facilmente transportadas para o interior do atelier através do portão na fachada oeste.

Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Interiores
© Célia Uhalde

A casa em si localiza-se no andar inferior. A sala de estar, a cozinha e a sala de jantar são espaços generosos, flexíveis e abertos: o allraum (termo que no modernismo remete a espaços multiusos). Este allraum é cercado por espaços privados como quartos, banheiro e despensa. A fachada leste é totalmente envidraçada e oferece uma vista panorâmica da cidade a partir do estúdio e do allraum.

Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Interiores, Madeira
© Célia Uhalde
Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Imagem 17 de 20
Planta pavimento residencial

Devido ao desafio imposto pela topografia, a fundação e partes externas foram feitas em concreto armado.

Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Exterior
© Célia Uhalde

Os clientes pediram para participar o máximo possível no processo de construção. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de detalhes construtivos simples, robustos e fáceis de executar, feitos com materiais de construção comuns:

Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Célia Uhalde

A estrutura da cobertura foi construída usando a técnica de Zollinger – originalmente desenvolvida para construções de pavilhões – com componentes pré-fabricados pequenos feitos de madeira. As fachadas e a cobertura são totalmente revestidas em chapas metálicas corrugadas. Os elementos do telhado e os painéis de fachada podem ser montados pelos próprios clientes sem a necessidade de equipamentos caros ou mão de obra especializada. Isso, aliado aos modestos requisitos dos clientes, resultou em um projeto de baixo custo.

Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Célia Uhalde
Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Célia Uhalde

Este processo de projeto e construção em colaboração com os clientes resultou em um edifício único, simples, de baixo custo e sustentável.

Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten - Fotografia de Exterior
© Célia Uhalde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Atelier & Residência do Artista/ Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten" [Artist's Atelier & Home / Stadtmüller.Burkhardt.Graf.Architekten] 02 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976010/atelier-and-residencia-do-artista-stadtmulleurkhardrarchitekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.