Casa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura

Casa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, AidoCasa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaCasa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, CadeiraCasa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Mais Imagens+ 15

Piracicaba, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Favaro Jr.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Grupo Parana, Lumart, Portobello, REFAX, Rústika Marcenaria Nobre, Todeschini
  • Arquiteto Líder: Cristiane Furlan
  • Construtor: Tininho Serviços da Construção Civil
  • Engenharia: Marcos Sartori - GEPEC Engenharia
  • Cidade: Piracicaba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Favaro Jr.

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Muxarabi atrai os olhares por sua volumetria singular. Localizada em um condomínio em Piracicaba, interior de São Paulo, foi pensada para a proprietária e suas duas filhas. A arquitetura de linhas retas descomplicada, porém impactante, a integração dos ambientes e o contato com o externo traduzem os desejos e estilo de vida da proprietária.

Casa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Aido
© Favaro Jr.

Em um terreno de 492m² a casa se desenvolve em estrutura de concreto armado e fechamento em alvenaria. O grande desafio foi a elaboração de uma arquitetura apurada em um lote com dimensões reduzidas e muitas restrições particulares de uso. O desenho proposto reforça a integração dos espaços e a diluição dos limites entre interior e exterior, promovendo o convívio e bem-estar. 

Casa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Madeira, Viga
© Favaro Jr.
Casa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Bancada, Cadeira, Viga
© Favaro Jr.
Casa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Imagem 18 de 20
Planta Pavimento Térreo
Casa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Favaro Jr.

O acesso social é marcado por uma generosa porta pivotante em madeira ripada que se abre para o living. No living a casa se torna totalmente permeável visualmente, não há barreiras visuais até o final do lote. O pavimento térreo é composto pelo hall de entrada, uma sala de estar que se conecta ao espaço gourmet e à cozinha.  Grandes portas em muxarabi de madeira permitem o isolamento da cozinha quando necessário. As portas em alumínio e vidro da área gourmet se abrem totalmente possibilitando uma conexão efetiva com a área da piscina.  Além disso, nesse mesmo pavimento, se encontram uma suíte para hóspedes e o setor de serviço ao fundo. Uma escada de dimensões expressivas revestida em mármore branco paraná leva ao setor íntimo, que se encontra no pavimento superior, composto por uma sala íntima e três suítes.  

Casa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Cadeira, Jardim, Aido
© Favaro Jr.

O clima quente da cidade onde se encontra a casa e a ausência de varandas nos quartos, a pedido da proprietária, determinaram o desenvolvimento da volumetria. Um cubo suspenso envelopado pelo muxarabi em alumínio branco abriga o setor íntimo e promove uma identidade exclusiva para a casa. A treliça de origem árabe promove conforto térmico, privacidade e filtra a luminosidade, criando desenhos de luz e sombra.  

Casa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Favaro Jr.
Casa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Imagem 19 de 20
Planta Pavimento Superior

“Segundo os antigos guardiões de templos, o "muxarabi" filtra a energia, deixando livre a luz da alma. A luz que penetra no templo se transforma num caleidocópio e nos ensina que nada é definitivo, tudo se transforma para dar lugar a outro olhar.” – autor desconhecido.

Casa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Favaro Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Muxarabi / Cris Furlan Arquitetura" 26 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975803/casa-muxarabi-cris-furlan-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.