Casa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte

Casa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte - Fotografia de ExteriorCasa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte - Mais Imagens+ 18

Bonheiden, Bélgica
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  126
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Johnny Umans
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Much more than a window, OTIIMA
Mais informaçõesMenos informações
Casa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte - Fotografia de Exterior
© Johnny Umans

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Refúgio está inserido no jardim de uma casa unifamiliar nas profundezas da paisagem suburbana da Flandres. Após a reconstrução da casa existente, a paisagem circundante ficou intacta, resultando num local de natureza selvagem e indomada. A casa assenta num platô elevado, que eleva o rés-do-chão do contexto selvagem, dando uma sensação de monumentalidade à moradia existente em contraste com o verde que a rodeia.

Casa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte - Fotografia de Exterior, Fachada
© Johnny Umans
Casa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte - Fotografia de Interiores, Fachada
© Johnny Umans

O local foi reestruturado através do posicionamento do Refúgio no centro do jardim, de acordo com o sistema de eixos da Villa e os limites do terreno. Ao redor da casa da piscina, um conjunto de elementos paisagísticos foi cuidadosamente integrado: um lago que filtra naturalmente a água, um pátio, um coberto para bicicletas e uma sala de armazenamento. O Refúgio inclui um também uma piscina para natação e um estúdio de gravura. É uma caixa de concreto com aberturas precisas que emolduram a paisagem. 

Casa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte - Imagem 17 de 23
Planta - Baixa

Um arco circular mantém o espaço unido. O desenho da paisagem cresce a partir deste e complementa o edifício. É criada uma 'hortus conclusus' circular que completa a forma do recorte da placa do telhado. O círculo é utilizado como uma linguagem visual para a versão abstracta de uma clareira na floresta. Cada moldura que surge em todo o espaço entra em diálogo com a casa existente e com a natureza.

Casa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte - Fotografia de Interiores
© Johnny Umans

O Refúgio é posicionado como uma ligação com o jardim. Tal como a casa, é um elemento sobre um novo caminho de concreto cor de areia que vai desde a rua até à plataforma de yoga. A concha de concreto vermelha e robusta está em suave contraste com o ambiente verde complementar, sendo esta cor uma nuance da casa existente e dos novos elementos da paisagem.

Casa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte - Fotografia de Interiores, Fachada
© Johnny Umans

 A grande janela de correr no refúgio está em linha com a casa e divide o pavilhão entre um exterior duro e um interior suave e isolado. Todos os elementos metálicos que emergem da paisagem têm a mesma cor vermelho-púrpura que a carpintaria: postes de iluminação, portões, e áreas de jardim de cozinha. O revestimento interior é feito dos painéis de cofragem das obras de betão em que o pigmento vermelho foi embebido, tendo sido diretamente reutilizado. A nuance entre o concreto e o contraplacado é mínima. A unidade sanitária central é um objeto abstrato em contraplacado de concreto com um interior preto.

Casa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte - Fotografia de Interiores, Escada
© Johnny Umans

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Refúgio / NWLND Rogiers Vandeputte" [Refuge / NWLND Rogiers Vandeputte] 26 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975639/casa-refugio-nwlnd-rogiers-vandeputte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.