Casa Aban / USE Studio

Casa Aban / USE Studio - Fotografia de ExteriorCasa Aban / USE Studio - Fotografia de Interiores, Tijolo, FachadaCasa Aban / USE Studio - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Aban / USE Studio - Fotografia de Exterior, TijoloCasa Aban / USE Studio - Mais Imagens+ 35

Isfahan, Irã
  • Arquitetos: USE Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ghafari Hand Made Brick, Schomens Aluminum, Superpipe
  • Arquitetos Responsáveis: Mohammad Arab, Mina Moieneddini
  • Associados: Elahe Hajdaie, Nazila Rabie, Milad Alidousti, Arezou Khosravi
  • Supervisão: Behzad Moayedi
  • Estrutura: Robin Sedighpour
  • Engenharia Mecânica: Mehdi Delavari
  • Engenharia Elétrica: Farid Masoud
  • Construtora: Mehran Ansaripour
  • Carpintaria Decorativa: Hossein DavarPanah
  • Mestre De Obras: Omid Baqeri
  • Cidade: Isfahan
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Aban / USE Studio - Fotografia de Exterior
© Mohammad Arab, Ehsan Hajirasouliha

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Oriente Médio tem passado por muitas mudanças. Nas últimas duas décadas no Irã, as sanções, a sombra da guerra e a hegemonia da mídia transformaram nossas vidas. A frustração generalizada em escala individual e social levou a uma onda de migração, instabilidade. O ritmo acelerado das mudanças roubou nossa paz de espírito. E qual é o papel da arquitetura nesta situação?

Casa Aban / USE Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Mohammad Arab, Ehsan Hajirasouliha
Casa Aban / USE Studio - Imagem 32 de 40
Corte 01
Casa Aban / USE Studio - Fotografia de Interiores, Escada
© Mohammad Arab, Ehsan Hajirasouliha

Não somos políticos que podem mudar o mundo, somos arquitetos e podemos influenciar o ambiente ao nosso redor, o que nossos antecessores fizeram bem e tornaram esta difícil geografia um lugar melhor para se viver. Então, ao invés de ir embora, optamos por ficar e decidimos ajudar a criar um espaço melhor. Essa decisão tornou-se séria quando uma terceira pessoa foi adicionada à nossa vida de duas pessoas. Chamamos nossa filha de Aban.

Casa Aban / USE Studio - Fotografia de Exterior
© Mohammad Arab, Ehsan Hajirasouliha
Casa Aban / USE Studio - Imagem 29 de 40
Plantas

A arquitetura de Isfahan ensinou-nos que ela pode ser cheia de mistérios, não expressar tudo o que tem de uma só vez, por isso, torna-se imprevisível e, a cada volta no espaço, nos oferece uma nova imagem. Todos os componentes e conceitos permanecem criando um todo único e, de acordo com Rumi, embora dia e noite sejam contrastes, eles surgem da mesma verdade. Procuramos apresentar tudo o que vivemos e aprendemos na nossa arquitetura passada, ou recordamos num “déjà vu”, em um formato contemporâneo.

Casa Aban / USE Studio - Fotografia de Interiores
© Mohammad Arab, Ehsan Hajirasouliha
Casa Aban / USE Studio - Fotografia de Interiores, Porta
© Mohammad Arab, Ehsan Hajirasouliha

A geometria da casa surge do padrão 3x3, presente em muitas obras arquitetônicas desta região. Se, de acordo com esse padrão, o pátio estaria localizado no centro e os espaços seria organizados em torno dele, nesta casa, os três pátios nas extremidades estão organizados de tal forma que cada um dos espaços interiores está relacionado com dois pátios e duas direções.

Casa Aban / USE Studio - Fotografia de Interiores, Porta, Cadeira
© Mohammad Arab, Ehsan Hajirasouliha

Esses pátios, todos feitos de tijolos, de acordo com o clima de Isfahan, proporcionam as condições para que a vida flua constantemente na fronteira entre o interior e o exterior. Assim, acreditamos que fora da dualidade introvertida e extrovertida, atingimos um tipo de arquitetura que, tal como a do passado, tem o pátio como uma das áreas da vida cotidiana, e também, a continuidade dos espaços interiores é inevitável com atenção ao modo de vida hoje.

Casa Aban / USE Studio - Fotografia de Interiores
© Mohammad Arab, Ehsan Hajirasouliha
Casa Aban / USE Studio - Imagem 34 de 40
Elevação
Casa Aban / USE Studio - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Mohammad Arab, Ehsan Hajirasouliha

Então, em vez de olhar para o nosso conhecimento arquitetônico, olhamos para a nossa experiência vivida, o que experimentamos nos anos anteriores, ou queríamos experimentar. Em relação ao espaço, quantos comportamentos que esquecemos mas são necessários? E nossa arquitetura passada, da melhor forma, nos lembrou como espaços, flexíveis e sem função definida podem fornecer o terreno necessário para a criação de eventos agradáveis. Portanto, a casa Aban é composta por espaços para funções definidas e claras, porém, ela é mais do que isso, é repleta de espaços abertos, fechados e semiabertos, onde podem ser testemunhados vários eventos.

Casa Aban / USE Studio - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Mohammad Arab, Ehsan Hajirasouliha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Aban / USE Studio" [Aban House / USE Studio] 20 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975426/casa-aban-use-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.