Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa

Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Brenda Pontes

Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, CadeiraAmórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de ExteriorAmórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira, VigaAmórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de Interiores, Cadeira, Porta, JanelaAmórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  54
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Coral, Ordenare, Tramontina
Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de Interiores, Janela
© Brenda Pontes

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Arquitetura Viva de Amórfik, Oficina Criativa, se baseia no pressuposto que tudo está em movimento, nada é permanência, tudo é fluxo.

Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira, Dormitório
© Brenda Pontes

Por se tratar de uma reforma de baixo custo, e ter como fio condutor da proposta a criatividade, o projeto nasce de uma especulação de possibilidades, um desenho informal inicial e que vai crescendo e se desenvolvendo de acordo com o desenrolar da própria obra. O local de intervenção é o meio-subsolo de um edifício existente no centro de Curitiba, que anteriormente abrigava três salas muito úmidas, que foram integradas e ventiladas permanentemente para dar lugar à oficina criativa.

Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Brenda Pontes
Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Imagem 21 de 21
Planta
Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Imagem 20 de 21
Corte
Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Brenda Pontes

Durante o processo de demolição, elementos como portas e janelas foram aproveitadas como elementos da paisagem, e a caliça serviu de enchimento para os bancos de concreto, que estão tanto no interior quanto no exterior do espaço. Revestimentos cerâmicos foram retirados, e todo acabamento de pisos e paredes ficou em estado bruto à fim de deixar a umidade que um dia se estabeleceu, fosse embora. 

Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga, Dormitório
© Brenda Pontes

Além do aspecto sintático, a semântica por trás da ideia se dá por acreditarmos que um espaço em processo faz com que os alunos e clientes da oficina que buscam desenvolver seu olhar criativo, consigam se expressar com mais naturalidade quando estão ali.

Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Janela, Iluminação, Cadeira
© Brenda Pontes

O mobiliário é reaproveitado ao máximo – desde cadeiras, tapetes, peças soltas – tanto de casas de amigos e família, quanto de antiquários. As paredes novas não receberam cal fino, por existir o desejo de deixar registrado nas paredes aquilo que já existia – e que por isso está com mais acabamento – em relação às novas paredes.

Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de Interiores, Prateleira, Janela
© Brenda Pontes

É na memória do tempo que o espaço da oficina vai se dando, e vai contando sua história sem censura. As grandes mesas em concreto são porosas – desde a área de cerâmica, papelaria até a bancada da copa.

Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Corrimão
© Brenda Pontes

É uma crítica concreta à arquitetura asséptica que nega a humanidade de quem habita, em nome de uma estética sem experiência ou surpresa. Uma crítica à repetição desumanizada de elementos prontos. E é exatamente isso que se deseja: que o visitante vá descobrindo cantos e contos num espaço inusitado.

Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa - Fotografia de Exterior
© Johanna Lieskow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Curitiba, PR, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Amórfik_oficina criativa / Amórfik_oficina criativa" 20 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975413/amorfik-oficina-criativa-amorfik-oficina-criativa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.