Ampliação do Museu Glacier Garden / Miller & Maranta

Ampliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Fotografia de Exterior
© Ruedi Walti

Ampliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Fotografia de ExteriorAmpliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Fotografia de InterioresAmpliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Fotografia de Interiores, Escada, ConcretoAmpliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Fotografia de Interiores, EscadaAmpliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Mais Imagens+ 13

  • Cliente: Stiftung Gletschergarten Luzern
  • Equipe De Projeto: Quintus Miller, Paola Maranta, Jean-Luc von Aarburg Projektteam: Sven Waelti (Projektleitung:), Emilie Appercé, Simon Bammer, Martin Caduff, David Capell, Annina Hauenstein, Sayako Hirakimoto, Gaëtan Iannone, Dominik Kreuzer, Camilla Minini, Maya Scheibler, Silvio Schubiger, Solange Piccard, Florian Voigt, Tobias Vögtli, Josua Wahl, Katharina Welper
  • Engenharia Hlks: Ing. Büro Berchtold
  • Gerenciamento: axet
  • Arquitetos Paisagistas: Müller Illien Landschaftsarchitekten
  • Cenografia: Velvet Creative, Tweaklab
  • Projeto Luminotécnico: LLAL AG
  • Gerenciamento De Obra: Schärli Architekten
  • Engenharia Civil: Conzett Bronzini Partner, Lombardi Bauingenieure
  • Sondagem: GEOTEST
  • Cálculo Estrutural: BWS Bauphysik
  • Engenharia Elétrica: Jules Häfliger
  • Cidade: Luzern
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Ampliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Fotografia de Exterior
© Ruedi Walti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Gletschergarten está localizado ao pé de uma grande rocha de arenito na colina de Wesemlin, ao norte da cidade de Lucerna. A origem do arenito remonta a uma praia marinha que formou a então região tropical de Lucerna há 20 milhões de anos. Desde a Idade Média, a rocha tem sido usada como pedreira e no início do século XIX, o escultor Thorvaldsen desenvolveu nela um trabalho para o famoso Monumento ao Leão. Após a descoberta dos vasos glaciares, que foram encontrados por acaso em 1872, o jardim glaciar rapidamente se tornou uma atração na região ao redor do Lago Lucerna, que se caracterizava pelo turismo, até a virada do século. Os vasos de 17 mil anos foram gradualmente integrados em uma visita guiada para turistas fascinados pelo mundo alpino.

Ampliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Imagem 12 de 18
Planta

Este desenvolvimento fica evidente pela densidade do conjunto arquitetônico dentro do parque, que com sua implantação descentralizada e objetiva de atrações individuais faz lembrar os parques paisagísticos ingleses. Em curtos intervalos, foi criado um sistema de caminhos com Schwyzerhüsli, Schweizerhaus, Aussichtsturm, Kassenhaus, Clubhütte com um diorama, casa de bombas para a cachoeira, lagoas e várias passagens cobertas dentro e ao redor das grandes paradas geológicas. 

Ampliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Fotografia de Interiores, Escada
© Ruedi Walti
Ampliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Fotografia de Interiores
© Ruedi Walti

O presente projeto surge como forma de organização da situação atual do Schweizerhaus, desmontando os anexos e ampliando assim a área do parque. Isso cria a possibilidade de redefinir o parque como um grande jardim paisagístico e dividi-lo em áreas coerentes. Ao lado do Schweizerhaus, será criada uma praça central, a partir da qual os diversos elementos de exposição se tornarão acessíveis: O Gletschertöpfe, o caminho rochoso até o Sommerau, o Schweizerhaus e as novas salas de exposição com o labirinto de espelhos no subsolo.

Ampliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Imagem 14 de 18
Corte

O portal de acesso leva ao salão de colunas na rocha. A luz do dia é filtrada através das colunas e o visitante entra aos poucos na rocha. Gradualmente, é abraçado pelo clima da rocha: um ambiente predominantemente úmido independente das estações do ano. O caminho sinuoso inclina-se suavemente para as profundezas da rocha. Ao longo do percurso, diferentes fenômenos da história da Terra podem ser descobertos e vivenciados. Os fenômenos naturais podem ser explorados com um olhar científico natural ou questionados com uma mente filosófica cultural, levando os visitantes a percepções subjetivas.

Ampliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Fotografia de Interiores
© Ruedi Walti

A atmosfera espacial intensa é moldada pelo material predominante, a pedra, e pelas experiências elementares de luz e sombra, confinamento e expansão, som e silêncio. A geometria e a localização das salas são orientadas para a camada oblíqua predominante do arenito e as fissuras existentes. Isso leva a cortes transversais oblíquos de corredores e cavernas, o que reforça a percepção específica dos espaços. A rocha é deixada aparente em muitos lugares e só é fixada onde for necessário por razões de segurança. O caminho termina em uma grande caverna que coleta a água da chuva que entra da superfície da terra em um lago de montanha.

Ampliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Fotografia de Interiores
© Ruedi Walti

Uma construção intrincada de escadas leva ao pátio do jardim. A partir de uma profundidade de vinte metros, os visitantes sobem passo a passo em direção à luz e experimentam fenômenos naturais elementares e percepções: a vegetação vai surgindo nas superfícies rochosas à medida que a luz solar aumenta até se encontrar na superfície da terra. Aqui o passeio leva ao Sommerau, um lugar encantado entre as árvores que oferece uma vista da cidade de Lucerna. A excursão leva à torre de observação ao longo do caminho rochoso existente de volta à praça central.

Ampliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Fotografia de Interiores, Escada
© Ruedi Walti

As salas para a exposição especial serão criadas na parte norte do terreno, como uma extensão artificial da montanha, utilizando o material escavado. Além disso, o labirinto de espelhos no subsolo pode ser descoberto através de duas escadas sinuosas.

Ampliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Imagem 13 de 18
Corte

O próprio Schweizerhaus deve ser reforçado em suas qualidades: O gabinete de curiosidade existente com animais empalhados, fósseis, gravuras, móveis, mapas e relevos, é palco do projeto do museu do final do século XIX e, assim, melhora a qualidade da casa.

Ampliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto
© Ruedi Walti

A área do jardim também é estruturada tematicamente e suas qualidades são destacadas. Os elementos estruturais existentes são entendidos como pontos lúdicos dentro do jardim, às vezes naturalistas e encantados, às vezes encenados e excêntricos.

Ampliação do Museu Glacier Garden  / Miller & Maranta - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto
© Ruedi Walti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Denkmalstrasse 4, 6006 Luzern, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ampliação do Museu Glacier Garden / Miller & Maranta" [Glacier Garden Museum Extension / Miller & Maranta] 20 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975400/ampliacao-do-museu-glacier-garden-miller-and-maranta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.