Casa D7-09 / Coletivo Arquitetura

Casa D7-09 / Coletivo Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa D7-09 / Coletivo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Iluminação, BancadaCasa D7-09 / Coletivo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa D7-09 / Coletivo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, SofáCasa D7-09 / Coletivo Arquitetura - Mais Imagens+ 8

  • Equipe De Projeto: Gabriel Brun, João Pedro Vargas
  • Clientes: Rodrigo Bauer
  • Engenharia: João Marcus Medeiros
  • Paisagismo: Office Garden
  • Interiores: Centenarte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa D7-09 / Coletivo Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Efreu Quintana

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência D7-09 está localizada no litoral norte gaúcho, na cidade de Torres, no condomínio fechado Reserva das Águas. Possuí área construída de 336,86m² distribuídos em dois pavimentos. Na fachada frontal, o volume superior branco se solta do terreno, gerando leveza ao conjunto arquitetônico. Tem-se como destaque a materialidade do brise em grápia, que contrasta com as subtrações volumétricas em preto e a armação que envolve o módulo superior, na cor branco.

Casa D7-09 / Coletivo Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Efreu Quintana
Casa D7-09 / Coletivo Arquitetura - Imagem 10 de 13
Plantas
Casa D7-09 / Coletivo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Iluminação, Bancada
© Efreu Quintana

A premissa que norteia o projeto é integrar a casa ao terreno, visualmente possível através das aberturas presentes, sendo uma em “L” e outra em duas folhas de abrir, em posição oposta, para ventilação cruzada com aproveitamento do vento nordeste. No térreo, os ambientes sociais da residência se abrem para o pátio e para o lago. O corredor presente no projeto tem o papel de conectar, de maneira simples e ordenada, todos os ambientes de forma sutil. O volume do segundo pavimento é destinado aos dormitórios que, estrategicamente, se abrem para o lago. Neste volume se destacam os brises em grápia, que garantem privacidade e ventilação para a suíte master, mesmo quando fechados. Estes dois volumes são ligados por uma escada helicoidal em concreto armado, com degraus revestidos em mármore preto, situada no hall de entrada, envolta por esquadrias de vidro fixo, definindo a entrada da residência.

Casa D7-09 / Coletivo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Efreu Quintana

As áreas sociais externas, que estão localizadas aos fundos do terreno, junto ao lago, contam com um deck em itaúba, que está em mesmo nível ao ambiente social interno da residência, criando a conexão entre o abrigo e integrando o externo com o interno de forma tênue. O paisagismo, assinado pela empresa Larissa Gonsalves - Office Garden, tem como composição base vegetações de convívio com o clima litorâneo, tais como capim-do-Texas verde, a palmeira canariense e fênix, o podocarpo, entre outros. Este projeto paisagístico possui um conceito tropical, trazendo privacidade para os ambientes que o compõem o térreo, visto que não possui cercas ou muros. Os interiores são assinados pela designer Taisi Rocha, da Centenarte. A combinação de cores neutras junto com os detalhes em madeira e pedra da residência criam uma composição suave e aconchegante, trazendo leveza para os ambientes.

Casa D7-09 / Coletivo Arquitetura - Fotografia de Exterior, Orla
© Efreu Quintana

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa D7-09 / Coletivo Arquitetura" 23 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975368/casa-d7-09-coletivo-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.