Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig

Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Fotografia de Interiores, FachadaCasa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCasa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Fotografia de InterioresCasa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Mais Imagens+ 19

La Plata, Argentina
  • Arquitetos: Marianela Sarghini, Federico Craig
  • Engenharia Civil: Juan Luis Rojas
  • Colaboradora: Jesica Bava
  • Cidade: La Plata
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Fotografia de Interiores, Fachada
© Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se originou da necessidades dos clientes por uma casa própria. Para nós, as motivações superam as necessidades básicas habitacionais e nos dão a oportunidade de colocarmos em prática o que já discutimos em pesquisas, tanto em nossa atuação profissional ou como docentes.

Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Javier Agustín Rojas
Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Javier Agustín Rojas

O local escolhido foi um pequeno terreno de 10 por 20 metros no bairro do Hipódromo, em La Plata. Este bairro, apesar de localizado em uma parte bem consolidada da cidade, tem características de bairros residenciais mais afastados. O desafio de construir em um lote tão pequeno foi bastante motivador, pois a criação de espaços abertos e semiabertos é algo muito difícil de se fazer, comparando com projetos feitos em grandes lotes encontrados fora da região central da cidade.

Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Javier Agustín Rojas
Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Imagem 17 de 24
Planta baixa
Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Fotografia de Interiores, Cadeira, Tijolo
© Javier Agustín Rojas
Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Imagem 18 de 24
Planta primeiro nível
Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Javier Agustín Rojas

O programa de necessidades e o projeto arquitetônico se transformaram ao longo do processo e acabaram se distribuindo em três andares. Embora as dimensões dos cômodos não sejam generosas, espaços intermediários, espaços de expansão e a conexão entre eles assumem o protagonismo do projeto, além de adquirirem fluidez e união a partir do uso da rampa. Encarregam-se de ampliar o limite perceptivo dos interiores e qualificá-los, ultrapassando o que foi definido pela materialidade.

Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Imagem 22 de 24
Corte C

A inclusão, consciente ou não, de conceitos de uma obra icônica de nossa cidade, a casa Curutchet de Le Corbusier, fica clara quando se observa o processo de projeto desta casa e seu resultado. As posturas frente ao contexto, os espaços de transição entre público e privado, a revisão programática e a valorização dos espaços intermediários são alguns desses elementos de referência mais evidentes.

Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Fotografia de Exterior
© Javier Agustín Rojas

A ênfase dada aos materiais e como se relacionam com o local é indiscutível. A escolha de cada um dos materiais se deu por preferências sensoriais e características relacionadas à sua nobreza e, sobretudo, durabilidade. O trabalho de escolha dos materiais procurou não fazer oposição aos elementos estruturais e de fechamento, mas trazer uma coerência através da composição. Como resultado, a sequência dos espaços, ou promenade architecturale, confere a vocação e a expressão de cada um deles. Conectam entre si sem perder a leitura do todo.

Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig - Fotografia de Interiores, Fachada
© Javier Agustín Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no bairro do Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig" [Casa barrio Hipódromo / Marianela Sarghini + Federico Craig] 18 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975255/casa-no-bairro-do-hipodromo-marianela-sarghini-plus-federico-craig> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.