Instituto Nacional de Física Nuclear S-LAB / Elastico Farm

Instituto Nacional de Física Nuclear S-LAB / Elastico Farm - Fotografia de ExteriorInstituto Nacional de Física Nuclear S-LAB / Elastico Farm - Fotografia de InterioresInstituto Nacional de Física Nuclear S-LAB / Elastico Farm - Fotografia de Exterior, PortaInstituto Nacional de Física Nuclear S-LAB / Elastico Farm - Fotografia de ExteriorInstituto Nacional de Física Nuclear S-LAB / Elastico Farm - Mais Imagens+ 25

• Equipe De Projeto: Stefano Pujatti, Alberto Del Maschio, Valeria Brero, Serena Nano, Daniele Almondo, Andrea Rosada, Monica Ierace
  • Cliente: Istituto Nazionale di Fisica Nucleare
  • Cidade: Turin
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo

Descrição enviada pela equipe de projeto. S-LAB, o novo complexo do Istituto Nazionale di Fisica Nucleare (Instituto Nacional de Física Nuclear) em Turim, Itália, está localizado dentro das instalações do Consiglio Nazionale delle Ricerche (Conselho Nacional de Pesquisa) para promover colaborações entre as duas instituições no desenvolvimento de atividades e programas de pesquisa comuns. Trata-se de um volume semi-industrial onde são produzidas máquinas e instrumentos de precisão para os experimentos realizados pelo Instituto. Ao mesmo tempo é um edifício com um forte valor simbólico devido à relevância dos temas de investigação e ao elevado valor científico do que ali se realiza.

Instituto Nacional de Física Nuclear S-LAB / Elastico Farm - Imagem 28 de 30
Planta
Instituto Nacional de Física Nuclear S-LAB / Elastico Farm - Fotografia de Exterior, Tijolo
Instituto Nacional de Física Nuclear S-LAB / Elastico Farm - Imagem 29 de 30
Cortes
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo

O projeto adota a tecnologia construtiva tradicional para a fabricação de edifícios e, ao reinterpretá-la, evita a repetição da imagem típica dos galpões industriais. A desconstrução dos volumes é enfatizada pelo uso de painéis de preenchimento em concreto armado de diferentes cores que se projetam além dos limites do edifício. Alguns dos painéis de concreto escondem uma mensagem que só se revela sob certas condições precisas de umidade do ar; um experimento na pele de um edifício criado para experimentação.

Instituto Nacional de Física Nuclear S-LAB / Elastico Farm - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo

O resultado é um volume inovador, materializando uma nova ideia de edifícios produtivos que se tornam espaços de criatividade e compartilhamento, também graças a uma planta que inclui pátios e jardins. Os volumes que compõem o edifício, de diferentes alturas e articulações, respondem às diversas funções nele acomodadas: desde o grande espaço da loja até as salas mais compactas destinadas aos laboratórios, escritórios e áreas de serviço. A disposição em diferentes volumes permite mitigar o impacto do novo edifício sobre o existente. Além disso, o projeto relaciona-se de forma mais coerente com o volume de escritórios também existente, ao qual está ligado através de um corredor de vidro, e com o Parque Colonnetti a sudeste, um importante filtro natural entre o denso distrito de Mirafiori e o rio Sangone.

Instituto Nacional de Física Nuclear S-LAB / Elastico Farm - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
Instituto Nacional de Física Nuclear S-LAB / Elastico Farm - Imagem 30 de 30
Elevações
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo

O edifício situa-se no centro do terreno, sugerindo a possibilidade de futuras ampliações. Para reforçar a relação entre o interior e o exterior, a planta garante que os espaços abertos nunca sejam percebidos como áreas residuais: há o caminho arborizado, o pátio de entrada, o jardim, a área verde ao sul voltada para o refeitório e a área técnica ao leste. O edifício foi projetado para minimizar o consumo e explorar as energias renováveis.

Galeria do Projeto

Localização do Projeto

Endereço:Turin, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório