Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura

Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de InterioresApartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, DormitórioApartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Mais Imagens+ 23

Vila Madalena, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maura Mello
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa Franceza, Casa Umma, Cremme, Estar Móveis, Farpa Marcenaria, GRAPHISOFT, Maria Joaquina Marcenaria, REKA
Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Maura Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Apartamento Acará, Vila Madalena, São Paulo - SP. Reforma para a construção de um espaço lar. Quando a futura moradora nos procurou, ela foi sucinta em seu pedido. Uma arquitetura leve, sem excessos, com poucos elementos e sem grandes demolições. Isso posto, partimos para as escolhas centrais do projeto. Ao abrir a porta de entrada, vê-se um nicho - em madeira - no painel branco ao fundo. Esse nicho tem a função de receber o olhar da visita e expor objetos da coleção da moradora.

Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Maura Mello

À direita está localizada a cozinha. Para esse ambiente, propusemos desenhos de mobiliário e aplicação de poucos tipos de materiais, os mesmos utilizados em todo o apartamento: ilha, bancada e piso em granilite; marcenaria executada em folha de madeira tauari; prateleira metálica branca, posicionada sobre a ilha para a exposição de cerâmicas e plantas. A luz natural fica por conta da janela localizada na lavanderia, filtrada por uma porta metálica com vidro fosco, que divide os ambientes.

Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Maura Mello
Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Maura Mello
Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Maura Mello

Sala de jantar e sala de estar recebem o mesmo tipo de piso, o taco de madeira assentado na paginação dama. O painel, executado em repetidas lâminas de melamínico branco, guarda a suíte de hóspedes e é o pano de fundo desses ambientes. Rodapés e rodatetos são invertidos, conferindo sensação de flutuabilidade no móvel. Para a sala de estar, repetimos o mesmo material metálico das prateleiras da cozinha, e desenhamos um móvel para organizar os livros de romance e de psicanálise - profissão da moradora. Além disso, gabinete e nichos, foram desenhados em madeira tauarí, intercalando entre nichos abertos e fechados.

Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Maura Mello
Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Imagem 28 de 28
Planta
Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Maura Mello

O terraço foi idealizado como um espaço para leitura e contemplação da vista - uma cota alta do bairro -. Para os revestimentos, repetimos o piso em granilite da cozinha e móveis em lâmina de madeira tauarí. Para a suíte da moradora, o pedido era um espaço aconchegante. Para tanto, a madeira fora aplicada no piso, forro e na cabeceira - pintada de textura natural. Pilares tiveram o reboco descascado, e passaram a participar ativamente da decoração.

Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira
© Maura Mello
Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Maura Mello

Para os banheiros, ladrilhos hidráulicos de diferentes estampas foram escolhidos, elemento marcante para descrever qual banheiro é qual. Vale ressaltar que todas as portas do apartamento receberam puxadores - de diferentes tipos - desenhados pelo escritório especialmente para cada situação.

Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Maura Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Madalena, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Acará / Estúdio BRA Arquitetura" 14 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975120/apartamento-acara-estudio-bra-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.