Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic

Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de ExteriorCasa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de Exterior, Escada, CorrimãoCasa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, VigaCasa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de InterioresCasa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Mais Imagens+ 33

Kalami, Grécia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  141
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Athina Souli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALMEL, ARONHS DIMITRIOS, Adobe, AutoDesk, BRIGHT AE, Chaos Group, ELER AE, GALIS AE, JAKI- DECOR KATSHS ATHANASIOS, LIGHT PLUS, VLAHOS THEODOROS
  • Arquiteto Responsável: Ivana Lukovic
  • Colaboradores: Alexandra Arampatzi,
  • Renderizações: Stanford Rabbit by Kostas Geranios & Orestis Mpormpantonakis
  • Empreiteiro: ELER AE
  • Estrutura De Concreto: SUPER BETON AE
  • Instalações E Equipamentos Hidráulicos: Giannis Marra
  • Eletricista: P. YFANTHS & I. VOGKLH OE
  • Carpintaria: Koupaloglou Emmanouil
  • Cidade: Kalami
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de Exterior, Fachada
© Athina Souli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um terreno situado em uma remota aldeia de Kalamia, com olivais ao redor e uma vista panorâmica para o Golfo de Corinto, é o cenário de refúgio da vida urbana exigente, cujo ocupante é um jovem casal amante da natureza com seus três filhos. A morfologia do local — o desnível de 6 m do topo para o fundo, levou à decisão de projetar a casa com uma aparência humilde e estável como uma pedra para a rua que se encaixa discretamente no bairro, ao mesmo tempo, em que se desenvolve no interior em dois níveis a partir do jardim. 

Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Athina Souli
Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Imagem 38 de 38
Planta Pavimento Térreo
Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de Exterior, Porta
© Athina Souli

Uma pesquisa contextual e de materialidade minuciosa foi realizada para incorporar a moradia de forma contemporânea ao entorno. Um ponto de partida criativo foi a sensação industrial de uma pedra tradicional estável, característica das áreas rurais do Peloponeso, com sua aparência de telhado baixo, longo e com telhas. 

Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Athina Souli
Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Athina Souli
Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Viga
© Athina Souli

O nível do acesso é abordado por uma rampa, que representa o espaço comunitário da moradia. A casa se relaciona através das grandes aberturas com a plataforma de observação ao ar livre, adequada para observar as estrelas e experimentar uma vista distante do mar. Foram criadas aberturas adicionais no telhado, sudoeste e nordeste do edifício para intensificar a luz natural e a ventilação. A comunicação com o jardim é estabelecida por uma escada de concreto em balanço. No pavimento inferior, as perfurações da laje na circulação interna criam uma atmosfera de caverna na área privativa. Quartos e suíte de hóspedes, assim como os banheiros sugerem a sensação monástica do espaço, graças ao mobiliário simples, feito sob medida. O acesso direto ao jardim a partir destes ambientes é configurado a partir de dois pátios que têm o papel de espaços de contemplação.  

Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de Interiores
© Athina Souli
Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Imagem 33 de 38
Elevação
Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Tijolo
© Athina Souli

Os benefícios ambientais e econômicos locais foram alcançados especificando artesãos e materiais naturais dentro de um raio de 160 km (100 milhas) do canteiro de obras. A pedra recuperada, aplicada nas fachadas e no nível de entrada do espaço interno, foi obtida no depósito próximo e complementada com uma nova pedra de uma pedreira local. As persianas de madeira foram feitas à mão com madeira reciclada e armação de metal preto. A argamassa de cimento em duas tonalidades foi criada no local para cobrir as superfícies do piso, juntamente com os móveis de madeira compensada feitos sob medida. O OSB tratado com óleo branco foi usado para o restante da marcenaria embutida. Todos os elementos ecoam o passado, ao mesmo tempo em que contribuem para a riqueza da materialidade. 

Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Athina Souli
Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Imagem 35 de 38
Corte
Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Athina Souli

É importante ressaltar que os 141 m² da casa foram construídos com os meios restritos, sem comprometer a proposta arquitetônica inicial. Desenvolvida de acordo com padrões contemporâneos sustentáveis e localizada em um ambiente saudável, a casa desempenha um papel importante na situação de pandemia de 2020, proporcionando a seus habitantes tanto, segurança quanto conforto.

Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic - Fotografia de Exterior
© Athina Souli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rural Peloponeso / Architectural Studio Ivana Lukovic" [Peloponnese Rural House / Architectural Studio Ivana Lukovic] 14 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975068/casa-rural-peloponeso-architectural-studio-ivana-lukovic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.