Casa Bosque / Triangular

Casa Bosque / Triangular - Fotografia de Exterior
© Nicolás Sanchez

Casa Bosque / Triangular - Fotografia de ExteriorCasa Bosque / Triangular - Fotografia de ExteriorCasa Bosque / Triangular - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Bosque / Triangular - Fotografia de Exterior, PortaCasa Bosque / Triangular - Mais Imagens+ 16

Cunco, Chile
  • Arquitetos: Triangular
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  225
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nicolás Sanchez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Accoya, Acerline, Arauco, GLASSTECH, Leaf
  • Arquitetos Responsáveis: Tomás Swett Amenábar, Gabriel Díaz Riadi
  • Cliente: San Manuel S.A
  • Engenharia: José Manuel Morales
  • Cidade: Cunco
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Bosque / Triangular - Fotografia de Exterior
© Nicolás Sanchez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no meio de uma floresta de carvalhos e ulmos, com o Lago Colico ao fundo. Com o objetivo de buscar uma intervenção mínima no meio ambiente, o projeto foi implantado sobre uma base que permite o crescimento da flora silvestre.

Casa Bosque / Triangular - Fotografia de Exterior
© Nicolás Sanchez

O projeto parte de um retângulo orientado a nordeste, seccionado e separado para proteger as árvores existentes. Como resultado, são propostas duas barras voltadas para a única clareira do local, que serve tanto como jardim quanto como fonte de radiação solar.

Casa Bosque / Triangular - Fotografia de Exterior
© Nicolás Sanchez
Casa Bosque / Triangular - Imagem 16 de 21
Casa Bosque / Triangular - Fotografia de Exterior, Porta
© Nicolás Sanchez

A distribuição da casa segue dois conceitos. Em primeiro lugar, as "férias em família" e a necessidade de grandes espaços de reunião e locais com total independência uns dos outros. Para conseguir isso, pátios internos são usados ​​para separar os ambientes. O segundo conceito tem a ver com a adaptabilidade dos usos.  Levando em conta a flutuação dos usuários, são definidas quatro áreas: família, pais, filhos e convidados. Todos elas foram distribuídas em dois volumes, conectados por pontes internas envidraçadas que cruzam a floresta. A localização de cada área obedece às vistas do local e às necessidades de insolação conforme os horários de uso. Assim, os dormitórios pegam o sol da manhã e as áreas sociais o sol da tarde.

Casa Bosque / Triangular - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Nicolás Sanchez
Casa Bosque / Triangular - Imagem 17 de 21
Casa Bosque / Triangular - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Nicolás Sanchez

Quanto à materialidade, o ponto de partida do projeto foi a ideia de um tronco queimado, onde a casca protege o interior. Extrapolando esta imagem para a casa, o revestimento metálico protege a madeira acetilada das fachadas intermediárias e o pinho das paredes internas.

Casa Bosque / Triangular - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Nicolás Sanchez

Por fim, construtivamente, a casa é composta por uma base de concreto que absorve a inclinação do terreno, permitindo a passagem da mata e, ao mesmo tempo, isolando os radiadores da umidade do solo. Uma série de painéis e molduras de madeira pré-fabricadas são colocadas sobre esta base para formar a estrutura e a geometria da casa. Os módulos pré fabricados permitiram reduzir o tempo de trabalho apesar da complexidade envolvida na execução das esquadrias irregulares que compõem o volume principal. Bem como das rupturas das coberturas concebidas para permitir a visualização da folhagem das árvores desde o interior e por sua vez permitir a entrada de luz natural em todos os recintos.

Casa Bosque / Triangular - Imagem 13 de 21
Casa Bosque / Triangular - Fotografia de Exterior
© Nicolás Sanchez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Bosque / Triangular" [Casa Bosque / Triangular] 05 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974592/casa-bosque-triangular> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.