Edifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura

Edifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Fotografia de ExteriorEdifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Fotografia de InterioresEdifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Fotografia de ExteriorEdifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Balcarce 54, CHAR Amoblamientos, Chaos Group, HIPERMAT, IVANAR, MARMOLERIA MARRONE, Rhino, Ricci, Trimble
  • Arquitetos Responsáveis: Tomas Balparda, Fernando Brunel
  • Arquiteto Líder: Gerónimo Galli
  • Equipe De Arquitetura: Constanza Galatti, Facundo Valle, Agostina Testa, Franco Mascetti, Antonela Colombo, Florencia Sobrero, Manuel Del Rio, Bruno Degiorgio
  • Cidade: Rosário
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto situa-se no bairro Pichincha, no primeiro anel perimetral adjacente ao centro da cidade de Rosário, Argentina. O bairro tem uma longa história de vida noturna e lazer devido à sua proximidade com a Estação Central Rosário da FFCC. Com o passar dos anos, essas características locais foram diminuindo, dando lugar a um típico bairro de classe média da cidade de Rosário, com casas térreas e pouco trânsito.

Edifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Javier Agustín Rojas

Na última década, devido ao crescimento do setor da construção civil no país, à procura de novas centralidades e à tendência para um modelo baseado no consumo, o bairro passou a ser foco de atração de novos investimentos ligados à e gastronomia e ao mercado imobiliário. A identidade do bairro atualmente apresenta a característica de união entre diferentes atividades, o que resulta em uma grande diversidade social e cultural.

Edifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Imagem 13 de 17
Diagramas

A demanda do cliente era um edifício de apartamentos com térreo e mais quatro andares em um terreno quase quadrado, de esquina e com área de 110 metros quadrados. Dentre os requisitos exigidos, vale destacar o aproveitamento máximo do uso do solo e do gabarito permitido de acordo com o código de urbanização e as normas de construção locais.

Edifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Javier Agustín Rojas
Edifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Imagem 16 de 17
Plantas
Edifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Javier Agustín Rojas

A análise de mercado realizada pelos incorporadores revelou um programa que deveria abrigar seis unidades divididas em três tipologias: loft, um dormitório e dois dormitórios. Resultando, assim, um edifício composto por dois níveis de apartamentos menores e dois níveis de apartamentos maiores. Tendo em vista que as normas de construção locais afetam o primeiro pavimento de maneira diferente dos seus sucessivos, os apartamentos menores mostram algumas variações entre si.

Edifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Imagem 14 de 17
Diagramas

Entendendo a edificação como um abrigo de seis unidades, com variações tipológicas e normas diferentes para cada andar; surge a possibilidade de propor um edifício com seis unidades completamente diferentes entre si. Isso tornaria cada uma das unidades única, valorizando as potencialidades de cada uma e colaborando com a diversidade do contexto que o projeto está inserido.

Edifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Javier Agustín Rojas

Dentre as estratégias adotadas, destaca-se a ruptura com a usual repetição e sobreposição das plantas tipo, típica da maioria das edificações imobiliárias da cidade. Sob essa premissa, foi proposta uma série de arranjos a partir da implantação de unidades duplex para os apartamentos maiores. O caráter único deste sistema é que, para além de alterar a habitual disposição dos quartos no piso superior e área social no piso inferior, permite que as unidades sejam dispostas transversalmente, otimizando o aproveitamento de um terreno de esquina. Essa disposição quebra com as limitações pré-existentes de cada unidade, possibilitando que cada andar se abra para uma orientação e rua diferentes. Consegue-se, assim, uma sensação de amplitude espacial através da incorporação da esquina no desenho das unidades maiores.

Edifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Javier Agustín Rojas

Por fim, a expressão morfológica  se dá por uma diversidade de espaços, cheios e vazios, que respondem à demanda do projeto. A dimensão das aberturas escolhidas para cada tipo de uso e a variação nas suas posições para a rua são um reflexo da  configuração única desta proposta, gerando uma expressão de diversidade exacerbada na sua fachada pela  aparente desordem.

Edifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Javier Agustín Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rosário, Santa Fé, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura" [Edificio Suipacha / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura] 06 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974442/edificio-suipacha-bboa-balparda-brunel-oficina-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.