Capela San Peregrino / Así! Arquitectura

Capela San Peregrino / Así! Arquitectura - Fotografia de ExteriorCapela San Peregrino / Así! Arquitectura - Fotografia de Interiores, TijoloCapela San Peregrino / Así! Arquitectura - Fotografia de InterioresCapela San Peregrino / Así! Arquitectura - Fotografia de InterioresCapela San Peregrino / Así! Arquitectura - Mais Imagens+ 26

Paraná, Argentina
  • Arquitetos: Así! Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias :Ramiro Sosa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACINDAR, ALSAFEX, AutoDesk, CABLES ECOFLEX, DEMARTIN HNOS, GRAPHISOFT, LASER HOUSE, Lumion, VITREX
  • Arquitetos Responsáveis: Adrían Peretti, Sebastián Cagliero, Iván Peker
  • Equipe De Projeto: Adrían Peretti, Sebastián Cagliero, Iván Peker
  • Cálculo Estrutural: Emmanuel Yones
  • Consultoria Técnica: Rubén Grinovero
  • Colaboradores: Walter Minigutti
  • Construtores: Néstor Ruiz Díaz, Daniel Mendieta, Elías Ruiz Díaz, Juan Cruz Morantes, Joel Ignacio López
  • Colaborador: Pablo Bregant
  • Serralheria: Maximiliano Bence
  • Aberturas: Pablo Ramira, Fernando Mengui
  • Design Gráfico: Romina Spiedo
  • Cidade: Paraná
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Capela San Peregrino / Así! Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Ramiro Sosa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um bairro urbano bastante consolidado, em uma rua movimentada ao sul da cidade do Paraná, Argentina. Inicialmente, o local era uma área pouco desenvolvida e despovoada na qual foi erguido um pequeno templo, com telhado de duas águas e torre lateral. Entretanto, com o passar dos anos, a cidade cresceu e o mesmo aconteceu com seu entorno imediato construído. O templo inicial era pequeno demais para a demanda que deveria atender, por isso, um volume maior foi construído ao lado dele. Numa terceira fase, foram construídos um salão paroquial, salas de aula e outras dependências e, face a tal crescimento, o pequeno templo inicial passou a abrigar instalações sanitárias para todo o conjunto, degradando o seu simbolismo e história.

Capela San Peregrino / Así! Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Ramiro Sosa
Capela San Peregrino / Así! Arquitectura - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Ramiro Sosa
Capela San Peregrino / Así! Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Ramiro Sosa

Diante disso, a implantação e forma do Oratório San Peregrino busca reivindicar e reavaliar o simbolismo e o sentido original, posicionado no átrio do primeiro templo. A forma da capela foi criada como um prolongamento do templo original com cobertura dividida em duas partes que procura simbolizar o crescimento e a presença da comunidade religiosa no bairro. A cobertura transforma-se em uma só, de forma a aumentar a escala, dar prioridade ao novo acesso e conferir uma imagem mais contemporânea. É recuperada a torre original (setor onde funcionava recentemente o banheiro para pessoas com diferentes capacidades) e elevada a sua altura, o que procura aludir ao crescimento espiritual da comunidade. No interior do oratório, esta torre abre-se por meio de vergas diagonais aumentando o espaço de utilização e integrando os dois volumes espaciais.

Capela San Peregrino / Así! Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Ramiro Sosa
Capela San Peregrino / Así! Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Ramiro Sosa
Capela San Peregrino / Así! Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Ramiro Sosa
Capela San Peregrino / Así! Arquitectura - Imagem 29 de 31
Planta
Capela San Peregrino / Así! Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Ramiro Sosa

O espaço interior procura ser uma pausa dentro do ritmo convulsivo dos movimentos do entorno e da vida cotidiana, recriando um ambiente de calma e paz. Uma área despojada, onde a luz é a protagonista principal e os presentes encontram reclusão é resolvida com uma concha que envolve totalmente o espaço e deixa apenas uma fenda zenital para a entrada da luz natural, estrategicamente posicionada na cruz simbolizando a iluminação espiritual. A luz solar foi estudada, garantindo que essa entrada de luz estivesse presente na maior quantidade de tempo. Além da luz, a chuva entra também por esta abertura mencionada, como as intempéries que estão sempre presentes no caminho do peregrino agora protegido pelo espaço espiritual do oratório. A materialidade tenta acompanhar esse simbolismo de proteção através de um envoltório rústico de concreto e um piso de pedra que simbolizam um lugar de refúgio para o peregrino. A torre é materializada em branco liso, contrastando com o anterior.

Capela San Peregrino / Así! Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ramiro Sosa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paraná, Entre Ríos, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela San Peregrino / Así! Arquitectura" [Oratorio San Peregrino / Así! Arquitectura] 03 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974328/capela-san-peregrino-asi-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.