Casa Tilt / MUTANT Architecture & Design

Casa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Fotografia de InterioresCasa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraCasa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Mais Imagens+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Banema, Cortizo, Efapel
  • Arquiteto Responsável: Daniel Capela Duarte
  • Equipe De Arquitetura: Mafalda Monteiro, Gaylord Marques, Carla Silva, Andreia Nogueira, Florence Acosta, João Sampaio, Laura Conde
  • Engenharia Estrutural: Michael Andrade
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Foi lançado o desafio para a realização do projeto de uma casa térrea a implantar num terreno morfologicamente regular. A área envolvente encontrava-se, à data da realização do projeto, urbanisticamente estabilizada, caracterizando-se por uma zona essencialmente residencial dotada, nas proximidades, de vários aglomerados constituídos por habitações unifamiliares e alguns edifícios de habitação coletiva.

Casa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Ivo Tavares Studio
Casa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Imagem 23 de 27
Planta - Baixa
Casa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio
Casa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

O facto de o terreno articular duas frentes, para ruas com níveis altimétricos distintos, promoveu a possibilidade de implantar a casa a uma cota intermédia e assim separar estrategicamente o acesso pedonal do acesso automóvel. TILT é o conceito gerador da proposta e caracteriza o movimento de rotação, em 3 eixos, do volume que constitui a área social da casa. Este movimento permitiu encaminhar à entrada na habitação e em simultâneo potenciar o espaço destinado ao logradouro conferindo-lhe privacidade em relação à Avenida Miguel Bombarda, caracterizada por uma maior afluência de trânsito. Este movimento acrescenta ainda uma alteração dinâmica do pé-direito da habitação enaltecendo a zona destinada à sala.

Casa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Fotografia de Exterior
© Ivo Tavares Studio
Casa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivo Tavares Studio

A organização programática foi implantada de acordo com os pontos cardiais, com especial atenção no movimento de rotação solar, tendo sido, a zona destinada aos quartos, implantada a nascente e por sua vez virada para a via de acesso com menos trânsito (Travessa Miguel Bombarda), orientada para o lado mais intimista do jardim. A master suite insere-se na zona mais a sul deste volume e por sua vez relaciona-se com a área da piscina. A cozinha foi implantada no centro da habitação potenciando as diferentes relações com os vários espaços que compõem o programa, a sala configura-se na zona mais central do terreno, beneficiando da luz solar nascente/sul/poente e onde é possível o utilizador ter uma ampla relação visual com a envolvente exterior.

Casa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Fotografia de Exterior
© Ivo Tavares Studio

Com o objetivo de garantir a privacidade e em simultâneo manter a qualidade de luz interior, foram projetados dois pátios, um no escritório e outro no wc da suite.

Casa Tilt / MUTANT Architecture & Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tilt / MUTANT Architecture & Design" 21 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974264/casa-tilt-mutant-architecture-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.