Pequeno Escritório de Arquitetura / studio nada

Pequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Fotografia de ExteriorPequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Fotografia de Interiores, Cozinha, PrateleiraPequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Fotografia de Interiores, CadeiraPequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Fotografia de ExteriorPequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: studio nada
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Todor Todorov
  • Arquitetos: Antonina Tritakova, Georgi Subev
  • Engenharia Civil: Tencho Terziev
  • Cidade: Karpachevo
  • País: Bulgária
Mais informaçõesMenos informações
Pequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Fotografia de Exterior
© Todor Todorov
Pequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Fotografia de Exterior
© Todor Todorov

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado na periferia da aldeia de Karpachevo. Uma velha casa de adobe de dois andares e um celeiro de pedra encontram-se no quintal. É cercada por uma mureta de pedra e segue um leve declive para a direção sudeste. Uma das principais características do terreno são as antigas nogueiras cujas sombras determinaram a posição do estúdio. O início do projeto seguiu a necessidade dos proprietários de ter um espaço artístico pessoal para trabalho e recreação.

Pequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Fotografia de Exterior
© Todor Todorov

A fundação a mostra e os espaços abertos e ensolarados do ateliê oferecem abrigo, conforto e uma atmosfera criativa para seus habitantes. A criação de um espaço simples, distinto e limpo é a própria essência desse projeto. O uso de materiais em sua aparência natural "bruta" é uma adição harmoniosa ao entorno rural. O barro era o principal material de construção das casas da aldeia. Neste contexto, os blocos cerâmicos com que o atelier foi construído funcionam como uma interpretação contemporânea da técnica tradicional de construção do local. Os materiais utilizados: tijolos cerâmicos, madeira, compensado e concreto aparente combinam-se em uma estrutura integrada e clara e harmônica, complementando as características visuais do local.

Pequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Imagem 21 de 22
Axonométrica
Pequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Imagem 19 de 22
Corte

O estúdio proporciona uma forma de vida simples e despretensiosa em harmonia com seu entorno, mas suprindo todas as necessidades do estilo de vida contemporâneo. O edifício é uma parte indissociável do entorno e em constante diálogo com os elementos-chave da paisagem, contribuindo para o carácter único do terreno e sua localização - as muretas de pedras sobrepostas, as velhas nogueiras, as casas de barro. Seguindo os princípios da sustentabilidade, o projeto arquitetônico incorpora vários aspectos principais: telhado verde, aproveitamento de materiais reciclados, luz natural, projeto detalhado da parede e sistemas de cobertura em busca da máxima eficiência energética.

Pequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Porta
© Todor Todorov
Pequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Todor Todorov

As paredes têm camadas triplas, construídas com uma camada de tijolos interna e outra externa e preenchidas com de lã de rocha. Os vidros da fachada sudeste enquadram a vista para as amplas colinas do Planalto Devetaki, otimizando a entrada de luz natural. A luz do sol em combinação com as vistas desobstruídas dissolve os limites entre dentro e fora e torna o interior parte inseparável do espaço exterior. Criando, assim, uma sensação de viver perto da natureza.

Pequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Fotografia de Interiores, Bancada
© Todor Todorov
Pequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Madeira
© Todor Todorov

O edifício é uma ponte metafórica entre a arquitetura tradicional e a contemporânea, consistindo na simbiose de espaços inspirados na arquitetura vernacular e pensados para satisfazer as necessidades da vida contemporânea. Os pequenos espaços para leitura, descanso e contemplação criam uma atmosfera especial e enriquecem o espaço interno. No espírito desta ligação metafórica está a própria construção do edifício. Uma antiga tradição búlgara existia naquela época, em que familiares, vizinhos e amigos participavam do processo de construção. Seguindo esse costume, os dois proprietários construíram o estúdio por conta própria e com a ajuda de parentes mais próximos. Este ato de edificar faz referência ao patrimônio cultural arquitetônico e à cultura da região.

Pequeno Escritório de Arquitetura / studio nada - Fotografia de Exterior
© Todor Todorov

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:5558 Karpachevo, Bulgária

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pequeno Escritório de Arquitetura / studio nada" [Small Architecture Studio / studio nada] 30 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974149/pequeno-escritorio-de-arquitetura-studio-nada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.