Apartamento Equador 804 / DC.AD

Apartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Armário, Cadeira, Cama, DormitórioApartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de Interiores, CadeiraApartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de Interiores, BanheiroApartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de InterioresApartamento Equador 804 / DC.AD - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: DC.AD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  33
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Arquitetura: DC.AD, Duarte Caldas
  • Cliente: Olala Homes
  • Gerente De Projeto: Catarina Mascarenhas
  • Equipe De Projeto: Mariana Marques; Martin Zeliar; Sebastian Sticzay
  • Cidade: Cascais
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento Equador 804 é um projecto de reabilitação situado em Cascais, com cerca de 33m2, com a finalidade de rentabilização através de aluguer de curta duração.

Apartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Armário, Cadeira, Cama, Dormitório
© Francisco Nogueira
Apartamento Equador 804 / DC.AD - Imagem 16 de 16
Corte
Apartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Francisco Nogueira

O programa funcional proposto incluía uma cozinha e um quarto, em tipologia de open-space, uma instalação sanitária e ainda o aproveitamento da varanda exterior como espaço de estar. Tratando-se de uma área relativamente pequena, o primeiro passo da intervenção consistiu na eliminação de todos os elementos e paredes não-estruturais, com excepção daquelas que configuravam a cozinha e a instalação sanitária existente, libertando ao máximo a amplitude do apartamento.

Apartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Francisco Nogueira

O tema principal de projecto consistiu na clara definição das zonas de estar/quarto e das zonas funcionais/ húmidas, que se diferenciam pela aplicação de materialidades distintas e contrastantes. Relativamente à zona de estar/quarto, foi introduzido um novo elemento que, num só gesto, incorpora várias funções e proporciona um sentido de coerência espacial.

Apartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira
Apartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Francisco Nogueira

Esta peça de mobiliário, única e contínua, em madeira, desenvolve-se em L ao longo de duas paredes perimetrais do apartamento e organiza simultaneamente várias valências: na entrada, funciona como uma estrutura de apoio, baixa e longitudinal, que se prolonga e transforma em cama na zona de maior extensão espacial e com vista privilegiada para o exterior; converte-se depois, na parede perpendicular, em espaço de arrumação e secretária de trabalho. A textura das paredes existentes em reboco tirolês foi mantida, tendo sido deixado à vista o betão da viga estrutural. Por oposição a esta primeira área, mais clara e luminosa, as zonas funcionais húmidas da cozinha e instalação sanitária são expressamente escuras e abstractas.

Apartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Fachada
© Francisco Nogueira
Apartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada, Pia
© Francisco Nogueira

Optou-se pela aplicação de uma pastilha cerâmica na cor preta que percorre, tanto pelo interior como pelo exterior, as paredes limítrofes destes espaços. Todas as peças fixas, como equipamentos sanitários e móveis de carpintaria, são também no mesmo tom negro, reforçando a uniformidade e coerência do conjunto. Foi introduzida uma cortina em tecido burel cinza que divide visualmente o espaço e permite um controlo da relação entre as várias funções ao longo do dia.

Apartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Janela, Iluminação
© Francisco Nogueira

O espaço da varanda era previamente marcado pela tom amarelo das paredes exteriores do edifício. Neste sentido, optou-se por utilizar a mesma cor na aplicação do pavimento contínuo em epoxy, tanto neste espaço como nos interiores, potenciando uma coerência visual e uma fluidez da circulação.

Apartamento Equador 804 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Porta, Fachada
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2750 Cascais, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Equador 804 / DC.AD" 27 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974142/apartamento-equador-804-dd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.