Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro

Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Fotografia de Exterior, FachadaZona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Fotografia de Interiores, VigaZona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Fotografia de Interiores, VigaZona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Fotografia de ExteriorZona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Mais Imagens+ 14

Valência, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis: Bernat Ivars, Javier Molinero
  • Cliente: Colegio Santiago Apóstol
  • Cidade: Valência
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Fotografia de Exterior
© Milena Villalba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Se lhe perguntassem como seria uma sala de aula ideal, o que você responderia? Para nós, isso é claro. Deveria ter espaços externos, ser versátil, inclusiva, respeitadora do meio ambiente e, acima de tudo, divertida! Com estas premissas projetamos um pátio provisório, que os alunos da escola chamaram de Zona Santiago. Os alunos também colaboraram na concepção e desenho desse espaço. Um pátio desenhado para nunca parar! Um pátio para todos. Ao lado do Colégio Santiago Apóstol del Cabanyal existia um local anteriormente ocupado por um estacionamento improvisado. Como a escola não possuía pátio próprio para a realização de atividades ao ar livre, com exceção de um pequeno terraço, a Câmara Municipal de Valência cedeu provisoriamente esse terreno à escola. Como este lugar poderia ser transformado para se tornar um verdadeiro espaço de aprendizagem ao ar livre?

Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Fotografia de Exterior, Fachada
© Milena Villalba
Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Fotografia de Exterior
© Milena Villalba

Após uma consulta aos usuários da escola, conduzida por Fent Estudi e Nautae, várias conclusões interessantes foram obtidas. Deveria ser um pátio inclusivo e  completamente aberto, até para a vizinhança! Também deveria permitir que o espaço fosse utilizado durante todo o ano e despertasse nas pessoas o desejo de realizar todos os tipos de atividades. Também seria desejável que processo de projeto e construção fosse aberto e, quando possível, colaborativo. O trabalho de pessoas com transtornos de saúde mental contribuiu para o processo construtivo enriquecendo a experiência de todos os participantes.

Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Fotografia de Interiores, Viga
© Milena Villalba
Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Imagem 19 de 19
Croquis
Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba
Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Fotografia de Interiores, Viga
© Milena Villalba

Por outro lado, as diretrizes adotadas pela equipe de projeto e seu modo de produção e construção estavam perfeitamente alinhados com os desejos da comunidade em complementá-las. São eles: Reaproveitamento radical, vegetação máxima, materialização com materiais que reduzem nossa pegada no planeta e acima de tudo, diversão no processo e no resultado! Com condições orçamentárias e prazos limitados, decidiu-se dividir o espaço disponível em quatro áreas, uma sala de aula ao ar livre, um pequeno bosque “marinho”, alguns pomares e quadra poliesportiva. A disposição dos elementos foi pensada para oferecer a máxima variedade de espaços dada a área de superfície limitada.

Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Fotografia de Interiores, Viga
© Milena Villalba

A sala de aula feita em madeira articula o espaço e também é um local para jogos quando não é usada como sala de aula. O desenho da estrutura externa das salas de aula na Zona de Santiago foi feito para aproveitar o material ao máximo e a forma circular do conjunto nos ajudou a posicioná-lo de forma que fosse interessante de qualquer ponto de vista. A pele do "OVNI" (como se chama na escola) é feita de madeira de álamo e abeto e reduzem o ganho de calor por radiação solar. No futuro, será preenchida por trepadeiras. Nos poucos meses de funcionamento, o espaço já serviu de sala de aula, espaço para assembleias, teatro, espaço de descanso, concertos ...

Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Imagem 17 de 19
Croquis

A bosque transforma bóias abandonadas doadas pela Marina de Valência em vasos gigantes nos quais árvores foram plantadas já que a permissão para escavar o solo não foi concedida. Aproveitamos a situação para que os alunos da escola participassem do processo de projeto desde a realização das maquetes até a pintura final. Alguns canteiros para o cultivo de hortaliças e uma série de bancadas recuperadas completam a instalação para que este terreno se transforme em um novo espaço acolhedor e ativo no bairro Cabanyal de Valência.

Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro - Fotografia de Interiores, Fachada
© Milena Villalba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cabañal-Cañamelar, Valência, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro" [Zona Santiago / Bernat Ivars + Mixuro] 27 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974109/zona-santiago-bernat-ivars-plus-mixuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.