Casa em Chancelaria / co.rp arquitectos

Casa em Chancelaria / co.rp arquitectos - Fotografia de InterioresCasa em Chancelaria / co.rp arquitectos - Fotografia de InterioresCasa em Chancelaria / co.rp arquitectos - Fotografia de InterioresCasa em Chancelaria / co.rp arquitectos - Fotografia de InterioresCasa em Chancelaria / co.rp arquitectos - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: co.rp arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Estilos Rústicos, HJ Mobiliário, MACIÇA, Sanitana
  • Architecture: CO.RP Arquitetos
  • Cidade: Chancelaria
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Chancelaria / co.rp arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Mesa, Cadeira, Dormitório, Janela
© Guilherme Blasco Augusto

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa surge no coração da aldeia de chancelaria - outrora um epicentro de azáfama diária, é agora atordoada pelo silêncio das terras do Alentejo e a inquietação das andorinhas que se alojam na igreja. Os tempos mudam mas a memória permanece nas características intrínsecas daquela vida humilde. 

Casa em Chancelaria / co.rp arquitectos - Fotografia de Interiores
© Guilherme Blasco Augusto
Casa em Chancelaria / co.rp arquitectos - Imagem 19 de 22
Isometrica
Casa em Chancelaria / co.rp arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Guilherme Blasco Augusto

O projeto nasce da intenção de reparar e consolidar as sobreposições e os fragmentos que foram surgindo na vida desta casa. Trata-se, portanto, da união de uma edificação tão antiga como a aldeia e um segundo volume construído na década de 50. Afastados um do outro para que as pessoas pudessem passar e se juntar no vazio resultante.

Casa em Chancelaria / co.rp arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Janela
© Guilherme Blasco Augusto
Casa em Chancelaria / co.rp arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Guilherme Blasco Augusto

O espaço onde outrora ecoavam as vozes da gente da terra, é agora não mais que um vazio ensurdecedor entre dois volumes que se pretende colmatado de forma a garantir as condições de conforto e de vivência para a família que agora habita a casa. E é mesmo esse vazio que se torna no coração da casa, com o papel de conectar a zona social e privada da mesma e colmatar a diferença de cotas. O espaço pretende-se consolidado e desenvolve-se em torno do pátio criado que serve de rótula entre espaços e é instrumento de incidência solar em todos eles. Trata-se assim do elemento múltiplo do projeto. No sentido em que, com a criação do mesmo permite responder a diversas questões necessárias à qualidade dos espaços circundantes – uma única intenção. É por isso o catalisador da intervenção e um agregador atmosférico de todos os espaços.

Casa em Chancelaria / co.rp arquitectos - Imagem 17 de 22
Concepto

O chão, tecido que une os fragmentos, é de tijoleira, como se da antiga terra destes campos se tratasse. Os materiais são humildes como é a vida no campo. E juntos criam a harmonia e a síntese de viver o Alentejo.

Casa em Chancelaria / co.rp arquitectos - Fotografia de Interiores
© Guilherme Blasco Augusto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Chancelaria / co.rp arquitectos" 25 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974064/casa-em-chancelaria-cp-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.